5 motivos que fazem o Renault Kwid ser melhor que um carro de F1

Apesar de ser o carro mais desenvolvido em termos de tecnologia e aerodinâmica, Fórmula 1 perde em alguns pontos para o Renault Kwid

kwid corrida f1 ferrari portal
Conforto, praticidade e confiabilidade são alguns dos pontos que jogam a favor do carro francês (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Bernardo Castro
Publicado em 15/04/2023 às 15h03
Atualizado em 17/04/2023 às 15h51

Com preços que partem dos R$ 68 mil, atualmente o Renault Kwid é um dos carros mais baratos do mercado brasileiro. O modelo, no entanto, não enche os olhos do brasileiro e, muitas vezes, é motivo de piada, já que ele tem um acabamento extremamente simplório, pouco espaço interno e não entrega muito desempenho.

Mas a verdade é que quase ninguém precisa de um supercarro para suprir as necessidades do dia a dia e, dependendo do contexto que o motorista está inserido, o compacto pode atender muito bem.

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Por isso, o AutoPapo fez uma brincadeira e colocou lado a lado alguns pontos que um Fórmula 1 (modelo mais avançado em termos de tecnologia e engenharia atualmente) perde para o Kwid. Confira:

Confiabilidade do Kwid deixa um Fórmula 1 no chinelo

0kwid outsider 2023

Por mais que você seja um motorista desleixado que não tenha nenhum cuidado com o seu carro, um Renault Kwid na sua mão certamente teria uma durabilidade consideravelmente maior do que a de um carro de Fórmula 1.

Se você seguir as recomendações do fabricante e fazer as manutenções no período indicado no manual, seu compacto certamente vai ultrapassar os 100 mil km, 200 mil km rodados. O mesmo não pode ser dito de um F1.

Por estarem operando sempre no limite, os bólidos passam muito tempo sob o cuidado dos mecânicos – boa parte fazendo diferentes acertos para a corrida e classificação é verdade. Mas, ainda assim, muitas vezes eles não são capazes de terminar um GP de cerca de 300 km sem serem acometidos por problemas de freio, motor, ou qualquer outro equipamento eletrônico.

A Alpine, por exemplo – que representa a divisão esportiva da Renault na Fórmula 1 – foi extremamente prejudicada pela confiabilidade ruim de seus carros no ano passado. Com isso, Fernando Alonso acabou ficando “a pé” nos fins de semana do GP da Austrália, Arábia Saudita e Abu Dhabi, por exemplo. Em 2023, as falhas voltaram a aparecer. Desta vez, com Esteban Ocon, na etapa de abertura, no Bahrein.

Praticidade

O Renault Kwid também é muito mais prático de se dirigir do que um Fórmula 1, e não estamos falando do fato de precisar da superlicença da FIA para guiar o monoposto em um fim de semana oficial de corrida, mas sim da burocracia para dar a partida no motor.

Em um F1 todo o processo pode levar mais de 1 hora. Isso porque ele precisa ser pré-aquecido entre 50ºC e 60ºC para que o óleo lubrificante percorra as peças internas e evite o atrito entre os componentes metálicos internos.

O óleo também é pré-aquecido por um dispositivo externo e forçado por uma bomba para percorrer todo o motor. O processo leva cerca de 30 minutos. Feito isso, um notebook é conectado ao cérebro eletrônico do motor, que informa na tela todos os parâmetros, além de um sistema de fornecimento de energia externo, já que a bateria do carro é muito pequena.

Se tudo estiver nos conformes, o propulsor é virado manualmente por um motor elétrico pneumático, que garante que o óleo lubrificante está em todas as partes. Com esse componente engatado no eixo do motor e ele é virado, o sistema elétrico dá a partida, e o carro funciona.

Desgaste de Pneu

pneu pirelli fórmula 1 2021
Pneus de F1 foram desenvolvidos para entregar máximo de desempenho, mas isso aumenta o desgaste

É quase impossível um carro de Fórmula 1 terminar uma corrida utilizando apenas 1 jogo de pneus, já que o componente tem uma vida útil pequena e, caso não seja trocado, pode acabar furando ao longo do trajeto.

Os pneus da F1 foram desenvolvidos de forma a oferecer mais aderência e, consequentemente, mais desempenho, para os carros. Essa performance é obtida através da borracha que, quanto mais lisa, maior é a área de contato possível com o solo, proporcionando mais aderência.

Para a competição, o composto é feito com um material especial que ajuda o bólido a grudar no asfalto. Mas, em consequência disso, o desgaste acontece de forma mais acelerada – que pode ficar ainda pior com base no ritmo aplicado pelo piloto durante uma volta.

Mas vale lembrar que a borracha utilizada na corrida não é igual a que se coloca em um carro de rua, e, por isso, o Renault Kwid ganha pontos nessa briga. O pneu convencional é bem mais resistente e, desde que o motorista o deixe na calibragem correta e faça o rodízio como sugere a montadora, a vida útil do componente pode ultrapassar os 4 anos de idade.

Consumo Combustível

Desde 2010 a maior categoria mundial do esporte a motor proibiu o reabastecimento durante a corrida. Agora, os carros precisam completar as provas, que têm aproximadamente 305 km de extensão, com apenas um tanque. Por regulamento, as equipes devem abastecer os bólidos com apenas 110 kg de combustível.

A medida, em quilos, é pelo fato de porque a densidade da gasolina muda conforme a temperatura, e, nesse caso, o que faz diferença no desempenho é a massa, e não a temperatura. Mas, considerando que o combustível pesa cerca de 0,75 kg/L, o tanque tem capacidade de aproximadamente 146 litros.

Durante um GP, fatores como tráfego, mapeamento de motor, carro mais leve ou pesado, etc, podem influenciar no consumo e, por isso, não é possível cravar com exatidão quantos km/L um carro de Fórmula 1 faz.

Mas, considerando que eles possuem 146 litros de combustível para percorrer 305 km durante uma corrida, o consumo é de, pelo menos, 2 km/L. O Renault Kwid, embora não atinja velocidades incríveis como um F1, tem um consumo de cerca de 14 km/L.

Kwid é muito mais confortável que um F1

Você pode até não chamar a atenção no trânsito rodando dentro do compacto da Renault, mas certamente o conforto é consideravelmente maior do que em um F1 – embora o compacto não seja uma referência de comodidade.

O monoposto de competição é extremamente apertado, e mal tem espaço para os pilotos fazerem os movimentos necessários para dirigir. Entrar e sair do carro não é das tarefas mais simples do mundo (é necessário a ajuda de terceiros até para afivelar o cinto de segurança).

Com o Kwid não tem dessa. O modelo permite que você viaje com outras três pessoas de forma relativamente tranquila – desde que não tenham uma estatura muito grande, é verdade. Além disso, ele conta com um bagageiro de 290 litros para acomodar toda a sua tralha.

Além disso, ele tem mais conectividade que um F1. No bólido de corrida o piloto conta, no máximo, com o rádio que lhe permite conversar com a equipe durante o GP, e um volante com inúmeros botões com funções que alteram o balanço do freio, limitam a velocidade para entrar no pit lane, etc.

Já o Kwid conta com painel multimídia – que na versão outsider tem conectividade em Apple CarPlay e Android Auto – bluetooth e rádio, que aumentam ainda mais a experiência de quem está dirigindo.

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27 Comentários
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Juca do bilau 29 de outubro de 2023

Tenho um kwid faz 28 km por litro na cidade , só acho caro e o preço da plataforma que o leva

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Alex 26 de julho de 2023

Gostei da brincadeira. Kwid é segmento de entrada e urbano. Com carga tributária correta, é boa resposta para percursos URBANOS.

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Paulo 22 de abril de 2023

Bem…. minha kombi 1961 também é muito melhor que um F1, levando em conta a comparação bizarra…

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Ricardo 21 de abril de 2023

Uma carniça dessa nem deveria vender aqui no Brasil! Carro consegue ser pior do q qq carro popular das antigas custando 60k !!!

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Márcio 5 de julho de 2023

Kkkk… só fala isso pq é indignado com o preco. Bom era andar de Fusca, fedendo gasolina, arriscado a pegar fogo pq podia vazar gasolina em cima do escape, assim como as Kombi e pegar fogo, quase nem tinha barulho interno, arriscado a morrer sufocado com o aquecedor que vinha direto do escape, etc … É cada um q não sabe o que fala, que nem dá pra acreditar…kkkkkk

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Eduardo 23 de janeiro de 2024

Tenho um Kwid Zen 23/24 e posso garantir que é mutíssimo melhor e mais confiável e seguro que: Palio EX 1.0 1999 que tive que era uma carroça, super perigoso em ultrapassagem; Palio Economy 2010 que não tinha nada de Economy pois fazia 9km/l cidade e teve furado selo do motor umas 5 vezes até 100 mil km e vivia com falhas elétricas desde zero km; Fiesta SuperCharger que era super gastão e a pintura descascou sozinha; Ka 1.0 que entrava água desde zero e aqui em casa era conhecido como aquamóvel; Fiesta 1.6 2013 que enferrujou inteirinho de dentro pra fora desde zero km e nunca foi pra praia, Ecosport 2014 que tive que também enferrujou inteira de dentro pra fora sem motivo aparente e começou do nada a vazar óleo de câmbio pela junta e vendi e comprei um Kwid e um Onbix LT aspirado 2023. Sem comparação carro zero atual com qualquer dessas bombas de mais de 10 anos atrás. Kwid 4 airbags nota 3 crashtest e Onix gabaritou, segurança máxima e ambos fazem 15 km/l na cidade e mais de 20km/l na estrada sempre com ar ligado. Seguro Kwid 1000 reais e o do Onix 1500 reais. Da Ecosport era mais caro que os 2 juntos. Resumindo: carro velho te deixa mais perto da morte e mais perto da pobreza. Quer progredir? Anda de carro zero km.

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NORBERTO MARCHER MÜHLE 18 de abril de 2023

Uma “matéria” dessas é muita falta de assunto…

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Bruno 18 de abril de 2023

Meldels o povo passa vergonha no crédito e no débito mesmo. Está escrito no começo do texto EM NEGRITO QUE É UMA PIADA mas sempre tem um emocionado que quer aparecer por aparecer.

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Sergio 17 de abril de 2023

Tenho um kwid zen, mesmo estando suspeita minha opinião, é um carro que me atende em tudo que faço com ele. Difícil comparar com outro modelo ou marca, até porque ele não tem comparação (espero que pelo ao menos por enquanto).

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Paulo Guimarães 17 de abril de 2023

Muito bom o texto, como dito no início, em tom de brincadeira. Tenho um Kwid e é um excelente carro, econômico e funcional no trânsito da cidade, e anda bem na estrada.

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Edson A N 16 de abril de 2023

Kkk, melhor piada do dia

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Cristiano Roqur 16 de abril de 2023

Fala que esse carro humilha um carro de F1 só o volante de um carro de F1 já vale mais que esse carro kkkkkkkkkkkkk

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Rafael 16 de abril de 2023

Que reportagem tosca. Sou proprietário de um Kwid, mas nunca vi uma matéria tão ruim

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Siqueira MM 16 de abril de 2023

Essa matéria foi areia no olho do leitor! Falta qualquer critério e sobra bajulação.

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Carlos Alberto 16 de abril de 2023

Da onde o reno porkid e melhor k um fórmula 1 tão até Loko da cabeça só pode kkkkkkk e um carro compacto isso podemos admitir mais não e confiável a nível de outros carros k temos mais antigos por exemplo carros da Ford. Escort Zetec 99 16 válvulas aí estamos falando de carro né

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Guedes 16 de abril de 2023

Vendi meu kwid porque a suspensão era terrível, logo iria quebrar. Agora, depois dessa reportagem, estou arrependido….

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Carlos Eduardo bertoni Camargo 16 de abril de 2023

Q comparação tendenciosa. Faça a mesma comparação com qualquer outro carro e o resultado será o mesmo. Tem q comparar com outros carros do mesmo segmento.
E deve ter esquecido de colocar “notícia paga”, na próxima não esqueça!

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VELHO VAMP 16 de abril de 2023

Tosco.

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Ederson 16 de abril de 2023

Existe um erro co eventual no texto, quando ele diz que a área do o pneu ajuda na aderência, sendo que área de contato não influencia no atrito conforme a fórmula diz, Fat = μ.N, onde μ(mi) coeficiente de atrito do material e N a normal, ou seja independe da área de contato.

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Carlos 16 de abril de 2023

Opa… Que erro grotesco. O tanque de um fórmula 1 são, aproximadamente, 146 litros. Densidade é massa sobre volume, então divide-se 110 por 0,75 e não multiplica….. quanto menor a densidade maior volume ocupado. O chumbo por exemplo tem alta densidade (11,3 g/cm³) com pequeno volume.

AutoPapo
AutoPapo 16 de abril de 2023

Oi, Carlos!

Obrigado pela observação!

Abraços

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Rodrigo faria 15 de abril de 2023

Pensa em um negócio pequeno rapido e veloz…. hiihhuuu so nao faz filho mais faz história…. vem ser feliz no kwid zen intensamente rodo de app to feliz 48x.kkk pra pagar o glória

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Marcus 15 de abril de 2023

Nessas horas que sentimos falta do botão “desver” nas postagens.

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Santiago 15 de abril de 2023

Eu ia comprar um Formula-1 na próxima segunda-feira. Até já tinha contratado o financiamento e o seguro.
Agora, depois de ler esta matéria, fiquei na dúvida: Estou quase desistindo do Formula-1, e optando pelo Kwid…

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Bruno Marques 15 de abril de 2023

Pra comparação ficar ainda melhor, é só “PILOTAR” o kwid no mesmo regime de um F1…por pelo menos o mesmo tempo de um grande prêmio e ver o resultado. Mas não pode ter pena do que o fabricante recomendou.

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Marcelo 21 de abril de 2023

Quem escreveu esse assunto deve trabalhar pra Renault , bela propaganda
Já notaram que as rodas são presas com apenas 3 parafusos
Dá pra confiar na estrada ?
Se não pegar nenhum buraco ,KKK,,,

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Paulo henrique Guedes 29 de outubro de 2023

Corcel e a belina da Ford tinha três parafusos amigo e numca a roda saiu do lugar. Agora carro três cilindros tou fora se de 4 já não é muito bom.imagine de três com esses motores descartáveis.

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