Retrospectiva 2024: outubro focou nos lançamentos de picapes

O décimo mês do ano foi também um dos mais movimentados, com quatro caminhonetes novas e atualizações em modelos de volume

Ford Ranger Black 2025 preto gales frente parado em campo
O destaque ficou para a Ranger Black e seu preço agressivo (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/12/2024 às 15h00

Com 13 lançamentos, o mês de outubro empatou com novembro como os que tiveram maior volume de novidades no mercado. E foram carros de grande relevância, como veremos a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Renault Kardian Manual

Renault Kardian evolution Manual 2025 interior painel (2)
Painel digital e central multimídia são de série (Foto: Renault | Divulgação)

O Kardian foi o lançamento mais importante da Renault no Brasil nos últimos anos e trouxe nova plataforma e novo motor para o país. Quando estreou no início do ano a única opção de câmbio era o de dupla embreagem, igualmente inédito.

Em outubro a versão de entrada Evolution ganhou a opção de um câmbio manual de seis marchas, o que fez dele o mais barato que o rival Fiat Pulse 1.3 aspirado. Essa caixa também é nova, vem importada da Europa e pode ser usada também com motores mais potentes que o 1.0 turbo.

Hyundai Creta 2025

3 Novo Hyundai Creta Ultimate
O SUV ficou menos polêmico e ganhou opção de motor mais forte (Foto: Hyundai | Divulgação)

Mesmo sendo criticado pelo desenho estranho, o Hyundai Creta é o carro mais vendido do Brasil no varejo. A linha 2025 veio com um face-lift que deixou o SUV compacto alinhado com a gama internacional da marca e deixou o estilo menos controverso.

Dentre as novidades veio também um interior redesenhado e novos equipamentos. No topo da gama sai o motor 2.0 aspirado e entra um 1.6 turbo, que faz do Creta o SUV compacto mais potente do Brasil.

Volkswagen Nivus 2025

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025 azul frente
Para muitos esse é o carro mais bonito da VW, por isso a marca mexeu pouco (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Ao contrário do Creta, era praticamente uma unanimidade que o desenho do Volkswagen Nivus era bonito e bem resolvido. Por isso, a montadora foi cuidadosa no face-lift do SUV cupê.

Sua dianteira ficou mais limpa e elegante e na traseira veio a união das lanternas por um filete de LED. Os faróis dianteiros na versão Highline também possuem esse recurso. O motor 200 TSI ganhou um acerto para emitir menos que ajudou a reduzir o consumo. Já a versão GTS foi confirmada para 2025, junto da Sense.

BYD Shark

BYD Shark 2025 azul frente parada
A marca diz que pretende conquistar o agro, mas a proposta é a mais urbana do segmento (Foto: BYD | Divulgação)

A BYD deve ter sido a marca com a maior quantidade de lançamentos de carros novos no Brasil. A Shark foi sua entrada no concorrido segmento das caminhonetes médias.

O modelo chinês aposta no lado carro de passeio desses veículos. Seu sistema híbrido plug-in promete grande autonomia e a suspensão traseira independente não tem calibração para levar 1 tonelada como as rivais.

Zeekr 001

Zeekr 001 Flagship preto frente parado
O carro é um perua elétrica de luxo, mas a marca é desconhecida no Brasil (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

O grupo Geely é o atual dono da Volvo e criou a marca de luxo Zeekr para ficar acima da sueca. Essa divisão estreou no Brasil com a perua 001, que entrega grande autonomia e um padrão de acabamento no interior que justifica o preço. Cabe ao público decidir entre uma marca desconhecida ou as renomadas.

Ram 1500 Hurricane 6

RAM 1500 LARAMIE 2025 VINHO FRENTE LATERAL TRASEIRA INTERIOR (5)
Visualmente, a linha 2025 basicamente recebeu nova grade frontal, com o emblema reposicionado (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A Stellantis aposentou o motor V8 Hemi, com exceção de uma versão específica para veículos comerciais. Isso afetou a Ram 1500 vendida no Brasil, que usava o 5.7 de 400 cv.

O sucessor desse motor foi lançado no Brasil em outubro com uma reestilização da 1500. O novo Hurricane 6 é um seis cilindros em linha biturbo que entrega 426 cv. É a picape mais potente disponível no Brasil.

Chevrolet Equinox EV

Chevrolet Equinox EV RS 2025 vermelho frente parado
O irmão menor do Blazer EV traz mesmo padrão de tecnologia no interior, mas com proposta mais familiar (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

O Chevrolet Equinox EV é o irmão menor do Blazer EV. Ele se difere por ter tração integral e uma proposta menos esportiva, mas por dentro o padrão de tecnologia e acabamento é similar.

JAC Hunter

JAC Hunter 2025 vermelha frente parada cidade
Ela oferece bons atributos para o segmento (Foto: JAC | Divulgação)

Enquanto a BYD aposta numa picape de passeio, o lançamento da JAC nesse segmento tem pegada mais tradicional. A Hunter possui motor turbodiesel, câmbio automático da ZF de 8 marchas, pacote de equipamentos recheado a maior capacidade de carga do segmento e preço agressivo.

Peugeot E-2008 GT 2025

peugeot e 2008 gt 2024 cinza frente lateral traseira 3
O elétrico ganhou mais autonomia e potência (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A Peugeot não desistiu de vender seus elétricos no Brasil. O E-2008 GT voltou com o mesmo face-lift que foi adotado na versão a combustão. Junto disse veio um ganho em potência e autonomia

Ford Ranger Black

Ford Ranger Black 2025 preto gales frente parado em cidade a noite
É a Ranger mais barata, traz um bom pacote de equipamentos e visual diferenciado (Foto: Ford | Divulgação)

A nova geração da Ford Ranger estreou com sucesso no Brasil, graças as versões de topo com moto V6 diesel. Em outubro veio o lançamento de uma versão focada no custo/benefício para incomodar rivais que apostam no preço baixo, como a Fiat Titano e a Mitsubishi L200 Trition.

A Ranger Black substituiu a XLS 4×2 na gama. Ela conta com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio automático de 6 marchas. O estilo escurecido segue o que muitos compradores fazem após tirar sua caminhonete da concessionária. Já o preço é mesmo de concorrentes em versão de trabalho com câmbio manual.

BMW M4 CS

BMW M4 CS 2025 FRENTE LATERAL DETALHES (2)
Essa versão virá em tiragem limitada de 35 unidades (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A BMW do Brasil trouxe a versão CS do M4 em uma tiragem limitada de 35 unidades. Esse modelo é mais potente, com 550 cv, e também traz peças em fibra de carbono para baixar o peso. Quem pagou R$ 1,4 milhão e pretende pilotar o carro, vai se divertir muito.

Honda City 2025

NEW CITY MOVIMENTO (19)
Maiores mudanças foram no pacote de equipamentos, que contam com itens únicos no segmento (Foto: Honda | Divulgação)

A nova geração do Honda City estreou em 2021 e já recebeu um leve face-lift. O lançamento foi focado em trazer novos equipamentos ao compacto, mas no exterior vieram novas rodas e uma diferenciação visual maior entre o sedã e o hatch na dianteira.

Dentre os destaques estão o pacote ADAS Honda Sensing aprimorado com a função Stop and Go no cruise control adaptativo, freio de estacionamento eletrônico nas versões de topo, ar-condicionado de duas zonas e carregador de smartphone por indução.

Lexus UX300h

Lexus UX 300h prata estacionado em rua
O modelos de entrada da marca ficou mais eficiente e barato (Foto: Lexus | Divulgação)

O Lexus UX300h é o carro de entrada da marca. O lançamento para a linha 2025 foi o novo sistema híbrido, que é mais potente e eficiente. O preço também foi reduzido, passando a custar R$ 299.990.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário