Para reduzir o consumo é preciso ficar atento à manutenção
Muitos motoristas não fazem ideia de que boa parte do consumo excessivo de combustível se deve a falhas na hora da manutenção
Muitos motoristas não fazem ideia de que boa parte do consumo excessivo de combustível se deve a falhas na hora da manutenção
Você vai encontrar em vários lugares da internet as dicas de como reduzir o consumo de combustível do seu automóvel. Todas falam a mesma coisa, não carregue peso no porta-malas, não pise com força no pedal do acelerador, calibre os pneus e vai por aí. É uma velha e mesma ladainha. Mas eu vou te dar aqui umas dicas que você não vai encontrar em outro lugar para realmente reduzir o consumo de combustível. Não que aquelas outras não funcionem, mas no pisar no acelerador é óbvio, não ter peso no porta-malas também vai por aí.
Minha primeira dica, se você levou o carro com o motor esquentando, a água fervendo para o mecânico e ele tirou a válvula termostática, o problema foi imediatamente resolvido, parou de esquentar, de ferver. E o mecânico disse, não precisa dessa válvula e você acha que não precisa mesmo? Essa válvula, doutor, é para países? Nórdicos, no norte da Europa, onde faz muito frio. Aqui é país tropical, Brasil, não precisa disso.
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Tirou a válvula, realmente o problema resolveu, porque a válvula estava emperrada, tinha que trocar. Não trocou, tirou, o que acontece? O motor não vai atingir a temperatura ideal de funcionamento, vai trabalhar mais frio e a central eletrônica, quando o motor está frio, ela compensa injetando mais combustível. Ah é? Está injetando mais combustível dia e noite sem parar e o consumo vai mesmo aumentar. Por quê? Porque tirou a válvula termostática.
Segunda dica, se você anda pouco com seu automóvel, sai de casa, vai para o escritório, fica o dia inteiro parado, andou só cinco quilômetros, dez quilômetros, de noite pega o carro e volta, para casa andou cinco, dez quilômetros. É o que nós estamos de condições severas, tem que trocar óleo com maior frequência. Além disso, o motor está. Está trabalhando frio, voltamos ao problema da falta da válvula demostática. Está sempre trabalhando frio, a central eletrônica está sempre injetando um pouco mais de combustível e daí aumenta o consumo.
Terceira dica, combustível adulterado. Você tem certeza da honestidade do posto onde se abastece? Por quê? Porque na gasolina eles podem colocar mais etanol, porque o etanol é mais barato. Vender etanol a preço de gasolina é ótimo para o posto, não para o seu motor, nem para o seu bolso. Segundo, etanol com mais água. Água não custa nada e vender água a preço de etanol melhora ainda, mas para o posto, não para o seu motor nem para o seu bolso. Então, muito cuidado que você acha que o seu carro está desregulado e por isso está bebendo muito? Nada, é o combustível que está adulterado.
Quarta dica, tem uma luzinha com o desenho do motor. O motor acesa ali no painel, que está te alertando, tem algum problema na central eletrônica, mas você continua andando como se nada tivesse acontecido. Ué, o carro está do mesmo jeito, tem umas luzinhas acesas ali. Aquela luzinha quer dizer, tem algum problema na central eletrônica, ela automaticamente entra em modo de emergência, o carro perde desempenho um pouco, aumenta o consumo, aumenta as emissões, mas você talvez nem percebe e continue rodando. Ah, quer dizer que você não sabe por que aumentou o consumo de combustível, né? Conta outra, vai!
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