Retrospectiva 2024: lançamentos importantes vieram em março
O modelo que foi eleito como Carro do Ano e outros lançamentos importantes foram feitos ainda no primeiro trimestre de 2024
O modelo que foi eleito como Carro do Ano e outros lançamentos importantes foram feitos ainda no primeiro trimestre de 2024
Continuando nossa retrospectiva dos lançamentos de 2024, o mês de março seguiu com apresentações importantes assim como fevereiro. Três deles vêm conseguindo sucesso em seus respectivos segmentos e um deles marca uma nova fase em sua montadora.
VEJA TAMBÉM:
A Fiat sonhava em ter uma caminhonete média para chamar de sua. A Strada e a Toro são sucessos retumbantes, uma opção maior com chassi finalmente chegou em março de 2024.
A Fiat Titano nada mais é que uma Peugeot Landtrek com outra grade e emblemas trocados. O projeto foi feito em conjunto entre a marca francesa e a chinesa Changan.
Quando a Stellantis foi formada, o projeto de colocar o motor francês 2.2 diesel Blue HDI já estava em andamento. A Titano foi lançada com essa mecânica e em três versões. Futuramente ela será atualizada com mais DNA da Fiat incluindo no motor.
Ela teve um início de vendas difícil, devido a uma greve no Ibama que atrasou a liberação para a importação da picape. Agora com isso normalizado, a Fiat está emplacando cerca de 1.000 unidades mensais da Titano. Dentro do planejado pela marca em seu lançamento.
O Chevrolet Spin é o carro de sete lugares mais vendido do Brasil e possui público fiel devido sua mecânica robusta. A montadora não ficou acomodada e trouxe uma renovação grande para o modelo em março.
O banho de loja incluiu a estreia de painel digital, nova central multimídia e frenagem autônoma de emergência, equipamentos inéditos na linha nacional da marca. O Spin também recebeu desenho alinhado com o resto da linha na dianteira, novos bancos, painéis de porta com mais local para objetos, carregador por indução e faróis full-LED.
Na mecânica continuou o antigo 1.8 8 válvulas Família 1. Ele foi atualizado com nova central eletrônica, que reduziu as emissões. O câmbio também foi reprogramado e a suspensão ganhou novo acerto. Essas melhorias fizeram o Spin ofuscar o lançamento do Citroën C3 Aircross.
Desde o lançamento do primeiro Logan, em 2007, que a Renault do Brasil trabalhava apenas com os projetos de baixo custo da romena Dacia. O Kardian foi o pontapé inicial para uma nova, com produtos desenvolvidos localmente e mais sofisticados.
O SUV compacto estreou a plataforma modular RMGP, o motor 1.0 turbo de três cilindros e o câmbio de dupla embreagem. A carroceria é compartilhada com o Dacia Sandero de terceira geração, mas o visual da dianteira e da traseira seguem a linguagem visual da Renault. Na cabine as mudanças são maiores.
O Renault Kardian foi um lançamento tão importante que recebeu o premio de Carro do Ano pela revista Auto Esporte. A base que o SUV compacto estreou terá no futuro um SUV médio e uma caminhonete. Além disso, ela está pronta para receber motorização híbrida.
O Polo Track veio para ser o sucessor do Gol na linha da Volkswagen e alavancou as vendas da marca para empresas. O modelo Robust foi lançado para ser uma alternativa para as companhias que realizam um uso mais pesado do compacto.
Esse modelo abandona o carpete no interior a favor de um revestimento emborrachado de fácil limpeza, tem altura de rodagem maior e vem sem rádio. Segundo a Volkswagen, um dos públicos desse modelo é o agronegócio.
A Audi RS6 Avant é a última perua disponível no Brasil. Ela custa mais de R$ 1 milhão, tem motor V8 biturbo de 630 cv e corre mais que muito esportivo que custa mais caro.
Em março ela foi atualizada com mudanças visuais, mais equipamentos e um ganho de 30 cv no motor. Esse foi um lançamento focado nos entusiastas e que já vendeu 76 unidades no ano.
O BMW iX1 foi lançado primeiro na versão de M-Sport com dois motores. Em março chegou o modelo eDrive20 com apenas um, montado na dianteira, e preço menor.
Com esse lançamento, a gama do BMW iX1 conta com dois modelos. A marca alemã vende oito carros elétricos diferentes no Basil, que vai desse novo iX1 eDrive20 de R$ 362.950 ao luxuoso i7 de R$ 1.321.950.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |