Chefão da Jac revela como as montadoras ganham dinheiro

Sergio Habib revelou em entrevista como é montado o preço de um carro, todos os fatores que culminam no preço pago pelo consumidor

sergio habib participando do podcast voce na roda
O executivo já esteve na liderança da Citroën e hoje cuida da Jac no Brasil (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 28/01/2024 às 15h02

O irreverente executivo Sergio Habib, atual representante da Jac Motors no Brasil e ex-presidente da Citroën, é famoso por suas falas polêmicas. Em uma recente participação ao podcast Você Na Roda, do jornalista João Anacleto, revelou o que as montadoras fazem para ganhar dinheiro.

VEJA TAMBÉM:

A surpresa durante a entrevista foi revelar que, ao contrário do que muitos pensam, o lucro não vem das vendas de carros novos. Segundo Habib, o que ajudar as montadoras a fechar as contas no final do mês são as margens de lucro nas peças de reposição.

Basicamente, toda despesa de funcionamento de uma montadora é paga pela margem de peças de reposição.”

Sergio Habib destrincha os componentes que montam o preço de um carro. O custo por carro de uma fábrica, por exemplo, é de 5 a 6% do valor final. O executivo diz que o custo de você estampar, soldar, pintar e montar um carro fica entre US$ 700 e 800.

Margens de lucro da concessionária, gastos com logística, publicidade, aquela “gordurinha” que é tirada em promoções, a garantia e outros fatores estão embutidos no preço final. Sem contar os impostos, a montadora recebe 70% do valor, porém os gastos são terminam aí.

homem de macacão azul faz busca em deposito de autopecas
O que realmente dá dinheiro para as montadoras é a venda de peças de reposição (Foto: Shutterstock)

Cerca de 3 a 4% vai para pagar os metalúrgicos da fábrica. Do montante final, 55% vai para o custo de produção do carro, com matérias primas e outros componentes. E Sergio Habib diz que 11% restantes não vão por completo para os cofres.

Como são as peças de reposição que ajudam a custear o funcionamento da montadora, como foi dito anteriormente, é isso subsidia os 10% de lucro por carro. Um detalhe interessante é sobre como a garantia faz parte do cálculo do preço do carro:

Você vende o carro com preço público de R$ 100 mil. Você tem, mais ou menos, 30% do custo que é o custo de distribuição. Você tem 10% de margem da rede. Ela não guarda 10, ela guarda 6, 7 e o resto ela dá de desconto. Você tem 2% de garantia. As vezes 3%. Se você se chama Toyota, 1%, uma montadora normal 2%, se você é a Land Rover, 3 ou 4%. (…) Você tem 3% de logística.”

Carros elétricos dão prejuízos

plataforma bev stellantis 2
Os principais componentes dos carros elétricos não são feitos dentro da montadora (Foto: Stellantis | Divulgação)

Atualmente, montadoras tradicionais viraram a chave para os carros elétricos a nível global, como a General Motors e a Volkswagen. Essa mudança se deu por pressões externas, como incentivos governamentais e propostas de banimento dos carros a combustão.

Segundo Sergio Habib, isso afeta como as montadoras ganham dinheiro: vão perder 60% das despesas de funcionamento. Num carro a combustão, o trem de força é feito internamente, já nos elétricos as baterias e os motores vem de fornecedores externos.

Além disso, há uma queda nos ganhos com peças de reposição. Já que um elétrico possui apenas uma peça móvel no motor e esse componente não exige manutenção periódica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Osgood Fernandes Teixeira 29 de janeiro de 2024

Se não dá lucro, sai do ramo e monta um restaurante.

Avatar
Deixe um comentário