Um dos segmentos que mais recebeu novidade foi o de picapes, só me setembro foram duas, acompanhadas de um SUV grande e uma van
Algumas novidades bastante aguardadas chegaram em setembro de 2025, como a linha diesel da GWM. Esses lançamentos foram realizados antes da inauguração da fábrica em Iracemápolis.
A Poer P30 é uma picape média tradicional que chegou com duas versões. Já o Haval H9 é o seu SUV, com três fileiras de assento e custando menos que os rivais. Ambos usam o motor 2.4 turbodiesel aliado ao câmbio automático de 9 machas.
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Nesse segmento de utilitários também tivemos o lançamento da Mitsubishi Triton Tarmac. Ela é uma edição limitada da picape com tração 4×2 e elementos estéticos da topo de linha Katana. Com essa configuração ela é também uma das médias mais econômicas do país.
A Toyota foi para outro tipo de utilitário, entrou de vez no segmento de vans. A Hiace é feita na Argentina com a mesma mecânica da Hilux e vem para o Brasil apenas com câmbio automático. A fama da marca será um grande chamariz.
Outro lançamento da Toyota voltado para as frotas foi o Corolla GLI Hybrid, que conta com descontos fortes para taxistas e PcD. No outro extremos temos o Golf GTI, onde o comprador precisa cumprir alguns requisitos para entrar na fila.
A Stellantis aproveitou setembro para mexer em suas marcas francesas. Na Peugeot ocorreu o lançamento das versões híbridas do 2008 GT e do 208 GT, com a mesma eletrificação leve de 12 volts do Fiat Pulse.
A Citroën mexeu em toda a linha. O Aircross perdeu o “C3” em seu nome e limitou a versão de cinco lugares ao modelo de entrada. No topo da gama veio o aventureiro XTR com pneus de uso misto.
No hatch C3 a versão XTR é a 1.0 mais completa, o motor turbo segue apenas no You. Já o Basalt ganhou a Dark Edition, com pegada mais esportiva. Todos os três ganharam melhorias no acabamento e na ergonomia.

A Triton ganhou a edição limitada Tarmac, com tração 4×2. Ela segue a fórmula da Ford Ranger Black, com pacote de equipamentos mais recheado e foco em um público que se interessa por picapes pelo estilo.

A Toyota entrou no mercado de vans com a Hiace, produzida na Argentina. Ela utiliza o mesmo conjunto mecânico da Hilux, com motor 2.8 turbodiesel e câmbio automático de seis marchas.

A Citroën reviveu o modelo aventureiro XTR no compacto C3 e no SUV Aircross. Eles contam com pneus de uso misto para justificar o visual, mas a suspensão não foi erguida. Isso não é problema, pois já são modelos bem altos.

No SUV cupê a novidade é ter uma edição com detalhes em preto brilhante, dando visual mais esportivo ao modelo. Ele também recebeu melhorias no acabamento.

A Stellantis colocou seu sistema híbrido leve de 12 volts nas versões GT do 208 e do 2008. Trata-se do mesmo conjunto que já existe nos Fiat Pulse e Fastback, que virá para outros modelos do grupo futuramente.
A GWM havia confirmado a Poer quando chegou ao Brasil, mas o lançamento só veio após a inauguração da fábrica. A média é vendida em duas versões, sempre com motor turbodiesel, e se destaca pela tecnologia na cabine.
O Haval H9 é o SUV derivado da picape Poer, contando com o mesmo conjunto turbodiesel. Assim como na irmã, o preço é o grande destaque, assim como o espaço interno.

O Toyota Corolla de entrada agora é híbrido, podendo ser comprado por taxistas e PcD com um desconto generoso do fabricante antes de aplicar as isenções do governo.

A Volkswagen voltou a vender o Golf GTI no Brasil como um modelo de oferta limitada. O hatch esportivo de 265 cv vem da Alemanha e para comprá-lo é preciso comprovar que já teve um carro esportivo da marca.
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