5 vezes que a Ram vendeu carros de outras marcas

A marca de picapes da Stellantis tem imagem mais generalista fora do Brasil e vende todo tipo de utilitário, incluindo alguns importados do Brasil

ram 700 longhorn crew cab frente
A Rampage não foi o primeiro produto nacional da marca pois Betim (MG) já fazia a 700 para exportação (Fotos: Ram | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/08/2025 às 09h00

O nome Ram começou a ser usado pela Dodge em 1980 para designar sua linha de caminhonetes grandes. Em 2010 essa linha foi separada em uma marca, que englobaria todos os veículos comerciais do grupo Chrysler.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Com isso, todas as vans e caminhonetes vendidas na América do Norte pelo grupo Chrysler passou a trazer o carneiro na grade. Quando ela passou para o controle da Fiat, isso gerou a oportunidade de expandir a linha.

VEJA TAMBÉM:

Para os brasileiros isso é estranho, pois aqui a Ram focou em trazer apenas as versões de luxo de suas caminhonetes. A falta de modelos simples permitiu que ela se posicionasse como marca premium.

A nova Dakota, que é derivada da Fiat Titano, será lançada no Brasil apenas em versões mais luxuosas. Enquanto no México existe uma versão Ram dessa picape em configurações simples e outro nome.

Mas na América do Norte e até mesmo no Oriente Médio existem modelos da Ram derivados de outras marcas e focados no uso comercial. Listamos aqui cinco casos bem curiosos.

1. Ram 700

ram 700 branco frente
A Strada ela vendida pela Fiat no México em volume baixíssimo, foi só mudar o nome que virou um sucesso

A marca Ram possui uma imagem melhor no México que a Fiat. Seu caminhão 4000, por exemplo, está entre os mais populares do país.

Por isso, a Fiat Strada é vendida por lá como Ram 700 desde 2014. Outros países latino-americanos também recebem a picapinha produzida em Betim (MG) com o carneiro na grade.

Uma prova de como essa escolha foi acertada está no volume de vendas. Até 2014, como Fiat, ela sempre esteve abaixo de 1.000 unidades anuais. Desde que mudou de marca nunca ficou abaixo de 8 mil unidades, caiu apenas em 2021 por causa da pandemia.

Na geração atual o nome Ram vem por extenso na grade e as versões usam nomes como SLT, Big Horn e Longhorn. A 700 possui no México a mesma boa fama que tem no Brasil.

2. Ram Promaster Rapid

ram promaster V700 rapid 2022
Sim, o nome, as calotas e os borrachões da Peugeot Partner Rapid vieram desse modelo de exportação

O ano de 2014 foi marcado pelo início da era Fiat na Ram mexicana. Junto da 700 foi lançado o Promaster Rapid, o nosso Fiorino em padrão de exportaçao.

Além do emblema na grade, mudaram os borrachões laterais e colocaram uma peça plástica com o carneiro na tampa traseira. O motivo foi tampar a estamparia com a logo da Fiat na tampa. E, diferentemente do Fiorino, o Promaster Rapid vinha com calotas.

Alguns desses componentes foram reaproveitados no Brasil quando a Stellantis lançou o Peugeot Partner Rapid. O nome foi escolhido para reaproveitar os borrachões e também colocaram as calotas para diferenciar mais um pouco.

3. Ram 1000

ram 1000 big horn frente
Antes da Rampage ser lançada, alguns países vizinhos onde a Fiat não faz sucesso receberam a Toro com a marca do carneiro

Quando falamos em Fiat Toro da Ram logo vem a mente a Rampage, certo? Mas para os colombianos, panamenhos, peruanos e chilenos é a própria Toro mesmo, com o nome 1000.

Isso foi feito antes do lançamento da Rampage, mas a Ram 1000 é vendida em mercados onde a marca Fiat não é forte. Assim como na Strada, o último face-lift deixou o modelo mais alinhado com os da matriz.

Hoje esses mercados recebem a Rampage mesmo, o modelo 1000 foi aposentado. A Toro só é exportada com a logo da Fiat.

4. Ram 1200

ram 1200 st single cab
A Fiat fez uma parceria com a Mitsubishi para vender a L200 e acabou mudando a logo no Oriente Médio para emplacar melhor

Um dos nomes cotados para a nova Ram Dakota era 1200 pois ele é usado pela Titano vendida no México. Mas o modelo chinês não foi o único com esse nome.

Aqui a história é mais complicada e nasceu no Japão. A Fiat fez uma parceria com a Mitsubishi em 2015 para poder vender a L200 Triton como Fullback na Europa e no Oriente Médio.

Nesses locais o foco era em versões mais simples para o trabalho, picapes médias não são vistas como carro de luxo por eles. O Oriente Médio nunca foi o forte da Fiat, por isso passaram a vender a Fullback como Ram 1200 por lá a partir de 2017.

A única mudança era nas logos, a grade da Fullback era diferente da usada pela L200 Triton e havia um espaço circular para o emblema. Essa parceria foi encerrada em 2019 e a Stellantis vende a Peugeot Landtrek nesses mercados.

5. Ram C/V Tradesman

ram c v tradesman branca frente
A tradicional minivan familiar virou furgão e acabou se mostrando mais capaz que o esperado

A Ram já teve um carro de passeio, ou algo muito próximo disso. Junto da criação da marca foi lançada a C/V Tradesman, uma versão de carga da tradicional minivan Dodge Caravan.

A fórmula é bem similar a adotada pelo Fiat Uno Furgão: removeram os bancos traseiros, trocaram os vidros por chapas metálicas e o compartimento de carga ganhou um acabamento robusto.

Como a minivan em sua forma familiar já tinha boas capacidades, a versão de carga rivalizava com muitas vans desenvolvidas já para o trabalho. O baú de carga leva 4.090 litros e 820 kg, capacidade maior que muitas versões da Ram 1500. Ela também pode rebocar até 1.600 kg.

Sob o capô estava o V6 3.6 Pentastar, de 285, atrelado a caixa automática de seis marchas. Em 2015 ela deu lugar a Promaster City, que era o Fiat Doblo de segunda geração com a logo do carneiro e maior volume de carga.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário