Ram 1500 Limited estreia por R$ 530 mil
Nova integrante do portfólio da marca norte-americana, picape estreia com V8 de 400 cv para ser a rival direta da Ford F-150
Nova integrante do portfólio da marca norte-americana, picape estreia com V8 de 400 cv para ser a rival direta da Ford F-150
A Ram sentiu o golpe. A chegada da Ford F-150 acendeu a luz amarela nos corredores da Stellantis, que respondeu com a novíssima 1500 Limited. A nova picape chega para concorrer com a líder mundial que estrou por aqui em fevereiro.
Com visual sofisticado, apliques cromados e um pacote farto de conteúdos, a Ram 1500 Limited estreia por R$ 529.990. Trata-se do mesmo preço da 3500 Limited Longhorn. Mas esse valor é promocional de lançamento.
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Durante a apresentação um dos executivos tropeçou e soltou que ela encarecerá R$ 40 mil. A picape também será oferecida na versão Night Edition, que acresce mais R$ 10 mil.
Essa versão diferencia pelo visual mais esportivo. Ela remove os cromados dos para-choques, retrovisores e frisos, por peças em preto e na cor da carroceria.
A 1500 Limited tem estilo moderno, faróis mais afilados que as demais picapes da gama. As rodas aro 22, calçadas em pneus de medida 285/45 R22 parecem ser menores devido ao porte dessa gigante de 5,92 m de comprimento e 1,97 m de altura.
Ela também conta com os porta-objetos laterais (Ram Box) na caçamba. Cada um desses compartimentos, com tranca elétrica, permite levar 107 litros de volume.
Na traseira, a caçamba conta tampa com dois modos de abertura, como na Rebel. É possível descê-la verticalmente ou abri-la em dois módulos de forma horizontal, como na Fiat Toro. Ela ainda conta com degrau retrátil para facilitar o acesso ao bagageiro.
Por dentro a Ram 1500 Limited é uma verdadeira sala de estar. Com espaço amplo e generosos bancos revestidos em couro, essa picape leva cinco ocupantes com muita folga.
Entre os itens de comodidade estão os estribos elétricos, que se abrem para embarque e desembarque e bancos traseiros reclináveis. Tudo isso torna o acesso e acomodação mais prática e confortável.
Entre os itens de série, a Ram Limited oferece:
A Ram 1500 Limited tem o mesmo porte de sua irmã esportiva, a Rebel. Ela também compartilha o mesmo motor V8 Hemi 5.7 de 400 cv e 56,7 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão de oito marchas e tração 4×4.
Esse V8 é um velho conhecido da família Chrysler e já equipou modelos como 300C, assim como os Dodge Charger e Challenger. O motor permite que a picape acelere de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e atinja a velocidade máxima de 174 km/h, com limitação eletrônica.
E seria um absurdo ir além disso, pois mesmo que seus freios as disco nas quadro rodas com unidades ventiladas de 378 mm (frente) e discos sólidos de 375 mm (atrás), “ancorar” esse paquiderme de 2,5 toneladas não é rápido e exige bom espaço para imobilizar a gigante.
Não é preciso ser um matemático para saber que um carro desse peso e com esse motor não é o campeão de eficiência. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 5,5 km/l | 7,2 km/l |
Se powertrain não muda em relação a Rebel, a suspensão é um caso a parte. A 1500 Limited utiliza braços triangulares sobrepostos no eixo dianteiro e eixo rígido five link.
No lugar das molas, a Limited utiliza bolsas a ar, com um cilindro para cada eixo. O sistema pneumático garante mais conforto ao rodar e menos transferência de irregularidades para a cabine.
A suspensão também oferece cortejos como redução da altura quando se desliga a picape, para facilitar o acesso. Em velocidades elevadas, ela também reduz altura para obter melhor estabilidade. Segundo a Ram, o conjunto tem cinco níveis de altura, de acordo com a aplicação.
Fotos: Ram | Divulgação
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Parabéns pela excelente reportagem, ótimo nível técnico e muito informativo. A parte sobre a suspensão foi a cereja do bolo.
Vai vender um traço!
Praticamente um caminhão!
Único defeito é eu não ter grana para bancar está maravilha. De longe a melhor disponível em terra brasilis, salvo f150.