Ram Rampage 2025: novo motor 2.2 turbo e variante de acesso
Para o próximo ano a caminhonete também receberá uma gama maior nos itens de série em todas as versões, como a capota marítima
Para o próximo ano a caminhonete também receberá uma gama maior nos itens de série em todas as versões, como a capota marítima
A Ram anunciou nesta terça-feira (5) as mudanças para a versão 2025 da sua caminhonete que mais vende no Brasil, a Rampage. Esta picape intermediária – que com sua irmã 1500 são as únicas da marca que não exigem CNH C ou superior – recebeu um novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, que além de mais potente está mais econômico. ma nova variante denominada Big Horn também foi oficializada com a promessa de ser a mais barata da família, junto de uma ampliação na gama de equipamentos de série em todas as versões.
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A chegada do novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm mostra que a Rampage pode unir dois pontos muito importantes para os clientes: mais performance e menor consumo. Isso só foi possível graças ao uso intenso de tecnologias de ponta e a expertise da Ram no desenvolvimento de picapes cada vez mais fortes, capazes e robustas. Além disso, a inédita versão Big Horn cria uma nova porta de entrada para uma picape que já é sinônimo de força e confiabilidade. Com isso, a Rampage 2025 está ainda mais inigualável, à altura da exigência dos nossos clientes”, afirma Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul.
A mudança no propulsor da Ram Rampage potencializou o modelo em 30 cv, já que o antigo 2.0 turbodiesel chegava a até 170 cv. Agora o 2.2 Turbodiesel atinge 200 cv a 3.500 rpm, torque de 45,9 kgfm a 1.500 rpm, aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente.
Além de ser mais potente e eficiente, a Stellantis ainda afirma que o novo propulsor também está mais econômico. O grupo aponta que no consumo de combustível a Rampage 2.2 Turbodiesel foi classificado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com nota “A”, já que a Ram Rampage chega a 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l em uso rodoviário.
Além das mudanças no tecnológico bloco de alumínio de duplo comando de válvulas, entre outras especificidades, a transmissão automática de nove marchas também está mais eficiente e passou a adotar um diferencial 14% mais longo, o que possibilita a redução de rotação do motor em diferentes velocidades, sem perda da capacidade 4X4.
O novo motor 2.2 Turbodiesel está disponível em todas as versões 2025 da variante diesel (Rebel e Laramie) da caminhonete. As Ram Rampage a gasolina permanecem com o 2.0 Hurricane 4 Turbo de 272 cv de e 40.8 kgfm, nas versões Rebel, Laramie e R/T.
A novidade dentre as variantes diesel é a Big Horn, nome já é conhecido por clientes e entusiastas Ram mundo afora. Disponível apenas na variante 2.2 Turbodiesel, ela chega, nas palavras da Stellantis, como: “nova porta de entrada da marca e da Rampage”. Sem seu valor anunciado, a promessa é que a variante chegue com o menor preço dentre todas as Ram Rampage e também esteja disponível em breve no mercado.
Por fora, a Rampage Big Horn possui o para-choque dianteiro na cor do veículo e o traseiro cromado, junto de sensores de estacionamento; faróis totalmente em LED (incluindo os de neblina, com função cornering para iluminação em curvas); e lanternas também Full LED. A grade desta versão é exclusiva, com bordas cromadas e aletas em preto brilhante, destacando o logo “RAM”. Completam o visual as molduras das janelas e os espelhos retrovisores cromados, junto das rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 235/65.
A Ram Rampage Big Horn 2.2 Turbodiesel possui 1.015 kg de capacidade de carga e caçamba com 980 litros. Este compartimento oferece revestimento interno, iluminação interna de LED e capota marítima de série. A tampa traseira conta com trava elétrica e amortecimento, facilitando o fechamento, e pode também ser aberta remotamente através da chave presencial.
No interior, a versão não perde no quesito luxo, mesmo inicialmente sendo um tipo de entrada do modelo. ela vem com um quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas customizável e central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada e conexão simultânea para até 2 smartphones, tudo conectado ao volante multifuncional com revestimento premium e borboletas para troca de marchas.
Completam as tecnologias da nova versão da Rampage a câmera de ré de alta definição, o carregador de smartphone por indução refrigerado e 6 portas USB espalhadas pela cabine, sendo 3 do tipo C com carregamento rápido. O pacote de itens de conforto soma ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar traseiras, chave presencial com partida remota, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, console central com porta-copos removível, apoia braço com porta-objetos e ainda um porta-objetos inferior iluminado. Os bancos são revestidos em tecido e forração premium na cor preta e os painéis de porta e de instrumentos são macios ao toque e também contam com forração premium.
A Ram Rampage Big Horn também conta com seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina); limitador e controlador de velocidade; controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; e freios a disco ventilados nas 4 rodas com ABS e EBD.
A Rampage Big Horn 2025 também chegará equipada com o Ram Connect, a plataforma de serviços conectados da Ram. Através de um aplicativo no smartphone ou smartwatch, a tecnologia permite consultar remotamente informações sobre a picape, como por exemplo a quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além de enviar comandos remotos, como abrir/fechar as portas, dar a partida no motor, entre outras ações.
Para mexer em todas as variantes da Rampage, a ram aumento a lista de itens de série presentes em todas as versões, dando a capota marítima como plus entre o ano de 2024 e 2025.
Já a versão Laramie, tanto na nova motorização 2.2 Turbodiesel como na 2.0 Turbo Gasolina, agora adota o Pack Elite como item de série. O pacote inclui o sistema de som premium com 09 alto-falantes mais um subwoofer de 6 polegadas que geram 360W de potência; luzes ambientes de LED nos painéis de instrumentos e das portas dianteiras e banco do passageiro com ajuste elétrico de 12 posições. O requinte da versão cromada é complementado com a projeção do logotipo Ram no chão através das luzes de cortesia posicionadas na parte inferior dos retrovisores externos.
Já a versão Rebel 2.2 Turbodiesel de 200 cv agora adota pneus todo-terreno Pirelli ScorpionTM All Terrain Plus 236/65 R17, com carcaça reforçada e escritas brancas, agregando mais estilo e capacidade fora de estrada ao modelo.
A Ram afirma que a nova versão Big Horn chegará ao mercado nas próximas semanas.
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