Retrospectiva 2024: setembro foi o mês dos carros elétricos
Dos nove carros lançados em setembro, quatro deles foram elétricos; o mês também teve também a chegada do Citroën Basalt, com preços fortes
Dos nove carros lançados em setembro, quatro deles foram elétricos; o mês também teve também a chegada do Citroën Basalt, com preços fortes
Após um agosto muito movimentado, as montadoras seguiram com muitos lançamentos em setembro. Foram nove estreias no mercado brasileiro, com um destaque para quatro carros elétricos.
VEJA TAMBÉM:
A BYD já fazia sucesso com seus hatches elétricos, o Yuan Pro veio com a proposta de ser o SUV do Dolphin Plus. O porte dele é similar ao de um Volkswagen T-Cross, assim como o preço.
Apesar da boa autonomia, de 250 km, o Yuan Pro escorregou por não oferecer pacote ADAS. Tirando isso, a oferta de equipamentos se equipara com os SUVs compactos a combustão.
O Peugeot 208 ganhou uma vida nova em 2023 com a chegada do motor 1.0 turbo, que entregava um bom desempenho que combinava com o bom acerto de chassi do compacto. Na linha 2025 veio um face-lift que atualizou o — belo — desenho do carro e reorganizou as versões.
Com o 1.0 aspirado de três cilindros estão as versões Active e Style, ambas bem equipadas para esse segmento. Já as opções com motor turbo são a Allure e a GT, o Griffe foi aposentado.
O novo Mini hatch foi lançado primeiro com motor a combustão, em setembro veio o lançamento das versões elétricas Cooper E e Cooper SE. Ambas possuem um tempero esportivo, mas o que surpreende é o preço partindo de R$ 209.990 para um carro elétrico de marca premium.
O segundo importado da Hyundai foi o elétrico Ioniq5, que é sucesso mundial e recebeu vários prêmios. Apesar de trazer os emblemas de uma marca generalista, ele compete contra alguns modelos premium.
Esse é um lançamento que quase ficou de fora dessa retrospectiva. A Mitsubishi promoveu um face-lift leve no Pajero Sport para a linha 2025, mas você só nota quando coloca a foto do novo ao lado da foto de um antigo.
Por dentro veio o volante da nova Triton e mais equipamentos. O motor segue sendo o 2.4 turbodiesel de 190 cv.
A General Motors iniciou uma nova fase de seus elétricos com a plataforma Ultium. No Brasil essa era foi iniciada com o lançamento do Blazer EV, um SUV grande e de desenho esportivo.
Seu maior trunfo é ter a segunda maior autonomia dentre os carros elétricos vendidos no Brasil, com 481 km no ciclo do Inmetro. A versão escolhida para o nosso mercado foi a RS.
Os maiores SUV da Audi foi renovado para a linha 2025, com um leve face-lift. Eles seguem sendo vendido em versão única, equipadas com motor V6 3.0 TFSI de 340 cv.
O Citroën Basalt é o terceiro e último integrante da família C-Cubed, que começou com o novo C3. O SUV cupê chegou com três versões e duas opções de motorização.
Em todas elas o que mais chama a atenção é o preço agressivo. Na ponta do lápis, vale mais a pena levar o Basalt que os irmãos, a não ser que o consumidor realmente precise dos sete lugares do AirCross.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |