Você sabia que há uma boa chance de não poder vender seu carro?

Negligência do brasileiro em atender às campanhas de recall fez com que o governo mudasse a lei e só permitá transferência de carros regularizados

recall
Entrega das chaves só poderá acontecer se carro não estiver "pendurado" no recall (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/08/2023 às 19h03

Preste atenção, porque você pode ser um dos milhões de proprietários de automóveis no Brasil que estão vendendo o seu carro hoje, mas não vão poder entregá-lo ao comprador. Por quê? Pela falta do CRLV, Certificado de registro licenciamento de veículo. Sem ele você não pode fazer a transferência, o Detran não transfere o carro. Mas por que você não tem esse certificado?

Porque você está devendo, há alguns anos, o recall que a fábrica chamou centenas de milhares de carros para trocar um tubo de combustível, para trocar airbag que explode junto com estilhaços de aço. E como metade dos brasileiros não levou o carro para a concessionária, ninguém sabe por quê. O reparo é gratuito, envolve segurança ou saúde e mesmo assim o pessoal não leva o carro pro recall. O que fez o governo?

VEJA TAMBÉM:

No ano passado, uma nova legislação dizendo que: “se até um ano depois de publicado, da fábrica chamar os carros para o recall, o carro não for na concessionária, o Detran não emite mais o documento necessário para a transferência. E essa legislação passou a vigorar tem dois, três meses. E agora que o pessoal começou a perceber que vende o carro mas não consegue transferir.

Aí foi todo mundo correndo pra concessionária. “Eu quero fazer o recall do meu carro, senão não consigo o documento”. Aí a concessionária diz: “Vamos fazer sim, vou agendar seu carro daqui a 20 dias”. “Como 20 dias eu preciso de hoje”. “Infelizmente tem 150 carros na frente”. E além de ter todo mundo corrido para fazer o recall agora, a própria concessionária pede a peça a fábrica e a fábrica pede uma semana ou duas até entregar a peça necessária para o reparo.

Isso significa que você que tem um carro sujeito a recall, se você tem dúvida, liga para o 0800 da fábrica. “O meu carro tem recall”? “Tem”. “Foi feito”? “Não, não foi”. Então você agenda o mais rápido possível esse recall, não só para sua própria segurança e saúde, mas porque sem ele você está impedido de vender o automóvel.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jeff 16 de agosto de 2023

Levei hoje meu vw para troca do airbag, no site é exibido um prazo de 2 horas. Na concessionária o prazo é de um dia, achei OK.
Pelo menos não são 20 dias para troca de uma peça.

Avatar
Deixe um comentário