A medida beneficia motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e está prevista em medida provisória publicada em 10 de dezembro de 2025
O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira (9) o primeiro lote de carteiras nacionais de habilitação (CNHs) renovadas automaticamente. A medida beneficia motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e está prevista em medida provisória publicada em 10 de dezembro de 2025.
Segundo o governo, a renovação automática de CNH será feita de forma totalmente digital, pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), sem necessidade de exames presenciais, deslocamento aos Detrans ou pagamento de taxas adicionais. A atualização ficará disponível no aplicativo da CNH do Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Os condutores contemplados receberão uma mensagem no celular parabenizando pelo feito, além de um selo de “bom condutor”. A gratuidade vale para a versão digital da carteira. Quem desejar a versão física deverá solicitar ao Detran e pagar pelo serviço.
O cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) é requisito para participar do programa e pode ser feito pelo aplicativo da CNH ou pelo Portal de Serviços da Senatran.
Há restrições: motoristas com 70 anos ou mais não estão aptos ao benefício. Já os condutores a partir de 50 anos terão direito apenas uma vez. A medida também não se aplica a quem possui validade reduzida da CNH por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde.
De acordo com o ministro Renan Filho, a iniciativa busca valorizar os motoristas responsáveis e reduzir a burocracia. “O Estado brasileiro está dizendo ao cidadão: seja um bom condutor para não pagar taxa nem novos exames”, afirmou.
Saiba quem tem direito, como funciona, como obter a CNH física e as restrições para obter a renovação automática da carteira de motorista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|