Ranger Raptor é versão selvagem da picape da Ford

Nova versão da picape média da Ford tem motor mais potente e suspensão retrabalhada para enfrentar trechos fora de estrada com valentia

Por AutoPapo09/02/18 às 13h45

A Ford apresentou na Tailândia uma versão mais radical da Ranger, a Raptor. Ela tem a mesma pegada da F-150 Raptor, ou seja, oferece mais força e maior capacidade off-road que o restante da linha.

A Ranger Raptor é equipada com um motor diesel biturbo de quatro cilindros que entrega 213 cv de potência e 51 kgfm de torque. A transmissão é automática de 10 velocidades. A tração, claro, é integral.

Ford Ranger Raptor é versão com maior capacidade off-road

A picape ainda é equipada com o Terrain Management System (TMS), dispositivo que otimiza o powertrain para diversos terrenos. São seis modalidades disponíveis: Normal, Sport, Grama/Cascalho/Neve, Lama/Areia, Rocha e Baja.

O modo Normal dá enfase em conforto, economia de combustível e dirigibilidade. O Sport faz com que as trocas de marchas sejam mais rápidas e feitas em rotações maiores para auxiliar na resposta do motor.

A terceira modalidade (Grama/Cascalho/Neve) faz com que a resposta aos comandos do acelerador e as trocas de marchas sejam mais suaves, para evitar problemas de tração em pisos escorregadios. As arrancadas, por exemplo, são feitas em segunda marcha.

Para otimizar a tração e pisos profundos e deformáveis, existe a opção Lama/Areia. Neste caso, as marchas mais baixas são usadas, para aproveitar melhor o torque. Já o modo Rocha, como o nome sugere, é para terrenos rochosos de baixa velocidade.

Mas a mais radical é a opção Baja. As respostas de motor, câmbio e tração são configuradas para altas velocidades em dunas de areia. É neste ambiente que a Ranger Raptor fica à vontade.

Para isso, a Ford a equipou com enormes pneus “todo terreno” 285/70 montados em rodas de 17 polegadas. O conjunto tem quase 84 cm de diâmetro!

A suspensão da Ranger Raptor foi completamente modificada em relação ao restante da linha. Ela tem impressionantes 28,3 cm de altura livre do solo. Os ângulos de entrada e saída são de 32,5º e 24º, respectivamente. Visualmente, chama a atenção a grade com o nome Ford em destaque. O mesmo estilo adotado pelo EcoSport Storm.

Não há qualquer indício de que a Ranger Raptor será vendida no mercado brasileiro. As unidades comercializadas aqui, hoje, são importadas da Argentina.

Confira galeria com imagens da Ranger Raptor:


VEÍCULOS RELACIONADOS

Veja mais sobre:


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário