Ram Rampage: tudo o que você precisa saber da nova picape
Nova caminhonete chega em três versões de acabamento e opções de motor diesel e a gasolina; preços de lançamento variam de R$ 240 mil a R$ 270 mil
Nova caminhonete chega em três versões de acabamento e opções de motor diesel e a gasolina; preços de lançamento variam de R$ 240 mil a R$ 270 mil
A Ram Rampage é a primeira picape da marca desenvolvida fora do EUA e fabricada fora da América do Norte: a nova picape é feita na planta da Stellantis em Goiana (PE), onde também são produzidos os Jeep Commander, Compass e Renegade, além da picape Fiat Toro. Todos estes modelos, além da Rampage, dividem a mesma plataforma Small Wide.
A Ram Rampage será vendida em três versões: Laramie, Rebel e R/T, cada uma com identidade visual própria. Serão duas opções de motor: o já conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv e a novidade no Brasil, o Hurricane 4, um 2.0 turbo movido a gasolina e com 272 cv de potência.
O motor a gasolina esta em todas as versões da nova picape Ram, enquanto o diesel equipará as Rampage Rebel e Laramie.
Estes são preços de lançamento em condição promocional. A pré-venda começa neste dia 22 de março pelo site da marca – depois, pré-venda nas concessionárias até a chegada da caminhonete as concessionárias da Ram em agosto.
A Rampage, nova caminhonete da Ram, tem medidas próximas a da Fiat Toro, picape com a qual divide a plataforma: as duas são construídas sobre monobloco, enquanto outros modelos médios – como a Toyota Hilux e a Chevrolet S10 são feitas sobre chassi.
Dimensões | Ram Rampage | Fiat Toro |
---|---|---|
Comprimento | 5,02 metros | 4,94 m |
Largura sem espelho retrovisor | 1,88 m | 1,84 m |
Entre-eixos | 2,99 m | 2,99 m |
A caçamba Ram Rampage tem capacidade volumétrica de 980 litros. As versões com motor diesel tem capacidade de carga de 1.015 kg, enquanto as com motor a gasolina transportam até 750 kg.
A Rampage a gasolina é a picape mais potente fabricada na América do Sul. Isso se deve ao motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões da nova caminhonete da Ram, sendo que na R/T é a única motorização.
O motor Hurricane 4 a gasolina da Rampage tem 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm). Ele é 2.0 turbo, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler. Ele é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas.
Parte da família GME (sigla inglesa para motor médio global) da Stellantis, o Hurricane 4 tem ainda turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento.
A Rampage R/T acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima limitada de 220 km/h. As Rampage Laramie e Rebel com motor a gasolina aceleram de 0 a 100 km/hem 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.
No volante da Rebel e da Laramie há o botão Sport, que altera o visual do quadro de instrumentos digital, torna mais rápidas as respostas de acelerador e direção e programa as trocas de marchas em giros mais altos.
O outro propulsor da Rampage é o Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Ele equipa as versões Rebel e Laramie da nova picape Ram e, com ele, ela acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge até 186km/h.
Todas as versões da Rampage têm câmbio automático de nove marchas, com seletor giratório – como nas Ram 1500 – e opção de trocas manuais por meio de aletas no volante. A tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.
A Ram Rampage a gasolina tem consumo de 8 km/l na cidade e 10 km/l na cidade. A Rampage diesel consome 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na cidade, segundo informações divulgadas pela marca. Desta forma, a autonomia da Rampage a gasolina é de até 550 km e da Rampage diesel é de até 744 km.
A suspensão da Rampage é independente nas quatro rodas, com arquitetura McPherson na frente e multilink atrás. A versão R/T da nova picape da Ram conta ainda com molas e amortecedores mais firmes, rebaixamento de 10 mm na suspensão e rodas de aro 19 polegadas com pneus 235/55.
Na Rebel, os pneus são All Terrain 235/65 R17. A versão Laramie conta com aros de 18” e pneus 235/60. Todas as versões da caminhonete Rampage são a disco ventilados nas quatro rodas – 305mm de diâmetro na frente e 320 mm atrás.
O freio de estacionamento é eletrônico e tem o recurso Auto Hold. Nos aclives, há ainda o Start Assist (para partida em rampa). Também de série em todas as versões há o recurso Hill Descent Control (HDC), para descidas íngremes no off-road.
O pacote de itens de série da Ram Rampage inclui quadro de instrumentos digital de 10,3”, central multimídia Uconnect de 12,3 polegadas como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo. Ram Charger, carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar o telefone. Seis portas USB – sendo 3 do tipo C. Banco do motorista com ajuste elétrico (12 vias). Ar condicionado digital de duas zonas com duas saídas para o banco traseiro.
Completam os itens de série da Rampage a partida remota na chave (que também pode ser feita pelo aplicativo do Ram Connect), o sistema Keyless Enter’n Go, o retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, e os espelhos retrovisores exteriores elétricos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia.
Os bancos têm revestimento premium perfurado e suede (este, exclusivo da versão R/T, que também conta com costuras vermelhas). O painel de instrumentos é revestido no mesmo material, assim como o painel de portas, o apoia braço central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.
O revestimento do painel de instrumentos tem revestimento premium preto na versão Rebel, marrom na Laramie e suede na R/T. Além deste cuidado, painel de porta dianteiro e a parte superior do painel de instrumentos são de toque macio.
A tampa da caçamba tem abertura elétrica (por um botão na chave), ela tem amortecimento, para baixar com suavidade e facilitar o levantamento, e iluminação interna também em LED.
A lista de equipamentos de segurança da Ram Rampage inclui sete airbags (frontal, lateral dianteiro, de cortina dianteiro e traseiro e de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus.
Dispositivos de auxílio a condução, entre eles estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.
O pacote Elite é opcional na Rampage por R$ 6.000. Ele inclui luz ambiente em LED e sistema de som premium Harman Kardon. Esse último conta com 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro. O sistema é capaz de gear 360 watts de potência. O pacote ainda inclui ainda banco com ajustes elétricos de 12 vias para o passageiro.
A soma das revisões da Rampage até 60 mil km é de R$ 4.464 nas versões com o motor turbo diesel e de R$ 6.120 quando equipada com o Hurricane 4. Lembrando que as revisões serão feitas a cada 20 mil km (diesel) e a cada 12 mil km (gasolina) ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
A Rampage terá garantia total de 3 anos com a possibilidade de adquirir uma extensão (ampla ou de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses, para atingir até 5 anos de cobertura.
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A Stelantis está fazendo mais uma toro com outro nome e com os problemas crônicos que a toro tem mas para quem quer aparecer pagando esse absurdo de preço, fiquem a vontade que a Stelantis vai agradecer. Camionete boa e durável se fazia a muitos anos atrás e que continuam rodando atualmente. Quero ver colocar uma camionete nova destas num terreno com buracos e sem asfalto, na batalha do dia a dia quanto tempo vão durar?
Enquanto seguirem ignorando a CMT(Capacidade Máxima de Tração), induzindo ao consumidor adquirir uma camionete que não consegue engatar um simples reboque de moto/jetski ou minitrailer, vão decepcionar sempre. Leiam o manual antes de adquirir e verifiquem a CMT, depois não se arrependam.
É uma Toro vitaminada! Provavelmente com os mesmos erros e acertos .Quanto a destronar a Hillux eu realmente não acredito que vá. E não sou fã da Hillux. Pick-up com estrutura monobloco não acho uma boa idéia.
motores diferentes mas deve ter os defeitos da toro e cia como o resfriador do cambio automatico, o diferencial traseiro e caçamba que entra poeira, água e tudo mais….além de um preço absurdo…é para poucos que acham que tem dinheiro.
Mais uma que vem com preço de 1º mundo para um país com renda de 5º mundo. Com esses preços vendem meia dúzia delas e em seguida sai do mercado por falta de demanda e F….. quem comprou.
Kkkkk “picape” com chassi monobloco. Que piada.
Mesmo que venda mais, é impossível destronar a Hylux porque é um veículo de uma categoria diferente.
Pode até vender mas a Hilux da Toyota tem tempo no mercado ? e bem conhecido