Renault Duster é rebaixado em teste do Latin NCAP; marca contesta

SUV da marca francesa recebeu zero estrela em 'crash test' após mudança no protocolo da entidade com sede no Uruguai

renault duster crash test latin ncap 9
SUV em teste de colisão (Foto: Latin NCAP | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 27/08/2021 às 15h10
Atualizado em 14/08/2024 às 14h28

O Latin NCAP submeteu o Renault Duster ao teste de colisão. De acordo com a entidade com sede no Uruguai, o resultado foi de zero estrela no novo protocolo.

Segundo o Latin NCAP, o SUV apresenta três problemas:

  1. Não oferece airbags laterais de corpo nem de proteção lateral de cabeça padrão como o modelo vendido na Europa sob a marca Dacia;
  2. No impacto frontal, o modelo apresentou estrutura instável e perda de combustível; e
  3. No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta.

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A entidade ainda recomendou recall. Isso em razão da abertura da porta no teste de impacto lateral.

Questionada sobre o teste, a Renault se manifestou por meio de nota:

Em relação ao teste do modelo Renault Duster divulgado pelo Latin NCAP em 27 de agosto de 2021, a Renault do Brasil informa:

O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.

Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes.

É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.

A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

Fotos: Latin NCAP | Divulgação

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5 Comentários
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Eugenio 30 de agosto de 2021

A reposta da Renault e sem noção…. falta de respeito ao consumidor final….. Renault TE LIGA , na era da informação ignorância é uma eleição..

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Marco Erick 28 de agosto de 2021

Obrigado pela divulgação dos resultados!Acho importante saber a performance do veículo que vamos adquirir em relação aos testes de segurança! Afinal, em um custo cada vez maior, precisamos estar mais seguros…

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Edilson 27 de agosto de 2021

A Renault comenta que este veículo teve 4 estrelas em 2019. Então, pioraram o carro (bom para a Renault e ruim para o cliente) ou os critérios do Latin NCAP ficaram mais rigorosos (bom para o cliente e ruim para a Renault). A Renault informa alguns opcionais que nem seriam exigidos por lei, desviando o foco. O que nos interessa é a segurança da família dentro do veículo. O resto é maquiagem barata para enganar o consumidor. Fazer um carro seguro para a família é mais custoso, porém, obrigatório se quiser continuar no mercado.

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Andre Rocha 27 de agosto de 2021

Os critérios da LATIN NCAP mudaram, visando melhor segurança, o que é bom para o consumidor, até o ponto onde a montadora começa a cobrar a mais por isso, e ruim para a montadora pois terá que revisar e investir mais tempo/dinheiro para se adequar aos novos padrões.
Responder como ela respondeu só demonstra o quanto estão preocupados com a segurança do consumidor. O negócio é baratear custos e vender pelo melhor preço possível sem reclamações. infelizmente é ele (dinheiro) quem manda. E sabe o que ela vai fazer pra mudar isso nesse momento? Nada, porque seu projeto rendeu 4 estrelas em 2019

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Marco Erick 28 de agosto de 2021

Disse tudo!!!

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