Renault terá elétrico nacional em 2027, com modelos da Geely saindo do PR em 2026

Montadora francesa confirma fabricação de modelos da nova sócia em São José dos Pinhais (PR); haverá quatro novos modelos até 2027

image 15672227
Fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) agora é dividida com a Geely (Foto: Renault | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 18/11/2025 às 17h00

Uma semana após oficializarem a criação de uma joint venture no país, a Renault e a chinesa Geely detalharam, nesta terça-feira (18), os próximos passos da operação brasileira.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Com um investimento anunciado de R$ 3,8 bilhões, a fábrica da marca francesa em São José dos Pinhais (PR) produzirá veículos da nova sócia asiática a partir de 2026. Um ano depois, o primeiro Renault elétrico nacional será lançado.

VEJA TAMBÉM:

O anúncio, que contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do governador do Paraná, Ratinho Junior, marca uma profunda reestruturação no complexo industrial Ayrton Senna, que poderá dobrar sua capacidade produtiva.

A Geely, dona de marcas como Volvo e Lotus, adquiriu 26,4% das ações da operação brasileira da Renault. Segundo Ariel Montenegro, presidente da Renault do Brasil, trata-se de uma “estratégia de ganha-ganha”: os chineses ganham acesso imediato a uma planta de 2,5 milhões de metros quadrados e à rede de concessionárias, enquanto os franceses absorvem tecnologias de eletrificação e novos métodos produtivos.

O executivo ressaltou que a fabricação dos modelos Geely será completa, descartando regimes de montagem simplificada (SKD). “Faremos todos os processos aqui”, afirmou Montenegro.

Geely EX 2 Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Geely Curitiba, 25/09/2025
Geely EX2 é um dos modelos cotados para a fabricação nacional (Foto: Geely | Divulgação)

Novos produtos

O cronograma industrial prevê o início da produção de dois modelos da Geely em 2026. Embora a montadora não confirme os nomes, a aposta de um deles recai sobre o Geely EX2, um compacto elétrico que rivalizaria diretamente com a BYD, visando preços mais competitivos ao driblar o imposto de importação.

Pelo lado da Renault, haverá a atualização de um produto atual no segundo semestre de 2026 — especula-se a hibridização da linha Kardian ou do SUV Duster — e o lançamento de um carro inédito, 100% elétrico e de produção nacional, em 2027.

Renault Duster Iconic Plus 1 3 TCe turbo 2026 cinza Cassiopé com pacote outsider frente parado em deserto
Renault Duster pode ganhar “renovação” com nova parceria (Foto: Renault | Divulgação)

Este novo veículo utilizará a arquitetura modular derivada da GEA, da Geely, que permite maior autonomia e eficiência. A plataforma servirá de base para diversos segmentos, indicando que o futuro elétrico da Renault no país, possivelmente um sucessor ou evolução do Kwid E-Tech.

Este é o maior movimento da Renault no país desde a inauguração de seu complexo em 1998, também posicionando a unidade paranaense como um polo exportador de tecnologia híbrida e elétrica para a América Latina.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário