Renault Kardian: como é o ‘Pulse’ francês ao volante?

SUV compacto francês chega para marcar nova fase da Renault e fomos descobrir se o Kardian roda bem no asfalto e fora dele

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Renault Kardian aposta na receita bem-sucedida que Volkswagen e Fiat adotaram com Pulse e Nivus (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 19/03/2024 às 15h03
Atualizado em 21/10/2024 às 15h49

O Renault Kardian finalmente chegou ao mercado depois de um longo e arrastado calendário de lançamento. O SUV compacto, montado sobre a nova plataforma RGMP chega para marcar uma nova fase da marca no Brasil e no mercado latino. E já conferimos como é esse francês ao volante.

A Renault quer deixar de ser um fabricante de populares como Kwid, Sandero e Logan e apostar em modelos de maior valor agregado. Ou seja, quer repetir a mesma receita que Fiat e Volkswagen, que converteram seus hatches em SUVs compactos, como Pulse e Nivus.

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Mas por quê? Simples, os SUVs têm mais lastro de valor que um hatch. Um Argo parte de R$ 85 mil, já um Pulse não sai por menos que R$ 104 mil.

kardian ao volante
Com 4,12 m de comprimento o Kardian oferece medidas práticas no uso citadino

A mesma lógica se aplica na Volkswagen. Um Polo Track, versão pé-de-boi do compacto tem preço inicial de R$ 88 mil. Já o Nivus inicia em R$ 132 mil.

Claro que nos dois exemplos, os SUVs são mais bem equipados e mais potentes que os hatches de entrada. Mas é mais fácil convencer o consumidor a pagar mais por um aventureiro do que por um hatch mais recheado. E é nisso que a Renault se embasou para trazer o Kardian.

Versões e preços do Kardian

O Kardian é oferecido em três versões. A Renault afirma que manterá os valores de pré-venda nas primeiras semanas de vendas.

Versão Preço
Kardian Evolution 1.0 R$ 112.790
Kardian Techno 1.0 R$ 122.990
Kardian Première Edition 1.0 R$ 132.790

E como é o Kardian ao volante?

Ao volante, o Kardian é diferente de tudo que conhecemos da Renault. Ele estreia o novo motor TCe 1.0 turbo de 125 cv e 22,5 kgfm de torque.

Esse motor deriva do TCe 1.3 que Renault e Mercedes-Benz desenvolveram em conjunto e por aqui equipa modelos como Duster, Oroch e Captur, assim como alemão Classe A Sedan. Junto do motor, há também a inédita caixa de dupla embreagem DW 23 de seis marchas.

kardian ao volante
Posição de dirigir agrada, com comandos à mão e boa visibilidade

Banhada a óleo, essa transmissão é uma derivação da caixa DW30, também de dupla embreagem, que equipa modelos mais potentes do grupo, inclusive o esportivo Alpine A110. Na prática significa que o carrinho é esperto e oferece um comportamento que parece ficção no Stepway 1.6, com seu cansado motor 120 cv e caixa CVT.

O torque do Kardian aparece completamente já na faixa dos 2.250 rpm. No entanto, mais de 80% estão disponíveis a partir de 1.700 giros, o que garante força constante ao SUV. Em rotações muito baixas, abaixo de 1.000 rpm há um lag, que é natural em motores turbo devido a falta de pressão na turbina.

Por outro lado, a relação entre motor e transmissão é bastante dinâmica, mas vai depender do modo de condução (MySense, Eco e Sport). O primeiro é o mais equilibrado, o segundo oferece um comportamento mais eficiente e o terceiro explora todo potencial esportivo do conjunto.

Na prática significa que o Kardian é bem esperto e não deverá deixar nada a dever para os rivais Pulse Turbo 200 e Nivus 200 TSI. Os números de consumo também se assemelham com os de seus rivais, de acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Modelo Combustível Urbano Rodoviário
Kardian Etanol 9,0 km/l 9,7 km/l
Kardian Gasolina 13,1 km/l 13,9 km/l
Pulse Etanol 8,4 km/l 10,2 km/l
Pulse Gasolina 12,1 km/l 14,4 km/l
Nivus Etanol 8,3 km/l 9,9 km/l
Nivus Gasolina 11,9 km/l 14,1 km/l

Suspensão do Kardian

O Kardian utiliza a conhecida configuração McPherson (frente) e eixo de torção (atrás). A Renault afirma ter trabalhado em conjunto, com novos batentes e ajustes que deixaram o carro mais estável e confortável.

kardian ao volante
Eixo de torção na traseira e McPherson na frente não fogem do trivial, mas acerto agrada

Com 21 cm de altura livre, o Kardian não chacoalha nas curvas. É bem justinho, absorve bem as irregularidades e tem curso elevado que não soca nos buracos. Fora do asfalto, em estradas de terra, ele encara depressões e facões sem raspar o assoalho. Ao volante, o Kardian se mostrou bastante satisfatório.

Conteúdos do Kardian por versões

A versão de entrada, Evolution (R$ 112.790) já chega com pacote de conteúdos que oferece seis airbags, assistente de partida em rampa (HSA), piloto automático, sensores de estacionamento, câmera de ré, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, câmbio eletrônico e-Shifter, borboletas atrás do volante, multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, assim como retrovisores elétricos e ar-condicionado digital. Chama atenção as rodas Flexwheel (calotas) de 16 polegadas. Não sabe o que é isso, é uma roda de aço com calota.

Já o Renault Kardian Techno (R$ 122.990) adiciona frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console com apoio de braço, acabamento em revestimento premium, rodas de liga leve de 17 polegadas e barras de teto.

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Versão topo de linha oferece pacote farto de conteúdos para brigar com Nivus e Pulse, itens que tornam o Kardian bastante agradável ao volante

E por fim a versão topo de linha Première Edition (R$ 132.790) adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de distância segura, alerta de ponto cego, câmera Multiview (com quatro lentes), sensores de estacionamento dianteiro, acendimento automático dos faróis, assim como luz ambiente Multi-Sense, carregador de smartphone por indução, rodas de 17 polegadas exclusivas, teto biton e faróis de neblina.

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