Onix e Tracker apresentam falha na direção; GM organiza recall branco
Informação foi divulgada pela Quatro Rodas, que teve acesso ao documento enviado aos concessionários da marca
Informação foi divulgada pela Quatro Rodas, que teve acesso ao documento enviado aos concessionários da marca
Proprietários dos modelos Chevrolet Onix e Tracker já tinham anunciado o endurecimento repentino da direção em manobras ou mudanças de faixa. Verificado o problema, a General Motors propôs aos concessionários da marca uma ação de reparo. As diretrizes do recall branco foram divulgadas pela Quatro Rodas.
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O documento denominado “ação de campo” foi enviado pela fabricante em 09 de dezembro e explica como deve ser realizada a atualização da programação e configuração do módulo da direção elétrica (EPS).
O texto do boletim inclusive relata que “alguns veículos podem apresentar uma deficiência no software do modulo de controle da direção assistida (EPS), que pode gerar eventualmente sua reinicialização.”
Outro ponto que chama atenção é que o documento afirma que todos os Onix, Onix Plus e Tracker envolvidos na ação precisarão passar por reprogramação sempre que passarem por uma concessionária da marca. Isso, claro, sem custos.
Se o recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores, o recall branco é a ciência de um ajuste necessário, mas que não implica periculosidade.
De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bruno Burgarelli, o termo não tem previsão legal. Ou seja, não está descrito no Código de Defesa do Consumidor.
Ainda assim, o fabricante tem a responsabilidade de realizar o reparo ou substituição. “Pode-se dizer que o recall branco implica em situações em que o fornecedor detecta falha em uma peça que não oferece risco à saúde do consumidor. Nesses casos, não há necessidade do chamamento formal. No entanto, o defeito não deixa de ser uma infração ao Código do Consumidor”, afirma o especialista.
“O fornecedor deve resolver o problema porque um produto ou serviço que não está de acordo com o que foi anunciado é considerado publicidade enganosa”, completa Burgarelli.
Como o problema na direção não coloca passageiro e terceiros em risco, a Chevrolet não tem obrigação de anunciar um recall convencional para os Onix e Tracker envolvidos.
Para padronizar o reparo do recall branco, a marca pediu que os concessionários convidassem os proprietários por meio do texto abaixo.
Meu nome é […………] e sou funcionário da Concessionária Chevrolet […………].
Estamos entrando em contato com o senhor para convidá-lo a comparecer em nossa concessionaria para que seja realizada a programação e configuração do módulo de controle da direção assistida (EPS) do seu veículo.
O serviço é necessário, pois alguns veículos podem apresentar uma deficiência no software do modulo de controle da direção assistida (EPS), que pode gerar eventualmente sua reinicialização.
Visando sua satisfação e o perfeito funcionamento do seu veículo, solicitamos o agendamento em data e horário de sua melhor conveniência.
Esse serviço será inteiramente gratuito.
Ainda de acordo com a Quatro Rodas, a solução encontrada pela GM não resolveu o problema de todos os consumidores que se queixaram do problema. Procurada, a Chevrolet não comentou o caso.
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*** MORTAL ***, RISCO DE VIDA PARA QUEM DIRIGE E PARA QUEM ESTA FORA DO CARRO.
Tenho a tracker taliban pcd 2021 hoje com 6 mil km.
1) Desde a primeira revisão eu falo para a concessionaria cotac suzano sp que a direção do carro na estrada não esta boa e puxa para esquerda. Mexeram na direção e estragou mais ainda, o que estava ruim ficou muito pior. Com carro bomba do taliban eu quase morri na estrada 3x, o carro toda hora puxa para esquerda, e quando resolve ir reto, do nada o carro vira para esquerda. Os técnicos fingem não saber do problema, só fala que o scanner não detectou defeito e o carro está seguro, é claro que é seguro não era ele que estava dirigindo quando quase capotei/bati o carro na estrada!!!
2) Na segunda revisão eu vi eles trocando o fluido do freio de forma da “IDADE DAS PEDRAS”, ou seja, SEM EQUIPAMENTO CORRETO, usaram mangueirinha e garrafa de água enquando o outro ajudante bombava o freio no pé. Conclusão queimaram o abs e o módulo, que antes deles mexerem o freio funcionava sem nenhum problema. No instante que sai da concessionaria, já saiu fazendo ruído de tec tec tec nos freios, hoje em dia esse ruído vai e volta. Levei o carro para fazer a segunda revisão na concessionaria para não ter problema, paguei 800 reais, sai com o abs e modulo do freio queimado, freios fazendo ruído. Semana seguinte fui dirigir o carro pela primeira vez apos ter tirado da concessionaria e apos dirigir 50km eu quase bati o carro porque o freio ficou duro do nada, se tivesse gente atravessando a rua eu teria atropelado/MATADO. Novamente levei na concessionaria e eles falam que o modulo não registrou nenhum defeito e o carro está seguro para ser dirigido. … eu digo.. é claro que o modulo não registrou nada… eles queimaram o abs, o modulo, colocaram ruido, e agora tem hora que o pedal do freio fica duro. Pergunto.. a concessionaria mexeu, queimou o modulo e agora eu que devo pagar pela cag*** deles??? de acordo com a atendente rude do 0800 eu sou o culpado.
3) Também na segunda revisão, detectaram por acaso que o quadro do motor estava solto, RISCO MORTAL, imagina vc dirigindo a 120 por hora e o motor cai e as rodas pulam para fora. Em epocas diferentes eu vi na marginal tiete próximo ao center norte 2 acidentes parecido eram 2 vectras, um deles brilhando de novo nem placa tinha,capô estava estufado, rodas para fora e rasgadas! e atrás carros encavalados.
4) Voltando a direção… na minha ultima ida a concessionaria cotac eu resolvi ir na filial de mogi das cruzes, o técnico da concessionaria faz o teste na rodovia e dirige igual bêbado fazendo zigzag, quase saiu da faixa 2 vezes, fiquei enjoado (e não fico enjoado fácil), e o veredito do técnico é que o carro não tem nenhum problema e está no padrão da GM para ser dirigido em estrada.. eu falo…Duvido que ele deixaria algum ente querido dele dirigir essa coisa que não presta, ia voltar no caixão!!!
5) Alguns dias atrás ligou a msg falha no stablinktrak, problema que aflinge milhares de usuário GM, ligou luz do abs e da tração.
Para terminar deixo minha experiencia com a ultima pesso que conversei do 0800 rude e sem capacidade tecnica, só pensa em fechar a ocorrência:
1) fala que eu preciso pagar,pagar,pagar para defeito pre-existente na direção que eles nem sabem o que é (eles finguem que não sabem).
2) na segunda revisão fala que eu sou culpado de ter queimado o abs e o modulo devido a cag**** do tecnico da concessionaria cotac suzano sp, reafirmo… depois que sai da revisão eu quase bati o carro e se tivesse gente atravesando a rua eu teria atropelado pois o carro ficou com pedal do freio duro.
A minha tracker 20/21 também está com o calo na direção e aumentado a frequência . Já reclamei nas duas primeiras revisões e nada foi resolvido. Parece que a chevrolet nem tem ideia do que estaria acontecendo com diversas tracker. Passam o
O sotware e dizem que está ok , mas o calo continua , esperemos o primeiro acidente com alguém
A minha tracker 20/21 também está com o calo na direção e aumentado a frequência . Já reclamei nas duas primeiras revisões e nada foi resolvido. Parece que a chevrolet nem tem ideia do que estaria acontecendo com diversas tracker. Passam o
O sotware e dizem que está ok , mas o calo continua ,
Comprei um veículo Onix LT e bem no final da garantia, comecei a informar na concessionária que o carro estava puxando e mesmo assim eles orientavam que era alinhamento e mesmo depois de alinhado continuava cm o mesmo problema e só depois que acabou a garantia é que deram o diagnóstico que era problema na direção e que não iam cobrir porque já tinha acabado a gantia. Achei um temendo desrespeito ao cliente, já que tive várias oportunidades de ter comprado um carro de outra marca, mais escolhir a Chevrolet porque achei que era a melhor escolha, mas me decepcionei.
