Renault Megane E-Tech chega para fazer o que o Zoe não conseguiu
Renault converte seu hatch em um SUV elétrico para seguir tendência de mercado com preço sugerido de R$ 280 mil
Renault converte seu hatch em um SUV elétrico para seguir tendência de mercado com preço sugerido de R$ 280 mil
Quem acompanha o AutoPapo certamente já notou que muitos fabricantes estão lançando SUVs elétricos com nomes de modelos famosos. E um deles é o Megane E-Tech, que acaba de estrear no Brasil por R$ 279,9 mil.
O nome Megane é um velho conhecido do consumidor brasileiro e europeu. A família estrou na Europa em 1995, com hatch, sedã, cupê, perua, minivan e teve até conversível.
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Mas com a virada para a eletrificação, o Megane passou por uma metamorfose e se transformou em um SUV. E a razão é simples: o utilitário-esportivo tem mais imponência, valor agregado, o que torna justificável um preço mais elevado.
Basta lembrarmos do Zoe, da própria Renault, que foi um dos primeiros elétricos vendidos por aqui, mas que nunca emplacou. O carrinho e uma delícia, mas quem pagaria R$ 240 mil num carrinho do tamanho do Sandero?
Por outro lado, um SUV elétrico tem mais apelo comercial que um hatch. Ele se manifesta como um cartão de visitas de alguém bem-sucedido. Coisas do marketing.
E as pretensões da Renault são otimistas. O primeiro lote do Megane E-Tech para outubro conta com 320 unidades. Assim, a marca francesa que se estabelecer como potência em elétricos.
O Megane E-Tech é equipado com um motor de 220 cv e 30,6 kgfm de torque, combinado com transmissão de marcha única e tração dianteira. A Renault declara aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e retomada de 80 a 120 km/h em apenas 4,4 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h, limitada eletronicamente.
Para dar energia ao motor, o SUV utiliza baterias de 60 kWh. O conjunto pesa 394 kg, que correspondem a cerca de 25% do peso total do Megane, que é de 1.680 kg.
A Renault divulgou quatro medidas de automia, três seguindo a metodologia SAEJ1634 e uma do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que são:
Metodologia | Ciclo | Autonomia |
---|---|---|
SAEJ1634 | Urbano | 495 km |
SAEJ1634 | Rodoviário | 463 km |
SAEJ1634 | Misto | 481 km |
PBEV | Misto | 337 km |
O tempo de recarga varia de acordo com a fonte. As variações podem ser de menos de uma hora a até mais de um dia na tomada.
Fonte | Potência | % | Tempo |
---|---|---|---|
Eletroposto | 130 kW | 15-80 | 36 min |
Wallbox | 22 kW | 15-80 | 1h50 |
Tomada 220V | 2 kW | 15-80 | 20h |
Tomada 220V | 2 kW | 100 | 30h |
O Renault Megane E-Tech chega em versão única de acabamento. Para esse primeiro lote, a Renault trouxe o SUV sem ajuste elétrico dos bancos, pois não tinha essa disponibilidade na matriz, assim como o multimídia com tela vertical. Mas são itens que deverão entrar nos lotes futuros do modelo. Assim, sua lista de equipamentos conta com:
O Megane E-Tech utiliza conjunto independente nas quatro rodas. A configuração é McPherson (frente) e Multilink (traseira). Os freios contam discos ventilados (frente) e sólidos (traseira), com auxílio do freio motor para regeneração de carga da bateria.
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R$ 280.000,00 nesse carro? A montadora está de brincadeira, né?