Renovação de frota: crédito de R$ 30 mil é piada de mau gosto

Projeto de renovação de frota está tomando forma há mais de 20 anos, mas valor proposto está completamente fora da realidade dos caminhoneiros autônomos

mercedes benz 1513
Renovar quer tirar caminhões como esse de circulação (Foto: Érico Pimenta | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 29/03/2022 às 16h03
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41

O Governo Federal deve publicar ainda nesta semana uma Medida Provisória que vai, por fim, criar o programa Renovar, que tem como objetivo fazer a renovação de frota de caminhões antigos, como também implementos. Há mais de 20 anos em discussão, o programa de renovação de frota também vai contemplar ônibus.

Apesar da longa espera por um programa de renovação de frota, o governo mais uma vez mostra que não conhece a realidade dos caminhoneiros autônomos ou que já são pequenos transportadores. O motivo: o ridículo bônus de até R$ 30 mil na “venda” do caminhão ao programa.

De acordo com o Ministério da Economia, a iniciativa é voluntária, ou seja, o caminhoneiro opta por entrar no Renovar ou não, e caso ele queira, deve entregar o caminhão em pontos de desmanche credenciados por órgãos de trânsito e receberá o valor vigente no mercado (limitado aos R$ 30 mil).

Para iniciar o programa, a montadora Iveco venceu uma licitação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para auxiliar e criar no piloto do programa.

Desconhecimento sobre os autônomos

Desde governos passados, é claro o desconhecimento sobre os caminhoneiros e suas reais necessidades e aflições. A Iveco por ter ganho a licitação, pode ofertar seus veículos, o que não tem problema nenhum, mas o crédito é descabido ao ponto de parecer uma piada – e de péssimo gosto.

Por exemplo: o motorista José tem um Mercedes-Benz L1111, um caminhão com PBT de 11 toneladas, e o mesmo deseja trocar por um modelo novo que também tenha a mesma capacidade de carga e que passe na balança com 11 toneladas como faz o seu antigo L1111.

No portfólio da montadora italiana, temos o Tector 11-190, um caminhão para 11 toneladas e um motor de 190 cavalos. Mas qual o valor? De acordo com a tabela FIPE, o valor do Tector 11-190 4×2 em março de 2022 é de R$ 289.589.

Com o crédito de R$ 30 mil , José então fica com uma conta de quase R$ 260 mil.

tector 9 11 toneladas
O Tector 9-190 e o modelo 11-190 (Foto: Érico Piment | Divulgação)

Além do crédito ser extremamente baixo, muitos José por só são donos de caminhões mais velhos por não conseguir trocar e comprar um novo, e até mesmo não conseguem crédito na praça para financiar.

Além disso, ainda temos o problema dos preços dos caminhões, sejam eles seminovos ou novos, o que só mostra que o programa chega errado e em uma hora mais errada ainda.

Em sites de classificados, encontramos o Mercedes-Benz L1111 com preços de R$ 30 mil a R$ 50 mil, então se o José decidir vender seu caminhão e se aposentar ou mudar de profissão, não era melhor ele vender para outro caminhoneiro do que para o programa Renovar?

Autônomo gosta da iniciativa, mas reclama do crédito

cristiano bueno
Bueno é caminhoneiro autônomo e vê boa iniciativa no programa, mas também acha o crédito baixo (Foto: arquivo pessoal)

Conversamos com o caminhoneiro autônomo e youtuber Cristiano Bueno, que tem um caminhão 3/4.

“Olhando os preços de caminhões no mercado, não existe caminhão de 30 mil, e os que têm são usados, o que não faz sentido. A iniciativa é boa, porém o governo precisa abrir mão da carga tributária nos caminhões novos, já que isso pode representar até 50% do valor, ou seja, você compra um caminhão e o governo leva outro em carta tributária, se fizesse isso, teríamos uma renovação de frota rápida e eficiente.

Cristiano Bueno ainda lembra do programa Pro Caminhoneiro, que facilitava a compra de caminhões novos e concedia juros bem baixos. Ele destaca que conheceu caminhoneiros autônomos que conseguiram comprar modelos novos na ocasião, mas a maior parte foi adquirida por gente de fora do setor, como profissionais liberais.

Assim, a demanda ficou mais alta do que a oferta e, além disso, os preços dos fretes caíram. “Por não serem do setor fizeram a “prostituição” do frete, ou seja, aceitavam fretes baixos e o mercado em si jogou o valor do frete lá embaixo, o que fez muitos quebrarem. E depois tivemos uma crise por volta de 2015, 2016 o que só piorou a situação”, explica Bueno.

Ao lembrar do Procaminhoneiro Bueno ainda reforça que o programa de renovação não irá ajudar o caminhoneiro autônomo, que é dono da maior parte dos veículos antigos em circulação, e que deveria ser o foco do governo.

Caminhões usados ainda são caros

Caminhões são basicamente veículos comerciais, ou seja, usados para ganhar o seu dinheiro, por isso eles não têm uma depreciação tão grande. Em um outro exemplo, pesquisamos o preço do Scania 112H, modelo ofertado pela marca nos anos 80. O valor do modelo encontrado começa em R$ 58 mil e chega aos R$ 100 mil, isso para um caminhão com quase 40 anos de uso

Esse pequeno outro exemplo só mostra como o crédito de R$ 30 mil não é válido e não deve ajudar em nada o caminhoneiro autônomo.

A idade da frota de caminhões no Brasil é bem avançada. De acordo com pesquisa do Sindipeças (Sindicato das empresas de autopeças) em 2020 do total de 2.05 milhões de caminhões em circulação no Brasil, 17% tinham até cinco anos, 56% entre 6 a 15 anos e 27% acima de 16 anos.

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19 Comentários
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Vanderley 13 de setembro de 2022

Olha bem pra esse plano do governo de tirar os caminhos antigos das rodovias, será que ele tem competência e conhecimento …. acabei de fazer o motor 352A do meu mb1111 gastei 28.590,00 onde vou vender meu caminhão por 30 mil… só na cabeça de Ontário!!!

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Alberto 9 de agosto de 2022

A intenção é tirar as sucatas pq os velhos vão continuar por muitos anos com esse valor só paga isso kkkkk

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Alberto 9 de agosto de 2022

A intenção é tirar as sucatas pq os velhos vão continuar por muitos anos com esse valor só paga sucata kkkkk

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Marcelo 23 de julho de 2022

Essa lei vai ser pra tirar o caminhoneiro autônomo do ramo. Concerteza que tem muitos caminhões com 30 anos mais em perfeita condições de andar.. já vi muito caminhão que e novo mais todo destruído.. com esse projeto aí de 30 mil só vai fazer o autônomo afundar em dívida.. deveria era por quem conhece o dia a dia do caminhoneiro e se discutir pra facilitar a vida de quem conhece o sofrimento da classe.

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Sergio Henrique 4 de abril de 2022

Ridículo!este projeto qual a garantia qua vai ser aprovado com um crédito de 30.000.mil reais o financiamento. Paguei 110.000 no meu e agora vou entregar por 30.000. Uma ova que dou ele por 30

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Sabino de Jesus barreto 1 de abril de 2022

No meu caso eu tenho um cavalinho 340 se fosse pra mim vender ele hoje no mínimo cinquenta e cinco mil como que vou pegar esses trinta mil ao vês de melhorar vai ficar pior pelo menos o meu eu trabalho e não fico devendo pra ninguém

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Adonis 1 de abril de 2022

Bom a ideia e boa mais os valores não tem lógica certo que alguns caminhões não vale nen 30 mil mais outros em bom estado 30 mil tem de pneus e outra coisa alguns tem caminhãoes velhos devido não ter nome pra comprar um novo e fretes baixos ou seja não vai trocar

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Marcelo dos Santos Martins 31 de março de 2022

Tem gente que nunca foi caminhoneiro que vai ganhar muito. O autônomo que não conseguiu trocar o veículo durante a jornada, vende por menos. Uma pena.

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Aleminas 31 de março de 2022

EM TEMPO .. Parabéns a Autopapo. Parabéns ao Érico Pimenta. Isso é jornalismo. A matéria é esclarecedora sim. Mas tem uns burros que preferem não entender , por “algum motivo” …

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Aleminas 31 de março de 2022

Olha.. é inacreditável! E os caras fazem o maior alarde … agora quem desenha um projeto desse não sabe o mínimo da vida de um caminhoneiro, né? Não sabe nada! E também não quer saber, pq isso deveria ser discutido com quem? Com os próprios caminhoneiros. O que o Autopapo fez é o que os idealizadores do projeto deveriam ter feito, ou seja, ir a fundo e descobrir se com 30 mil o cara consegue fazer algo. Não consegue! Vai cair numa dívida brava! mais um endividado no país e ainda se o frete tivesse com preço decente ele até poderia tentar.. né? “Lei pra inglês ver”

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Nelsn Alves 31 de março de 2022

Tá facil mesmo que vou vender meu caminhão que vale 90mil por 30. No preço do Diesel e pelos preços dos fretes quero ver quem consegue pagar caminhão financiado.Porque não nos aposenta,já que eles querem acabar com autonomos.

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Aleminas 31 de março de 2022

Matou Nelson .. querem acabar com os autônomos. Uai, então aposenta todo mundo e só fica no mercado os grandes transportadores. É mais honesto!

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Bruno Campelo 29 de março de 2022

O ai usaram o caminhão durante mais de 30 anos e querem ganhar um novo de graça? Se não dá pra comprar compra um carro menor e vira Uber, se não se preparou pra essa hora azar o seu! Quer dizer então que o planeta que vire e vamo botando veículos velhos pra rodar sem limites produzindo poluição a rodo! Faz favor não devia nem receber nada!

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Ezequiel Braga 30 de março de 2022

Quem Falou Em Caminhão de Graça?? (Comentário Ignorante)

Pela Sua Lógica, Se o Governo Decidir Que o Seu Terreno Apartamento ou Casa é Antigo ou Não Tem as “Medidas Adequadas”, Com a Vontade do Inventor da Regra, Dá o Direito a Criar Uma Lei Que Te Ofereça Um Valor de 30.000,00 (Exemplo), Por Um Imóvel Que Vale Mais de 100.000,00 (Também Exemplo), Que Você Adquiriu Com Seu Suor, Esforço, Herança, Etc , Pois Ele Te “Indeniza”(Digamos Assim), Menos do Que Vale e Te “Obriga” a Comprar Um Imóvel Com o Enquadramento da Regra Criada, Que é Avaliado e 3x Mais do Que o Seu (Mesmo Parcelado), Caso Você Queira Continuar Tendo Um Lar, ou Então, Será Difícil Vender a Um Terceiro o Seu (Pois Pela Criação da “Regra”, Ninguém Terá Interesse Em Comprar), Fazendo de Você Um “Sem Teto Falido”, ou Um Individado a Contra Gosto!!(Só Citei Imóveis Pra Exemplificar)

Pare e Pense, Na Asneira Que Escreveu!!

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Aleminas 31 de março de 2022

EZEQUIEL .. vc matou a pau o comentário sem eira nem beira do “Seo Campelo”… o cara deve ser dono de transportadora. Ou é um uberista de peito estufado. Com um pensamento mequetrefe deste ele pode ser qualquer coisa. Menos caminhoneiro. E não deve ter um “primozinho” nesta profissão. É apenas um entendido. (Em tempo: não sou caminhoneiro, “tá ok Campelo”? Mas venho de uma família cheia de caminhoneiros e passei minha vida ouvindo as agruras desta classe).

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Nelson Alves 31 de março de 2022

Eu prefiro ficar com o meu mesmo. Fodas governo. Nao quero caminhao novo pra dormir em cima de um travesseiro de prestaçoes. Porque nao aposenta nois.

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Ariel Lemes 31 de março de 2022

Falou pouco mas falou Merd@!!!

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Aleminas 31 de março de 2022

BRUNO .. com um pensamento deste vc vai longe… Longe .. vai pro último piso subterrâneo dos inferno. Com certeza, lá vc vai ter um monte de chifrudos para “expor suas ideias” … Vc é daqueles que o amigo vem desabafar contigo e vc diz “azar é seu”… O remédio aumentou: “ah azar é seu” … Ou vc tem pai que banca um Highline ou um Globetrotter … Ou vc trabalha para um grande transportador que fez sua cabecinha… Da vida de caminhoneiro vc não entende nada. Só palpita. Aliás, tem governo que adora este tipo de pensamento …

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Sabino de Jesus barreto 1 de abril de 2022

Vc deve ser um daqueles que lava dinheiro em cima de caminhão

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