A marca francesa quis celebrar os 10 anos de sua minivan de uma forma bastante especial, que incluía um V10 central
Carros conceitos costumam ser apenas maquetes estáticas de como os projetistas imaginam o futuro do automóvel. As vezes eles usam essa liberdade criativa para realizar projetos malucos e funcionais, como uma minivan equipada com motor V10 de Fórmula 1. Esse é o caso da Renault Espace F1.
Ela foi apresentada em 1994, no Salão de Paris, para celebrar os 10 anos da primeira minivan europeia e também da participação da Renault na F1. Sobrou pouco de uma Espace comum, apenas o suficiente para ser identificada.




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Agora em 2025 a Renault Espace F1 está voltando a cultura pop. No início do ano ela virou miniatura através da Hot Wheels e em dezembro ele foi adicionado ao Gran Turismo 7.
Esse conceito ficou famoso no mundo digital há 26 anos, em Gran Turismo 2. A Renault Espace F1 era um dos carros mais rápidos do jogo, porém era um dos mais caros.
A série Gran Turismo foi a única a digitalizar essa super minivan. Felizmente a Renault leva o carro para eventos esporadicamente, para que possa ser visto de perto. Ele até já participou do Goodwood Festival of Speed.

O trabalho de fazer o Renault Espace F1 não foi feito dentro do fabricante, quem recebeu a tarefa foi a Matra. Essa empresa francesa de engenharia produzia a minivan desde o seu lançamento, mas também atua na área aeroespacial e na produção de misseis.
O carro foi feito com um chassi de fibra de carbono similar ao do Williams FW15C, mas com medidas próximas ao da Espace. A carroceria também era feita em fibra de carbono, com a lateral alargada e tomadas de ar mais agressivas.
A parte mais icônica desse carro era o seu grande aerofólio, que tinha luzes nas pontas. As rodas usavam coberturas aerodinâmicas, similares a de alguns protótipos de Le Mans.




O motor V10 3.5 de Fórmula 1 era montado em posição central e exposto dentro da carroceria. No lugar dos sete assentos haviam apenas quatro bancos concha com cintos de cinco pontos, sendo os da segunda fileira ao lado do motor.
A Espace F1 rendia 800 cv a 13.800 rpm, o motor não foi amansado para o conceito. A Renault mediu o desempenho e conseguiu os seguintes números:
Dois carros foram feitos, um era apenas estático enquanto outro era funcional. O primeiro está sob posse da Renault, em seu museu, enquanto o segundo está no museu da Matra.
O modelo estático pode ser identificado pelo par de tomadas de ar verticais prateadas no para-choque dianteiro e as calotas aerodinâmicas, enquanto o funcional não conta com esses detalhes. Curiosamente, em Gran Turismo 2 foi usado o modelo estático e agora na sétima edição está o funcional.
Se fosse apenas um carro feito para os salões já seria um dos mais icônicos. Ter feito uma unidade funcional e com todo esse desempenho tornou o Espace F1 ainda mais especial.
E quem pilotou ele para os testes? Alain Prost e David Coulthard. Eles até levaram Frank Williams para passear no evento. Existem alguns vídeos do carro acelerando na internet.
Agora é possível pilotá-lo em Gran Turismo 7 e fizeram uma reprodução bem fiel do som emitido pelo V10 aspirado. Para os mais saudosistas será preciso tirar a poeira do PlayStation 1 ou procurar um emulador.
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