Picape Ram 3500 tem 5 pontos em comum com caminhões; veja quais são

A nova Ram 3500 chama atenção pela capacidade de reboque e pela necessidade de ter habilitação de caminhão, mas as semelhanças não param por aí

ram 3500 008
Não é apenas a CNH de caminhão, a Ram 3500 tem muito em comum com os pesados (Foto: Ram | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/03/2022 às 09h03

Quando se fala em Ram no Brasil, uma das primeiras associações que vem a mente é que para dirigir a 2500 – e a nova 3500 – é necessário ter uma carteira de habilitação categoria C -a mesma exigidas para caminhões. Mas elas têm ainda mais semelhanças com os pesados.

A nova Ram 3500 traz ainda mais capacidade de carga e de reboque. Nos EUA esse modelo é também vendido em versões cabine-chassi para uso comercial, podendo ser usado literalmente como um caminhão. Veja a seguir os motivos que fazem da nova topo de linha da Ram ser parecida com um caminhão.

VEJA TAMBÉM:

1. Motor Cummins ISB

A Cummins é uma tradicional fornecedora de motores para uso pesado. Caminhões, tratores e até navios usam seus propulsores. Na Ram 3500 é usado o ISB 6.7, mesmo motor que foi usado no Brasil pelo Ford Cargo Power 2431.

No caminhão existe um acerto mais conservador, devido a aplicação do motor exclusivamente para o trabalho. São 310 cv e 112 kgfm, contra 377 cv e 117,2 kgfm da picape. O câmbio automático da Ram é uma caixa Aisin AS69RC HD para uso específico em caminhões também.

2. Freio motor por contrapressão no escape

botao freio motor ram 3500
Esse botão com uma “fumacinha” aciona o freio motor (Foto: YouTube | Reprodução)

Motores do ciclo Otto podem fazer o freio motor através do fechamento da borboleta de admissão, que corta a entrada de ar e o motor “segura” o carro em descidas. Motores diesel não possuem essa borboleta, mas em caminhões toda ajuda para reduzir a velocidade é bem-vinda.

Por isso, os pesados possuem sistemas específicos de freio motor que podem ser acionados de forma independente. A Ram 3500 traz um por contrapressão no escape igual o de caminhões. O motorista pode acioná-lo com um botão no painel para ajudar a segurar a picape enquanto reboca.

3. Capacidade de carga e tração

ram 3500 rebocando trailer
A Ram 3500 pode puxar até 9 toneladas (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

A Ram 3500 possui peso bruto total de 5.352 kg, similar aos 5.300 kg do caminhão leve Iveco Daily 55-170. Como a picape vazia já é pesada, sua capacidade de carga é de 1.752 kg, baixa perto dos 3.085 kg do Daily.

O trunfo da Ram fica na capacidade de tração de 9.021 kg, 1,021 kg a mais que a do Daily 55-170. Para superar essa capacidade de tração é preciso buscar um caminhão maior, como o Iveco Tector 9-190 que pode puxar até 11 toneladas.

4. Luzes no teto

ram 3500 0195
Essas luzes no teto são obrigatórias para caminhões nos EUA, a Ram adotou por estilo (Foto: Ram | Divulgação)

A legislação dos EUA obriga que veículos acima de certa largura tenha pelo menos três luzes âmbar entre os faróis para sinalizar o seu tamanho. A Ram 3500 com rodado simples vendida aqui não ultrapassa essa largura, mas o fabricante oferece as luzes no teto para quem acha bonito.

Elas vem de série no modelo vendido no Brasil para ajudar a diferenciar a Ram 3500 da 2500. Elas trazem um visual de caminhão norte-americano para a picape.

5. Visual inspirado em caminhões

A segunda geração da Ram, na época ainda vendida pela Dodge, foi um marco para o estilo das picapes norte-americanas. O visual quadradão simples dessas picapes era bastante utilitário a havia pouco apelo visual, sem contar que repetia uma fórmula antiga.

Bob Lutz, gerente global de projetos d Chrysler na época, convenceu os executivos a aprovar um desenho ousado para a nova geração da Ram que seria lançado em 1993. A inspiração eram os caminhões, com para-lamas mais destacados, uma grade grande em destaque

Esse visual inspirado salvou as venda da Dodge Ram, que se tornou um sucesso. O estilo continua nos modelos atuais, com a enorme grade cromada que cria um ressalto no capô.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ivan 11 de maio de 2023

Essa 3500 não rola para São Paulo devido as restrições fica complicado, uma pena pois custa quase que uma 1500 e é bem mais legal

Avatar
Afonso 5 de agosto de 2022

Esta para ser aprovado a categoria B agora vai poder dirigir até 9.000 kg, ou seja até esse monstro vai poder andar mesmo na categoria B.

Avatar
Bruno Campell 20 de agosto de 2022

Não não está para ser aprovado já é a aprovado na categoria para motorhome somente até 6k na Cart B, para dirigir esse monstro não é a cara C como a matéria diz aí tem que ser categoria E que permitir levar mais de 6k na cat C o máximo é 6 , ela pesa 5.352k deixando uma margem somente de menos de 700 kg pra levar na C, ou seja a categoria correta pra ela pra quem quer carregar peso é a categoria E

Avatar
Marcos Antonio Beneteli 2 de julho de 2024

Ouvi dizer assim como deve passar a Cnh b para 3700 kl

Avatar
Jovi 27 de julho de 2022

Atenção, donos de RAM 3500! Não esqueçam de colocar o CALÇO na caminhonete quando estacionarem em rua inclinada…

Art. 181

Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES

Estacionar o veículo:

(…)

XVI – em aclive ou declive, não estando devidamente freado e sem calço de segurança, quando se tratar de veículo com peso bruto total superior a três mil e quinhentos quilogramas:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;

Avatar
Renê 2 de abril de 2022

Com certeza o Boris tem um carro francês….?????

Avatar
Thomas Valentin 27 de março de 2022

Acho que a matéria, assim como outros também não o fazem,mas aqui o tema é relacionar o Ram 3500 com caminhões, deveria abordar todas as restrições que o motorista terá ao adquirir esse grandalhão e não somente se limitar a questão da habilitação tipo C ou maior! E a questão de rodízios, rodar com velocidades reduzidas em rodovias, obrigatoriamente rodagem nas faixas de veículos lentos, etc., como é a vida do condutor nesse sentido se ele não é rural e não usa na fazenda essa pick-up, imagino que muitos interessados são da cidade e querem ter uma pick-up super luxo mas não pensam nas demais restrições. Não vejo ninguém tratar disso! Até para abastecer não é simples em qualquer posto, tem postos que a saída das bombas são mini. Como fica isso tudo?

Avatar
Alex Muniz 26 de março de 2022

Há um erro.O câmbio da 3500 que acaba de chegar não é o AISIN, e sim o Chrysler 68RFE. O Cummins 6.7 L HIGH OUTPUT é que conta com a caixa da AISIN.

Avatar
Deixe um comentário