Renault abre pré-venda do Kardian, que parte de R$ 112.790
SUV compacto tem como principal o Fiat Pulse e terá apenas o motor 1.0 turbo de 125 cv e caixa de dupla embreagem (num primeiro momento)
SUV compacto tem como principal o Fiat Pulse e terá apenas o motor 1.0 turbo de 125 cv e caixa de dupla embreagem (num primeiro momento)
A Renault acaba de abrir a pré-venda do Kardian, nesta segunda-feira (19), com preço inicial de R$ 112.790. O SUV estreará em março e os clientes que aderirem à campanha terão prioridade de entrega.
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Num primeiro momento, o carro será ofertado para uma lista de clientes selecionados previamente. A reserva para o público geral terá início na terça-feira (20). O Kardian será oferecido em 3 versões, partindo da Evolution, equipado já com motor TCe 1.0 turbo de 125 cv e 22,5 kgfm de torque, combinado com transmissão de dupla embreagem e seis marchas. O preço inicial é de R$ 112.790.
A versão intermediária Techno tem preço sugerido de R$ 122.990 e a topo de linha Première Edition custará R$ 132.790. Ela que brigará diretamente com o Pulse Impetus, que parte de R$ 131.990, assim como o VW Nivus Comfortline 200 TSI, que começa em 132.390.
Clientes que participaram da ação My Kardian Now terão 24 horas de exclusividade na compra e quem for ao programa R Pass terá benefícios como brindes, devolução do sinal de R$ 1 mil, entrega prioritária, no fim de março, e até mesmo participação na festa de lançamento do carro.
A versão de entrada, Evolution (R$ 112.790) já chega com pacote de conteúdos que oferece seis airbags, assistente de partida em rampa (HSA), piloto automático, sensores de estacionamento, câmera de ré, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, câmbio eletrônico e-Shifter, borboletas atrás do volante, multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, assim como retrovisores elétricos e ar-condicionado digital. Chama atenção as rodas Flexwheel de 16 polegadas. Não sabe o que é isso, é uma roda de aço com calota.
Já o Renault Kardian Techno (R$ 122.990) adiciona frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console com apoio de braço, acabamento em revestimento premium, rodas de liga leve de 17 polegadas e barras de teto.
E por fim a versão topo de linha Première Edition adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de distância segura, alerta de ponto cego, câmera Multiview (com quatro lentes), sensores de estacionamento dianteiro, acendimento automático dos faróis, assim como luz ambiente Multi-Sense, carregador de smartphone por indução, rodas de 17 polegadas exclusivas, teto biton e faróis de neblina.
Num primeiro momento, o Kardian será oferecido apenas com motor 1.0 turbo e caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas. Os executivos não confirmam e até desconversam, mas deixam em aberto que se houver demanda, novas versões com mecânica simplificada podem entrar no portfólio. “Não vamos falar de novos modelos de motorização neste momento”, aponta o diretor de Marketing da Renault, Aldo Costa Jr.
Mesmo que a marca não tenha descontinuado nenhum modelo para encaixar o Kardian, é quase certo que uma versão 1.6 aspirada poderá se posicionar na base da linha e ser o sucessor do Stepway que segue em produção, mesmo com seu fim profetizado há um bom tempo. Uma versão simplificada será fundamental para que o Kardian consiga disputar terreno com as versões de entrada do Pulse, que começam na faixa dos R$ 103 mil
A expectativa é alta, o Kardian dará o pontapé inicial na nova fase da marca. Além de estrear uma nova plataforma CMF e gama de produtos, a Renault quer deixar para trás os dias de fabricante de populares.
Claro que Kwid e Sandero, assim como o Logan, seguiram em linha até completar o limite dos cronogramas de fabricação. Mas o que a Renault quer é maximizar a rentabilidade. E para isso, precisa de um carro com valor agregado. Não dá para faturar apenas com modelos de entrada.
O modelo faz parte do pacote de R$ 5,1 bilhões no plano de investimentos entre 2021 e 2025. Só o Kardian demandou R$ 2 bilhões em recursos. O modelo servirá de base para um novo SUV de porte médio. Mas por hora o foco são os compactos derivados de hatches, como Nivus e Pulse.
Segundo Costa Jr., os SUVs derivados de hatches compactos são expressivos no segmento B-SUV e corresponderam a 97 mil unidades em 2023. Volume que se traduz em um percentual de 21% na categoria.
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Mas este parece ser um Sandero bombado com preço de suv.