Ram Rampage é ‘testada’ em corrida de 24h, em SP
A nova picape foi promovida em um evento que testou quatro de seus modelos nas pistas, sendo pilotados ininterruptamente
A nova picape foi promovida em um evento que testou quatro de seus modelos nas pistas, sendo pilotados ininterruptamente
A Ram mostrou que sua Rampage não está para brincadeiras. A montadora realizou a iniciativa “Rampage 24 Horas”, uma espécie de corrida amigável que testou o modelo durante um dia e uma noite continuamente.
Uma equipe de mais de 200 pessoas que inclui pilotos, jornalistas, amantes da marca e membros da organização e equipes técnicas se voltou para os quatro exemplares da picape e aceleraram no Circuito Panamericano, campo de Provas da Pirelli, localizado em Elias Fausto, no interior de São Paulo. Tudo ocoreu entre os dias 24 e 25 de novembro.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a marca, este evento foi um dos maiores e mais exigentes test-drive já realizados no Brasil e contou ainda com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A versão escolhida para a corrida 24h foi a Ram Rampage R/T, que é a picape mais rápida e veloz produzida no Brasil. Com 272 cv de potência ela é capaz de atingir aceleração de 0 km/h a 100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 220 km/h.
A Ram Rampage R/T que mais rodou completou, em 24 horas, 546 voltas no Circuito Pan Americano – que conta com 3,4 km de extensão. Assim, a melhor volta de todas contou com uma média de velocidade de 95 km/h.
Dentro da pista, quatro estações de trabalho funcionaram mais de 30 horas ininterruptas. Uma dedicada à equipe de cronometragem e auditagem da CBA, que validou os números da prova; uma segunda estação voltada à área de inspeção e manutenção das picapes, dedicada aos técnicos e mecânicos que checavam itens de desgaste e segurança, como pneus e freios; o terceiro site trocava os pneus; e, a última unidade de trabalho, monitorada por bombeiros, se dedicava ao abastecimento das unidades.
Em linhas gerais, os condutores se revezaram ao comando das quatro unidades, alguns dirigindo por 20 minutos, outros por até duas horas.
Essas trocas não tiveram ligação direta com o consumo dos componentes, mas sim à segurança, ou seja, após a análise dos nossos fiscais e técnicos, mesmo que os pneus ou pastilhas de freio ainda estivessem em condições reais de uso, eram preventivamente trocados para garantir segurança aos pilotos”, revelou Ricardo Dilser, Gerente de Imprensa Produto da Stellantis.
Ainda segundo a marca, a cada volta superada, as picapes Ram Rampage mostravam toda a sua performance, capacidade, robustez e tecnologia na pista. Nem mesmo o frio da madrugada fez o ritmo das picapes baixar. Já pela manhã do segundo dia do desafio, um número quase mágico ligado às provas de longa duração – as 1.000 milhas (equivalente a 1.600 km) – foi alcançado por uma das Rampage na volta 474, gerando enorme emoção a todos os integrantes do time. E, exatamente às 15h33 do dia 25 de novembro de 2023, a Nova Rampage conquistou o recorde de maior tempo de rodagem em pista em 24 horas seguidas.
A Nova Rampage não para de sacudir o mercado e, desta vez, se consolidou como a primeira picape a rodar 24 horas consecutivas numa pista de velocidade. Ou seja, um dia completo que entregou uma experiência com o verdadeiro espírito da marca do carneiro, demonstrando toda a força, capacidade, tecnologia e luxo da nossa picape”, comemorou Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul.
A prova, que teve duração exata de 24 horas, 1 minuto, 22 segundos e 507 milésimos (de acordo com os equipamentos certificadores da CBA), recebeu a bandeirada final do Diretor de Prova Sérgio Berti, representante da Confederação Brasileira de Automobilismo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |