Renault Logan se aposenta no Brasil após 17 anos

O sedã compacto era produzido apenas para atender a demanda de empresas, agora a última foi atendida e ele saiu de linha

renault logan
Ele criou a fórmula do sedã compacto com porte de médio (Foto: Renault | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 31/10/2024 às 11h00
Atualizado em 01/11/2024 às 16h38

O segmento dos sedãs compactos teve mais uma baixa: A produção do Renault Logan em São José dos Pinhais (PR) foi encerrada após 17 anos. A informação foi confirmada pela montadora a revista Auto Esporte.

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Esse sedã compacto estava em linha apenas para atender a encomendas de uma grande locadora. As vendas do Renault Logan nessa última fase era majoritariamente para empresas.

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Nesse final de carreira ele era vendido em duas versões, a Life e a Zen. Ambas traziam o motor 1.0 de três cilindros e 82 cv. Os preços eram mais altos que os de seu irmão Stepway 1.0 e o pacote de equipamentos era mais simples.

O Stepway 1.0 deverá seguir os passos do irmão até o final do ano. Ele e o Logan não terão sucessores diretos, a Renault está focando no Brasil em um SUV médio e uma caminhonete intermediária.

O Kardian fica como sucessor indireto do Sandero e do Stepway, porém não oferece versão 1.0 aspirada. O Kwid segue como carro de entrada.

renault logan 2007 vinho frente parado
A primeira geração não escondia a simplicidade (Foto: Renault | Divulgação)

O Renault Logan foi lançado no Brasil em 2007 e inaugurou o conceito de carros compactos de baixo custo com porte de médio. Seu tamanho era similar ao do Toyota Corolla da época, porém o interior era mais simples que o do Clio.

Além de simples, o Renault Logan era robusto e valente. Ele conquistou um público cativo que precisava de um carro como ferramenta, como os taxistas.

Na segunda geração foram resolvidas algumas das principais críticas, como o desenho simples. O Logan ganhou um visual mais bem trabalhado e que não passava imagem de ser um carro de entrada.

A última mudança significativa foi a troca dos motores antigos pela família SCe, com o 1.0 de três cilindros e um 1.6 16v mais eficiente. Por pouco tempo teve a opção de câmbio CVT, que vinha junto de uma suspensão mais alta.

Nos últimos dois anos ele ficou limitado a duas versões de entrada com motor 1.0, até chegar ao fim anunciado hoje.

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