Edvar bom dia.
Tambei cai nesse golpe da concessionaria, nesse caso precisa fazer reclamação no reclameaqui e procon, no 0800 vai ser perda de tempo.
Tenho a tracker pcd 2021 que compartilha as mesmas peças do onix, hoje com 6.001 km.
Desde que adquiri o carro na concessionaria cotac suzano sp a direção puxa para esquerda, e quando vai reto do nada ele vira para esquerda, quase morri na estrada 3x.
Para piorar na segunda revisão queimaram o abs e o modulo do carro por nao ter ferramenta adequada para sangrar o freio, é tudo no pé, sai da concessionaria com freio fazendo ruido tec tec tec as vezes, na semana seguinte que fui dirigir o carro (após ter tirado da CSS) eu quase bati o carro porque do nada o freio do carro ficou duro, se tivesse gente atravessando a rua eu teria atropelado… voltei na CSS e o tecnico fala que o modulo não acusa nenhum problema… eu digo.. é claro que não acusa, eles queimaram o módulo!!!
Edvar olha o quadro do motor, verifica se o parafuso esta apertado no chassi do carro, no meu caso estava solto, se o motor solta, as rodas pula para fora, ja vi 2 acidentes desse tipo com vectra na marginal tiete sp.
O Comunicado da Chevrolet sobre do Recall Branco foi mau redigido para as concessionárias e clientes pois informa que “Todos dos Chassis” (De – Até) devem passar pelo Recall Branco. Já estive em levando o meu Novo Onix 20/20 LT1Hatch aspirado cujo Chassi encontra-se dentro dessa específicação e alegam que o meu Chassi não está comtemplado p esse Recall. Me deslocarei para o Litoral no próximo mes e ao pegar a estrada espero não quer comtemplado com o travamento da direção desse carro que estou com ele a apenas 3 meses.
Fabio boa tarde.
Obrigado por compartilhar essa informação! Tenho a tracker taliban pcd 2021.
Abre queixa no 0800 e leva o carro em outra concessionaria que vc considere “honesta”, assim eles serão obrigados a verificar seu veículo. E se no futuro recente acontecer o problema você vai estar resguardado de um problema pré existente (cadastrado no 0800, não esqueça de anotar o numero de protocolo).
Passei por esse problema acredito que ao longo do ano de 2021 mas já foi resolvido apos realizarem em garantia uma atualização do sofware
Iamos fechar uma tracker agora em janeiro, mas acho que vou considerar outro veiculo, talvez um nissan.
Meu onix premier está com 23000 km. O problema vem ocorrendo desde zero km. , vamos ver o resultado. Já passei por 3 situações de alto risco de acidente grave. quase entrei em baixo de uma carreta quando travou volante na curva. Desde então em viagens eu estou desligando o alerta de colisão para evitar o travamento do volante. Tenho a impressão que toda vez que regula o volante (distância e altura) o problema acontece de forma mais evidente. Esse é o único ponto ruim do carro. No mais, o melhor chevrolet que já tive. Já tive várias vezes reclamando do carro na Chevrolet sobre isto eles vão esperar acontecer um acidente de eu morrer para depois tomar uma decisão algum pai de família deixar sua família e sofrer um acidente para tomar atitudes como vem acontecendo comigo
Hoje troquei a coluna de direção, no relato do mecânico estava apresentando curto, vi em alguns fóruns na internet que apenas a troca resolveu o problema, boa sorte!
A troca da direção elétrica do onix tem que ser nova ou seme nova resolve o pobrema
Guarnieri, boa tarde.
Eu tbem tenho o problema desde zero km (tracker pcd 2021 que compartilha peças com o onix), eu quase morri na estrada 3x, e na cidade eu quase entrei de baixo de 2 caminhões e também já fechei 2 ônibus.
No meu caso a direção sempre puxa para esquerda, e quando decide ir reto ele do nada puxa para esquerda.
O tecnico da CSS cotac mogi das cruzes sp, fez o teste, dirigiu o carro na estrada fazendo zigzag, quase saiu da faixa 2 vezes, me deixou enjoado (e eu não fico enjoado fácil) e o veredito dele é que em nome da GM o carro esta dentro do padrão para ser dirigido em estrada…. agora eu falo…. Eu duvido que ele deixaria algum parente dele fazer uma viagem longa nessa bomba, ia voltar no caixão!!!. Tentei deixar o carro na concessionaria para eles ficarem dirigindo, de imediato ele recusou (ele sabe que tem problema), falei para eles ficarem 1 mês dirigindo o carro, falei para ficar 3 meses com o carro, e é claro o técnico rejeitou.
Minha tracker está com 11000 km. O problema vem ocorrendo desde zero km. Estou fazendo recall hoje, vamos ver o resultado. Já passei por 3 situações de alto risco de acidente grave. O pior deles foi na serra de Mairiporã, quase entrei em baixo de uma carreta quando travou volante na curva. Desde então em viagens eu estou desligando o alerta de colisão para evitar o travamento do volante. Tenho a impressão que toda vez que regula o volante (distância e altura) o problema acontece de forma mais evidente. Após o recall vou checar isso. Esse é o único ponto ruim do carro. No mais, o melhor chevrolet que já tive.
O meu é um Onix plus Premier já tive 15 idas pra concessionária já trocaram coluna de direção agora vão trocar semi eixo e nada de problema resolvido só contragemenro, um carro que era um sonho virou um pesadelo
Leonardo, boa tarde. Tenho a tarcker pcd bomba 2021 hoje com 6.001km
No meu caso os problemas vem na seguinte sequencia…
1) Direção defeituosa desde zero km, igual o seu problema, mas no meu caso eles falam que não tem problema algum (para não mexer)
2) Freio… CSS cotac suzano queimou na segunda revisão (abs e o modulo), eles falam que precisa trocar peça nada a ver.
3) Varias panes eletricas.
4) Umas 2 semanas atrás ligou stablitrak (luz abs e tração)
4) Semana de 22/05/2023 o carro da partida mas não liga, tentei ligar 10 vezes.
Dia 26/05/2023 vi que queimou o fusível de 25 amperes do modulo de controle do combustível e quando fui trocar pelo reserva, ACREDITE SE QUISER, o fusível reserva estava (com marca de) queimado, isso mesmo, o carro já vem original de fabrica com o fusível queimado.
5) Hoje 29/05/2023 o carro ligou, mas e semana que vem qual vai ser o próximo novo problema.
Saudades dos veículos com direção duráulica… rs
André boa tarde.
Concordo com vc.
Meu melhor carro com direção hidraulica foi o jetta confortline 2013, direção super leve, é outro nível.
Tive um sentra 2008 maravilhoso, a única coisa estranha era a direção elétrica, eu não gostava muito porque era “seco”.
Tenho agora a tracker taliban pcd 2021, direção elétrica horível, vira para onde eu não quero, e ela não gosta de mim porque sou seco. kkkk (já tentou me matar 3x)
Esses carros compactos novos projetos, com preços até 100 mil que foram feitos para países emergentes são, caros é de baixa qualidade e baixa segurança não são confiáveis e com preços superfaturados. Vou esperar pelo menos mais uns 3 anos pra pensar em trocar de carro.
Estou procurando um local apropriado para descarte onde pretendo deixar o meu Tracker 20/21. Carro confortável, com bom desempenho e razoável consumo. Vale cada centavo investido, Diante da opinião do Osmane não vejo outra solução a não ser o descarte.
Epra quem não pretende fazer revisão na concessionária essa atualização será gratuita pela eternidade?