Quebra-molas só serve para acidentar e dar prejuízo no Brasil
Sem respeitar medidas e especificações, lombadas e quebra-molas são instalados de forma irregular provocando acidentes e causando prejuízos
Sem respeitar medidas e especificações, lombadas e quebra-molas são instalados de forma irregular provocando acidentes e causando prejuízos
Há dois anos atrás, uma notícia estarrecedora vinda de Uberaba, Minas Gerais. Um motociclista perdeu o controle da sua moto ao passar por uma dessas famigeradas lombadas, esses quebra molas, chamados oficialmente de Ondulação transversal.
Ele perdeu o controle, bateu numa árvore e morreu. Não tive notícias sequer da família processando a prefeitura. Não tive notícias do Ministério Público arguindo a prefeitura de Uberaba.
VEJA TAMBÉM:
Afinal, esse quebra mola, essa ondulação transversal, está dentro dos parâmetros determinados pelo Contran? Porque tem medida, tem altura, tem largura e quase nenhum que eu conheça no Brasil respeita isso. São todos ilegais.
Quem coloca esses quebra molas, essas lombadas nas ruas, nas estradas, estão agindo ilegalmente porque nenhum respeita o que determina a lei, que é a altura máxima, largura mínima, sinalização, x metros antes.
Pinturas transversais em amarelo para chamar a atenção. O Ministério Público Federal já foi atrás? Já perguntou se essa lombada respeita a lei? O CREA, Conselho dos Engenheiros, já foi descobrir, verificar qual foi o engenheiro da prefeitura ou da concessionária, da prefeitura ou da empreiteira, que constrói essas verdadeiras aberrações, para saber se estão cumprindo a lei? Afinal, é terra de ninguém mesmo esse nosso país?
Você já teve seu carro provavelmente esbarrado embaixo de alguma delas, que já te causou um prejuízo, provavelmente. Eu já tive. Eu já estou pensando como e quem processar, pra que essas ilegalidades não continuem impunes pelo país.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Nenhum deles é feito de acordo com a resolução 600/2016 do CONTRAN. Aqui em Brasília mesmo não são feitos conforme a resolução.
Se a velocidade da via é 40km/h a lombada deveria permitir sua transposição nessa velocidade. Tentem fazer isso…acidente na certa.
Pra piorar o absurdo, a sinalização de aviso fica sempre afixada no poste. E como o motorista deve dirigir olhando pra rua, e não pro poste, a m… acaba sendo inevitável de acontecer.
No Brasil só trator mesmo. Uma das características que dou atenção é a altura mínima do solo.