A Ram Dakota acabou de ser apresentada. A picape média compartilha projeto com as primas Peugeot Landtrek e Fiat Titano, que também são vendidas na América Latina. No entanto, todas elas são derivadas da chinesa Changan Hunter.
Por hora, a Dakota ainda não teve dados técnicos, motorização e conteúdos revelados. No entanto, mais que certo que a picape será equipada com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, assim com Titano, Toro e Rampage, mas também pode receber o furioso bloco Hurricane 4 2.0 turbo de 272 cv.
Nova Dakota terá visual diferenciado das primas Titano e Landtrek (Foto: Ram/Divulgação)
Os conteúdos também estão guardados a sete chaves no cofre da Stellantis. Mas é possível que ela recebe um interior mais refinado, tal qual a “matriz” da Changan. A Hunter passou por um banho de loja, com interior modernizado. É esperado que a Dakota receba o mesmo painel e equipamentos.
Rivais da Ram Dakota
Mas enquanto a Ram Dakota não chega ao mercado, vamos conferir quais são as rivais dela no mercado brasileiro. O segmento de picapes médias é bastante competitivo e tem como grande protagonista a Toyota Hilux. Confira!
Chevrolet S10 (linha 2025/2026)
Chevrolet S10 passou por banho de loja em 2024, com visual renovado e mais potência (Foto: GM| Divulgação)
Motor: 2.8 turbodiesel Duramax (207 cv/52 kgfm).
Transmissão: manual de 6 marchas (versão de entrada) e automática de 8 marchas.
Tração: 4×2 e 4×4.
Capacidade de carga: 1 tonelada; volume da caçamba (1.061 L).
Versões: WT (MT/AT), LTZ, Z71, High Country.
Ponto forte: Produção nacional.
Fiat Titano (estreia em 2024)
Prima de primeiro grau da Dakota, Titano se apoia no lastro da Fiat no varejo de picapes (Foto: Fiat | Divulgação)
Motor: 2.2 Multijet turbodiesel (até 200 cv).
Transmissão: manual e automática de 8 marchas (conforme versão).
Tração: 4×2 e 4×4.
Capacidade de carga: até 1.200 kg; volume de caçamba (1.314 L).
Transmissão: manual de 6 marchas (versões de trabalho) e automática de 10 marchas.
Tração: 4×2 e 4×4 (com modos automáticos nas versões superiores).
Capacidade de carga: varia por versão/carroceria (consultar ficha técnica oficial).
Versões: XL, XLS, XLT, Limited (2.0), Platinum (V6) e Raptor (V6 de alta performance).
Ponto forte: A picape mais moderna no mercado.
Mitsubishi (duas linhas vendidas em paralelo)
Nova geração da L200 chegou importada e assumiu o topo da gama (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
Nova Triton (nova geração):
Motor/Transmissão/Tração: 2.4 turbodiesel, AT e 4×4.
Versões (exemplos de catálogo): GLS, HPE, HPE-S, Katana.
Ponto forte: Projeto moderno.
Geração passada da L200, feita em Catalão (GO), segue em linha na base do mercado (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
L200 Triton Sport (geração anterior, ainda ofertada):
Motor/Transmissão/Tração: 2.4 turbodiesel com MT/AT e 4×4 (conforme versão).
Versões (exemplos): GLX, HPE, HPE-S.
Ponto forte: Robustez.
Nissan Frontier (reestilizada)
Nissan Frontier é produzida na Argentina, assim como a nova Dakota e vendeu pouco mais de 4 mil unidades de janeiro a julho (Foto: Nissan | Divulgação)
Motor: 2.3 biturbodiesel (190 cv/45,9 kgfm).
Transmissão: manual de 6 marchas e automática de 7 marchas.
Tração: 4×2 e 4×4.
Capacidade de carga: ~1.005 a 1.043 kg; volume da caçamba ~1.054 L (varia por versão).
Versões: (linha típica) S/SE, Attack, XE, Platinum e PRO-4X.
Ponto forte: Conforto.
Toyota Hilux (linha 2025)
Líder inabalável do segmento de médias, Toyota Hilux emplacou quase 30 mil unidades nos sete primeiros meses de 2025 (Foto: Toyota | Divulgação)
Motor: 2.8 turbodiesel (potências variam por versão; até 224 cv em GR-Sport).
Transmissão: manual de 6 marchas e automática de 6 marchas.
Tração: 4×2 e 4×4 (com reduzida).
Capacidade de carga: ~1.000 a 1.190 kg (conforme carroceria/versão).
Versões: Chassi; Cabine Simples (STD Power Pack); Cabine Dupla SR, SRV, SRX Plus e GR-Sport.
Ponto forte: Confiabilidade.
Volkswagen Amarok
Veterana, a atual geração da VW Amarok está em fim de carreira para dar lugar a um modelo novo (Foto: VW | Divulgação)
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