Entenda como a reforma tributária irá mexer no preço dos combustíveis
No texto da reforma tem a proposta de simplificar a tributação dos combustíveis adotando uma alíquota única a nível nacional
No texto da reforma tem a proposta de simplificar a tributação dos combustíveis adotando uma alíquota única a nível nacional
Os combustíveis são tributados diversas vezes até chegar ao tanque dos carros dos cidadão brasileiros. A proposta da reforma tributária é de simplificar isso, adotando apenas o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual com alíquota única para todo o país.
O valor da alíquota vai depender do combustível, sem existir ainda alguma definição sobre qual será menor ou maior. Essa mudança de tributação segue a uma proposta feita em 1992.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a Agência Brasil, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) teme que isso levará a uma alta no preço dos combustíveis para o consumidor final. Por outro lado, existem especialistas que tratam isso como incerto.
O verdadeiro preço final dos combustíveis só será conhecido após ser definido o valor do IVA dual. Por enquanto, o projeto da reforma tributária foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para o Senado, onde poderá ser alterado.
Enquanto os valores de alíquotas não forem definidos, ficará no ar se os preços dos combustíveis irão subir ou baixar. O que é certo na reforma tributária é que será mais fácil para o cidadão entender como é feita a tributação dos produtos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |