Renault Duster Iconic Plus 2025: segurança coloca SUV de volta ao páreo
A montadora francesa reforçou a segurança de seu principal SUV, resolvendo algumas das maiores críticas do modelo
A montadora francesa reforçou a segurança de seu principal SUV, resolvendo algumas das maiores críticas do modelo
O Renault Duster foi o primeiro concorrente direto do Ford EcoSport, criador do segmento de SUVs compactos. Na atual segunda geração ele patinava no mercado, por dever equipamentos de segurança e pela concorrência ter fortalecido.
Logo em janeiro de 2024 a Renault remediou as maiores críticas: trouxe um reforço na segurança de toda a linha Duster. Agora o SUV conta com seis airbags, faróis em LED, regulagem elétrica de altura do facho e sensor de chuva. Junto dessas mudanças veio o sobrenome Plus.
No pacote de melhorias também vieram itens de conveniência, como o novo console central com apoio de braço, entradas USB do tipo C e carregador de smartphone por indução.
O que não mudou no Renault Duster Plus foi a mecânica. O motor 1.6 aspirado segue com opções de câmbio manual ou CVT, enquanto a versão de topo utiliza o 1.3 turbo aliado a caixa CVT.
Seu porte acima da média do segmento, similar ao dos SUVs médios, fazem do Duster a opção para quem privilegia o espaço interno. A altura de rodagem também é das maiores, ajudando no fora de estrada leve.
SUV compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.
Produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
R$ 157.990
O Renault Duster Iconic Plus está no segmento mais concorrido do mercado Brasileiro. Levando em conta apenas o espaço interno e a altura de rodagem, seus maiores trunfos, o concorrente mais próximo é o Citroën C3Aircross de cinco lugares.
No segmento existem também os seguintes modelos: Volkswagen T-Cross, Fiat Fastback, Honda HR-V, Caoa Chery Tiggo 5x, Peugeot 2008, Citroen C4 Cactus, Jeep Renegade, Renault Captur, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker são seus rivais.
O motor 1.3 turbo TCe da Renault Duster Iconic é fruto de um projeto compartilhado entre a marca francesa e a Mercedes-Benz. Ele produz 170 cv com etanol e 162 cv com gasolina. O torque é sempre 27,5 kgfm, independente do combustível.
O câmbio é CVT com simulação de oito marchas. O conjunto mecânico possui funcionamento suave, com o motor turbo entregando a força de forma progressiva em um uso mais civilizado.
Esse motor é um dos mais fortes do segmento, o que ajuda a dar um desempenho acima da média para o Duster.
Segundo a etiquetagem do Inmetro, o consumo do Renault Duster Iconic Plus é de:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 7,7 km/l | 8,4 km/l |
Gasolina | 10,8 km/l | 11,5 km/l |
O volume do porta-malas é de 475 litros. A capacidade de carga é de 500 kg,
O SUV utiliza McPherson na dianteira com eixo de torção na traseira. O conjunto multilink na traseira é oferecido apenas na versão de tração integral, que não é vendida no Brasil.
O Renault Duster Iconic Plus utiliza disco ventilado nas rodas dianteiras. No eixo traseiro são utilizados tambores.
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Só o motor que presta ! No resto perde em tudo para o Renegade. Acabamento, freios, suspensão e equipamentos de série o Renegade da um banho no Duster !
Tive duster 4WD por vários anos. É uma pena que a Renault parou no tempo e hoje deixa a desejar a TODOS seus concorrentes.
Renegade perde tb em altura, pmalas e é mais caro