Retrospectiva 2024: o ano começou com lançamentos importantes
O início do ano costuma ser pouco movimentado, mas em 2024 ele já começou com dois lançamentos que movimentaram o mercado
O início do ano costuma ser pouco movimentado, mas em 2024 ele já começou com dois lançamentos que movimentaram o mercado
Após um marasmo, a indústria automotiva brasileira voltou a crescer. Isso foi visto não apenas nas vendas como também nos lançamentos. O ano de 2024 foi movimentado e já começou com algumas estrias importantes.
Vamos fazer uma retrospectiva de 2024 com os lançamentos de cada mês. A exceção ficará nessa primeira edição pois janeiro teve apenas um modelo novo chegado às concessionárias.
VEJA TAMBÉM:
O único lançamento de janeiro foi o Renault Duster Plus. O SUV compacto ganhou algumas melhorias pontuais que o tornou mais competitivo.
Ele recebeu faróis em LED, seis air-bags, novo console central com apoio de braço integrado, regulagem elétrica de altura dos faróis, entradas USB do tipo C, carregador de smartphone por indução e detalhes em laranja na versão Iconic.
Na mecânica ele seguiu com os conhecidos 1.6 aspirado e 1.3 turbo. O reforço na segurança foi bem-vindo em um carro com proposta familiar e apreciado pelo espaço interno.
O Classe E é o mostruário de tecnologias da Mercedes-Benz. A nova geração chegou ao Brasil trazendo como destaque a conectividade, que permite o proprietário monitorar o carro a distância pelo smartphone.
O sedã de luxo veio na versão E 300, com motor 2.0 turbo a gasolina auxiliado por um sistema híbrido leve de 48 volts. Ele atua em um segmento bastante nichado, mas que ainda possui público fiel.
Os importados da Honda possuem um público fiel, que está sempre trocando o modelo antigo pelo novo. O novo CR-V foi lançado em fevereiro com motorização híbrida, utilizando o eficiente sistema E:HEV.
O SUV da marca japonesa conta com um interior bastante caprichado, que ajuda a justificar o valor. Seu visual discreto faz dele uma opção para quem busca conforto e não quer chamar atenção.
O segmento dos SUVs médios tem modelos com preço inicial acima de R$ 170 mil. A Caoa Chery começou 2024 chutando o pau da barraca ao lançar o Tiggo 7 Sport por R$ 134.990.
Esse preço era similar ao de modelos compactos em versões mais simples. Além de ser um carro maior, o Tiggo 7 Sport ainda traz um pacote de equipamentos bem servido e bom acabamento. Hoje ele parte de R$ 146.990, ainda é bem menos que os rivais diretos.
A Ford trouxe o E-Transit em 2023 para avaliar com frotistas parceiros. Em fevereiro de 2024 o furgão elétrico foi lançado com uma gama completa, que inclui a versão chassi-cabine.
A autonomia no ciclo do Inmetro fica em 193 km, o foco desses utilitários é realizar entregas urbanas.
Desde o início do ano de 2024, esse foi o lançamento mais aguardado. Nas vésperas da estreia do BYD Dolphin Mini teve influencers dizendo que custaria R$ 100 mil e na campanha de lançamento teria R$ 10 mil de descontos. Isso aumentou ainda mais as expectativas, principalmente após outras montadoras reduzirem os preços de seus elétricos.
O preço final foi de R$ 115.800, um valor agressivo para o que o Dolphin Mini oferece, mas ainda assim decepcionou quem acreditou nos influencers. Passada toda essa celeuma do lançamento, o compacto da BYD engrenou nas vendas e tomou o posto de carro elétrico mais vendido do país.
A Citroën lançou toda a família do C3 Aircross no mesmo evento, em 2023. Mas as concessionárias receberam primeiro o modelo de cinco lugares, a versão com a terceira fileira de assentos começou a ser vendida apenas em janeiro de 2024.
Esse SUV compacto é o carro de sete lugares mais barato do Brasil e conta com motor 1.0 turbo de 130 cv. Seu único rival é a longeva minivan Chevrolet Spin, que foi atualizada no mês seguinte.
A BMW lançou o i5 em fevereiro para marcar a chegada do novo Série 5 ao país. O sedã executivo vem apenas na versão esportiva M60, com autonomia de 391 km no ciclo do Inmetro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |