Picape Ram 3500 tem 5 pontos em comum com caminhões; veja quais são
A nova Ram 3500 chama atenção pela capacidade de reboque e pela necessidade de ter habilitação de caminhão, mas as semelhanças não param por aí
A nova Ram 3500 chama atenção pela capacidade de reboque e pela necessidade de ter habilitação de caminhão, mas as semelhanças não param por aí
Quando se fala em Ram no Brasil, uma das primeiras associações que vem a mente é que para dirigir a 2500 – e a nova 3500 – é necessário ter uma carteira de habilitação categoria C -a mesma exigidas para caminhões. Mas elas têm ainda mais semelhanças com os pesados.
A nova Ram 3500 traz ainda mais capacidade de carga e de reboque. Nos EUA esse modelo é também vendido em versões cabine-chassi para uso comercial, podendo ser usado literalmente como um caminhão. Veja a seguir os motivos que fazem da nova topo de linha da Ram ser parecida com um caminhão.
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A Cummins é uma tradicional fornecedora de motores para uso pesado. Caminhões, tratores e até navios usam seus propulsores. Na Ram 3500 é usado o ISB 6.7, mesmo motor que foi usado no Brasil pelo Ford Cargo Power 2431.
No caminhão existe um acerto mais conservador, devido a aplicação do motor exclusivamente para o trabalho. São 310 cv e 112 kgfm, contra 377 cv e 117,2 kgfm da picape. O câmbio automático da Ram é uma caixa Aisin AS69RC HD para uso específico em caminhões também.
Motores do ciclo Otto podem fazer o freio motor através do fechamento da borboleta de admissão, que corta a entrada de ar e o motor “segura” o carro em descidas. Motores diesel não possuem essa borboleta, mas em caminhões toda ajuda para reduzir a velocidade é bem-vinda.
Por isso, os pesados possuem sistemas específicos de freio motor que podem ser acionados de forma independente. A Ram 3500 traz um por contrapressão no escape igual o de caminhões. O motorista pode acioná-lo com um botão no painel para ajudar a segurar a picape enquanto reboca.
A Ram 3500 possui peso bruto total de 5.352 kg, similar aos 5.300 kg do caminhão leve Iveco Daily 55-170. Como a picape vazia já é pesada, sua capacidade de carga é de 1.752 kg, baixa perto dos 3.085 kg do Daily.
O trunfo da Ram fica na capacidade de tração de 9.021 kg, 1,021 kg a mais que a do Daily 55-170. Para superar essa capacidade de tração é preciso buscar um caminhão maior, como o Iveco Tector 9-190 que pode puxar até 11 toneladas.
A legislação dos EUA obriga que veículos acima de certa largura tenha pelo menos três luzes âmbar entre os faróis para sinalizar o seu tamanho. A Ram 3500 com rodado simples vendida aqui não ultrapassa essa largura, mas o fabricante oferece as luzes no teto para quem acha bonito.
Elas vem de série no modelo vendido no Brasil para ajudar a diferenciar a Ram 3500 da 2500. Elas trazem um visual de caminhão norte-americano para a picape.
A segunda geração da Ram, na época ainda vendida pela Dodge, foi um marco para o estilo das picapes norte-americanas. O visual quadradão simples dessas picapes era bastante utilitário a havia pouco apelo visual, sem contar que repetia uma fórmula antiga.
Bob Lutz, gerente global de projetos d Chrysler na época, convenceu os executivos a aprovar um desenho ousado para a nova geração da Ram que seria lançado em 1993. A inspiração eram os caminhões, com para-lamas mais destacados, uma grade grande em destaque
Esse visual inspirado salvou as venda da Dodge Ram, que se tornou um sucesso. O estilo continua nos modelos atuais, com a enorme grade cromada que cria um ressalto no capô.
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Essa 3500 não rola para São Paulo devido as restrições fica complicado, uma pena pois custa quase que uma 1500 e é bem mais legal
Esta para ser aprovado a categoria B agora vai poder dirigir até 9.000 kg, ou seja até esse monstro vai poder andar mesmo na categoria B.
Não não está para ser aprovado já é a aprovado na categoria para motorhome somente até 6k na Cart B, para dirigir esse monstro não é a cara C como a matéria diz aí tem que ser categoria E que permitir levar mais de 6k na cat C o máximo é 6 , ela pesa 5.352k deixando uma margem somente de menos de 700 kg pra levar na C, ou seja a categoria correta pra ela pra quem quer carregar peso é a categoria E
Ouvi dizer assim como deve passar a Cnh b para 3700 kl
Atenção, donos de RAM 3500! Não esqueçam de colocar o CALÇO na caminhonete quando estacionarem em rua inclinada…
Art. 181
Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
Estacionar o veículo:
(…)
XVI – em aclive ou declive, não estando devidamente freado e sem calço de segurança, quando se tratar de veículo com peso bruto total superior a três mil e quinhentos quilogramas:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;
Com certeza o Boris tem um carro francês….?????
Acho que a matéria, assim como outros também não o fazem,mas aqui o tema é relacionar o Ram 3500 com caminhões, deveria abordar todas as restrições que o motorista terá ao adquirir esse grandalhão e não somente se limitar a questão da habilitação tipo C ou maior! E a questão de rodízios, rodar com velocidades reduzidas em rodovias, obrigatoriamente rodagem nas faixas de veículos lentos, etc., como é a vida do condutor nesse sentido se ele não é rural e não usa na fazenda essa pick-up, imagino que muitos interessados são da cidade e querem ter uma pick-up super luxo mas não pensam nas demais restrições. Não vejo ninguém tratar disso! Até para abastecer não é simples em qualquer posto, tem postos que a saída das bombas são mini. Como fica isso tudo?
Há um erro.O câmbio da 3500 que acaba de chegar não é o AISIN, e sim o Chrysler 68RFE. O Cummins 6.7 L HIGH OUTPUT é que conta com a caixa da AISIN.