O SUV médio será produzido no Brasil, trará equipamentos inéditos para a gama da marca e terá porte acima da média de seu segmento
A Renault do Brasil revelou que seu novo SUV nacional se chamará Austral. A marca também confirmou que ele será do segmento C, ou seja, um modelo médio como o Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Os planos da Renault é de lançar o Boreal no Brasil, expandindo para o resto da América Latina e depois para outros continentes. O objetivo é vendê-lo em mais de 70 países.
VEJA TAMBÉM:
Esse nome faz alusão a aurora boreal, fenômeno que cobre o céu de luzes coloridas em regiões de alta latitude no hemisfério norte. A linha francesa da Renault já possui o Austral, que vem de um fenômeno similar no hemisfério sul — a aurora austral.
Assim como o Kardian, o projeto do Renault Boreal vem sendo tocado pela engenharia brasileiro. Ele utilizará a plataforma RMP que estreou no compacto e que permite fazer carros maiores, como a futura picape Niagara.
Segundo o portal Autos Segredos, o novo Boreal será derivado do Dacia Bigster. O SUV romeno mede 4,57 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,71 m de altura. Isso o coloca entre os maiores do segmento, junto do VW Taos.
O desenho da dianteira e da traseira serão exclusivos no Austral, seguindo a identidade visual dos carros europeus da Renault. Apenas as portas e algumas estamparias serão compartilhadas com o Bigster.
O Renault Boreal marcará a estreia de alguns equipamentos na linha nacional da marca, como o teto solar panorâmico. Sob o capô estará o 1.3 turbo TCe, que produz 163 cv e 25,5 kgfm após se adequado para o Proconve L8. O câmbio será de dupla embreagem, não o CVT atual.
Esse SUV está previsto para chegar ao mercado ainda em 2025, o desenho será revelado nos próximso meses. A Renault aposta forte nele e afirma que irá mudar o patamar da marca no mercado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |