Toyota registra o nome GR Celica no Brasil
Esse é o primeiro registro oficial da nova geração do cupê esportivo, que deverá utilizar um motor 2.0 turbo de 400 cv
Esse é o primeiro registro oficial da nova geração do cupê esportivo, que deverá utilizar um motor 2.0 turbo de 400 cv
A Toyota registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o nome GR Celica. A marca já havia dado confirmações sobre a volta do nome de seu cupê esportivo, o registro brasileiro confirmou que virá com o nome da Gazoo Racing.
Segundo o portal Carscoops, o registro foi feito no dia 15 de janeiro de 2025 e publicado no dia 4 de fevereiro. A confirmação da volta do Celica foi feita pelo vice-presidente da Toyota, Yuki Nakajima, durante um evento no dia 25 de novembro.
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Até agora as únicas informações oficiais são que o esportivo voltará e será feito pela divisão esportiva da marca, a Gazoo Racing. O CEO da marca, Akio Toyoda, é entusiasta de esportivos e piloto, ele que está por trás dos esportivos e das participação em corridas da Toyota nos últimos anos.
O GR Celica deverá usar o motor 2.0 turbo de 400 cv que a Toyota está desenvolvendo. A marca japonesa anunciou em 2024 que está trabalhando junto da Mazda e da Subaru em novos motores a combustão, ainda mais eficientes e compactos que os atuais.
Como o Celica é mais lembrado por sua carreira nos ralis, o novo modelo deverá contar com tração integral. A Toyota já está bem servida nessa área com a tração GR-Four utilizada pelo GR Corolla e pelo GR Yaris.
O sistema de tração integral GR-Four é permanente e possui modos que permitem mandar mais força para o eixo traseiro ou para o dianteiro. Os dois diferenciais são com deslizamento limitado da Torsen.
Se depender de Akio Toyoda, o novo GR Celica terá câmbio manual. Mas a marca já possui uma caixa automática de 8 marchas para esportivos que estreou no GR Yaris e poderá equipar o novo esportivo.
A Toyota também deu pistas de que está trabalhando no retorno do MR2, um esportivo compacto de motor central. Novas gerações do Supra e do GR86 também parecem estar a caminho.
O registro feito no Brasil pode ser um indício de que o GR Celica será vendido por aqui. A Toyota já vende o GR Corolla e criou localmente a versão GR-Sport da Hilux com suspensão especial.
O Toyota Celica foi lançado em em 1970 como o Mustang japonês. Ele era compacto, leve e tinha tração traseira, oferecendo uma opção para quem queria se divertir no auge da crise do petróleo.
Em 1978 foi criada uma versão de seis cilindros dele, chamada de Celica Supra e que deu origem ao outro esportivo icônico da Toyota. Nessa época o carro já era figurinha carimbada nas competições de rali.
Na linha 1985 a Toyota passou a fazer o Celica em um plataforma de tração dianteira, mas colocou tração integral nas versões de topo para compensar isso. Assim nasceu a versão GT-Four, que nos EUA se chamava All-Trac.
Os anos 90 foram o auge do Toyota Celica, onde ele conseguiu várias vitórias no mundial de rali e também foi banido após a FIA descobrir uma trapaça da equipe japonesa.
A sétima geração foi a última até então. Ela trouxe uma fórmula bem diferente das anteriores: era um esportivo leve (apenas 1.090 kg) e equipado com um motor 1.8 16v aspirado que rendia 190 cv. Era uma versão Toyota do Honda Integra Type R.
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