Revisão de férias: Não caia nessa picaretagem das oficinas
Neste vídeo, Boris Feldman explica os motivos pelo qual não existe uma tal revisão exclusiva para o período de férias
Neste vídeo, Boris Feldman explica os motivos pelo qual não existe uma tal revisão exclusiva para o período de férias
Chegou julho, mês de férias. E junto com o período vem a grande oportunidade das oficinas, concessionárias, ou não, virem com uma das maiores picaretagens contra o dono do carro. Trata-se da famosa revisão de férias, para você rodar com a sua família em segurança, despreocupado, que o carro foi todo revisado.
Não tem nada disso! Você não tem que fazer revisão de férias coisa nenhuma. As revisões do seu automóvel devem ser feitas de acordo com a programação prevista pela fábrica, no manual. Ou pelo prazo, em meses, ou pela quilometragem, o que vencer primeiro, como eles dizem.
VEJA TAMBÉM:
Então, claro, se o seu carro apresenta algum problema, alguma pane você leva na oficina antes da viagem, um pouco antes, ou quando você voltar para arrumar, para reparar.
Agora, na véspera da viagem, o que você tem que conferir são todos os fluídos, lógico. Nível do óleo do motor, nível até do óleo na caixa, pois pode estar vazando. Não esqueça do fluído da direção hidráulica, se o seu carro tiver direção hidráulica. Fique atento também ao reservatório do lavador, do para-brisa. Está no nível certo? A água com um pouquinho de shampoo neutro. São todos os níveis todos você tem que conferir.
Calibragem do pneu. Se você perceber que o pneu está gastando meio torto, os dianteiros, um alinhamento na direção merece também.
Mas aquela longa revisão, onde você vai pagar para dezenas de itens serem verificados, podem até aproveitar para trocar alguma coisa não necessária, né!? Isso aí é PI-CA-RE-TA-GEM, e tenho dito.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O golpe está aí. Cai quem quer …
Reportagem ridícula.
Isso não é de hoje.
Nos anos 90 levei o carro numa conhecida loja especializada em pneus e suspensões, para fazer alinhamento de direção e balanceamento dos pneus.
Após uma “inspeção” o atendente me disse que, devido a um desnivelamento “quase imperceptivel” nas bandas dos pneus, todos eles deveriam ser trocados, pois não era mais possível balancea-los, e era “muito perigoso” continuar rodando com eles.
Falei “muito obrigado”, peguei as chaves do carro, e o levei a outro lugar – aonde o alinhamento e os balanceamentos foram feitos normalmente., sem problemas.
O que era pra ser de confiança e segurança virou picaretagem e já faz muito tempo. Tem muitas Concessionárias e Auto-center que tenta fazer a cabeça pra trocar peças desnecessárias dos veículos até mesmo daqueles que ja trabalhou na área com automóveis e conhece muito bem esse assunto. Infelizmente os recepcionistas e os mecânicos estão sendo orientados para agirem dessa forma. Procure sempre duvidar até mesmo de quem você acredita que seja seu mecânico de confiança.
Faz se todo, nao era uma revisisao de ferias mas minha Eco estava custando a pegar pela manhãs. Level em uma oficina com letreiros e propagandas da Bosch, onde até ja tinha utilizados seus servvicos para troca de lampadas. Imediatamente apareceu um experto com um celular fotografando e dando o diagnostico para procedimentos, trocar o motor de arranque, o suportre do motor precisando ser substituido, e trocar as pastilhas do freio. Em outra oficina tiraram o motor de arranque, limparam sem precisar trocar os contatos de carvao por R$ 100,00 – is to ja fazem 6 meses.
A manutenção dos veículos precisam ser rotineiras e não duas vezes ao ano nessas ditas “revisões de férias” onde a empurroterapia come solta nesses auto centers. Melhor levar o seu carro em um mecânico de confiança, senão já era!
Exato. Se estou num lugar que começam a me falar de cambáji viro as costas. NENHUM veículo possui regulagem de cambagem, a não ser algumas poucas picapes. Câmber e cáster são reguláveis mas cambagem não. Se a cambagem está fora das especificações, o problema é em algum elemento da suspensão (mola, amortecedor bandeja, alguma borracha, sei lá).
Já vi oficina com o absurdo de um equipamento que corrige a cambagem da marra. Ou seja, vão entortar alguma coisa do carro pra fazer de conta que a cambagem está certa. Então cuidado com empurroterapia.
Na realidade todos, absolutamente todos os chamados “Auto Centro” são lojas de empurroterapia!!! É uma pressão dos infernos pra você fazer algum serviço que eles entendem que você precisa fazer, e te ameaçam que se não fizer o carro vai quebrar na outra esquina, que vai danificar mais 16 ítens e etc, etc. Tinha um amigo já falecido que trabalhava em auto centro, e ele falava que era uma pressão do gerente pra empurrar peças e serviços nos donos de carro. Geralmente é assim, ele colocam um ítem bem baratinho como por ex. alinhamento de direção e balanceamento das 4 rodas por 50 reais. O “trouxorista” fica maravilhado e entra… O balanceamento eles fazem de boa, mas na hora do alinhamento… vixi maria… é Cambagem, que tem de fazer dos dois lados, ângulo de Caster, é sub-chassi desalinhado, que pra não prolongar o assunto, eles te apresentam um orçamento de 1.500 reais que modicamente você ´pode pagar em 10 suaves prestações.. Se você concordar eles vão colocar esticador hidráulico no teu monobloco e muito provavelmente vai inserir um desalinhamento, vai entortar teus amortecedores com a tal da cambagem e por ai vai… Muito muito cuidado pra não colocarem no teu carro, defeitos que ele não tem.
Verdade. Uma vez parei numa loja de pneus para arrumar o pneu furado e vieram com o golpe do amortecedor. Molharam o amortecedor e vieram me mostrar que o amorcedor estava vazando, e, portanto condenado. Orçamento de R$ 1000, para troca de 2 amortecedores. Que tristeza nosso país: em todo lugar tem alguém querendo ou te enganando. É na balança do comércio, é na quantidade do produto, é no posto de gasolina q te vendem combustível adulterado ou em quantidade menor… E depois dizem que o povo brasileiro é bom, q só os políticos que não prestam. Se vê!