Renault Logan se aposenta no Brasil após 17 anos

O sedã compacto era produzido apenas para atender a demanda de empresas, agora a última foi atendida e ele saiu de linha

renault logan
Ele criou a fórmula do sedã compacto com porte de médio (Foto: Renault | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 31/10/2024 às 11h00

O segmento dos sedãs compactos teve mais uma baixa: A produção do Renault Logan em São José dos Pinhais (PR) foi encerrada após 17 anos. A informação foi confirmada pela montadora a revista Quatro Rodas.

Esse sedã compacto estava em linha apenas para atender a encomendas de uma grande locadora. As vendas do Renault Logan nessa última fase era majoritariamente para empresas.

VEJA TAMBÉM:

Nesse final de carreira ele era vendido em duas versões, a Life e a Zen. Ambas traziam o motor 1.0 de três cilindros e 82 cv. Os preços eram mais altos que os de seu irmão Stepway 1.0 e o pacote de equipamentos era mais simples.

O Stepway 1.0 deverá seguir os passos do irmão até o final do ano. Ele e o Logan não terão sucessores diretos, a Renault está focando no Brasil em um SUV médio e uma caminhonete intermediária.

O Kardian fica como sucessor indireto do Sandero e do Stepway, porém não oferece versão 1.0 aspirada. O Kwid segue como carro de entrada.

renault logan 2007 vinho frente parado
A primeira geração não escondia a simplicidade (Foto: Renault | Divulgação)

O Renault Logan foi lançado no Brasil em 2007 e inaugurou o conceito de carros compactos de baixo custo com porte de médio. Seu tamanho era similar ao do Toyota Corolla da época, porém o interior era mais simples que o do Clio.

Além de simples, o Renault Logan era robusto e valente. Ele conquistou um público cativo que precisava de um carro como ferramenta, como os taxistas.

Na segunda geração foram resolvidas algumas das principais críticas, como o desenho simples. O Logan ganhou um visual mais bem trabalhado e que não passava imagem de ser um carro de entrada.

A última mudança significativa foi a troca dos motores antigos pela família SCe, com o 1.0 de três cilindros e um 1.6 16v mais eficiente. Por pouco tempo teve a opção de câmbio CVT, que vinha junto de uma suspensão mais alta.

Nos últimos dois anos ele ficou limitado a duas versões de entrada com motor 1.0, até chegar ao fim anunciado hoje.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário