Renault Kardian é apresentado com inédito motor 1.0 turbo
Renault Kardian chega às lojas em março para brigar com Pulse e Nivus e aposta em caixa de dupla embreagem e assistentes de condução
Renault Kardian chega às lojas em março para brigar com Pulse e Nivus e aposta em caixa de dupla embreagem e assistentes de condução
A Renault acaba de apresentar o Kardian, seu SUV compacto que chega para brigar com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. O modelo estreia a nova plataforma modular derivada da CMF e o motor 1.0 turbo três cilindros de 125 cv e 22,4 kgfm de torque e transmissão de dupla embreagem.
Com início da produção programada para janeiro e lançamento comercial previsto para março, o Kardian marca a mudança de estratégia da Renault. A marca quer atuar em um segmento de tíquete mais elevado, como fez Fiat e Volks.
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E o SUV chega com credenciais para tal, o modelo tem como destaque o novo motor 1.0 turbo, mas também adiciona itens que eram ficção na gama brasileira da Renault, como quadro de instrumentos digital, acionamento elétrico de transmissão, assistentes de condução e qualidade de acabamento superior.
Segundo executivos da marca, o Kardian quer abrir novas frentes para a Renault. “Queremos conquistar novos públicos, mas vamos manter nossas fortalezas como a liderança no segmento de vans com a Master e boa participação entre os modelos de entrada com o Kwid”, afirma o CEO da Renault para América Latina, Luiz Fernando Pedrucci.
Por hora, o Kardian foi exibido (estaticamente) em sua versão mais sofisticada, Premier Edition. As demais opções serão reveladas na véspera do lançamento comercial. Se a Renault manter a nomenclatura atual, deveremos ver opções como Intense, Iconic e talvez, Outsider.
Também é sabido, mas não confirmado, que o carro poderá receber transmissão manual e motores aspirados, como a unidade 1.6 16V de 120 cv, do Duster. Assim, no futuro poderíamos ver também uma versão Zen, para brigar com Pulse Drive 1.3 Manual.
Assim, a versão exibida oferece:
O Renault Kardian conta com suspensão do tipo McPherson (frente) e eixo de torção (traseira). Já os freios utilizam discos ventilados (frente) e tambores (traseira)
O Renault Kardian é um SUV compacto com medidas próximas a de hatch. Ele é quase 5 cm menor que o irmão Stepway no comprimento, menos de 1 cm a menos na distância entre-eixos. Mas o porta-malas impressiona com 358 litros (VDA) e 410 litros de volume total.
Um ponto interessante é que sua plataforma modular permite alongar a distância entre eixos em até 35 cm. Ou seja, a base permitirá desenvolver modelos maiores como uma derivação estilo cupê ou até mesmo um modelo de sete lugares, caso seja identificada demanda.
Outro atributo da nova plataforma é que ela comporta motorização híbrida em níveis, leve e até mesmo plug-in. Segundo, a Renault irá se eletrificar no mercado brasileiro. O Kardian não será o modelo que irá estrear a nova fase, mas tudo depende de como as regras serão definidas pelo governo, que poderá sobretaxar eletrificados importados, assim como estabelecer benefícios para produção local.
Se o país decidir que seremos importadores, vamos importar. Se decidir que sejamos fabricantes, teremos condições de produzir automóveis eletrificados e certamente começaremos com híbridos antes dos puramente elétricos. Temos só que definir as regras para jogar o mesmo jogo dos demais competidores”, afirmou, em alusão as desvantagens tributárias, trabalhistas e operacionais dos fabricantes chineses.
Para brigar com Pulse e Nivus, o Kardian terá que ter preço. Não adianta nada ser sofisticado, bonito e bem equipado se for inacessível.
Se fosse lançado hoje, o Kardian Premier Edition custaria algo entre R$ 130 mil e 140 mil. São valores onde figuram as versões Impetus de Pulse e Highline do Nivus. Mas em março ficaremos sabendo, junto com as demais versões e medidas de consumo, atestadas pelo Inmetro.
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Perfeito! Esses câmbios automatizados quase todos tiveram problemas, seja o Dualogic I Motion ou Easytronic …em algum momento acabam incomodando…
Bonito HATCH, nova geração da Sandero.
Ops, corrigindo…”suv”.
Agora os hatches não são mais hatches. De uns tempos pra cá eles viraram..”SUVs”…apenas aqui no Brasil – aonde existe quem goste de acreditar, e pagar mais caro.
Mais do mesmo ………..
Transmissão de dupla embreagem… me lembra o câmbio problemático dualogic e imotion…
Estes eram “automatizados”… o de dupla embreagem problemático (e muito!!!) era o powershift (ou melhor, powershit) da Ford …
Eu quis dizer da dor de cabeça que é a troca de marchas por robôs assim como é também nos câmbios de dupla embreagem. O tio da minha esposa teve problemas com o Fiat Idea, 1.8-L – E-Torque, dele com câmbio Dualogic. Problema nº 1: ninguém queria mexer neste câmbio na cidade de Ibiúna/SP; Problema nº 2: ninguém queria comprar. Vendeu na metado do prço de mercado.