Ricardinho ACF e sua perua clássica dos anos 70 modificada competirão na maior feira de carros do mundo; jornada será inteira documentada
Quase 16 mil quilômetros, 13 países e 30 dias de viagem. Essa é a jornada iniciada por Ricardo Freitas, mais conhecido como Ricardinho ACF que decidiu que um feito importante precisa ser realizado com grande estilo.
O preparador automotivo iniciou há alguns meses a saga de montar uma Chevrolet Caravan Comodoro para participar da maior feira de customização de carros do mundo, o SEMA Show em Las Vegas, que acontece no dia 4 de novembro. O que por si só já foi uma enorme conquista, pois de acordo com ele, o seu modelo foi o único de fora dos Estados Unidos aceito para o evento.
VEJA TAMBÉM:
Mas o que atraiu mesmo a atenção dos organizadores do show foi a proposta de Ricardinho: ele vai até Las Vegas dirigindo o clássico e percorrendo quase toda a extensão da América Latina e boa parte dos EUA.
O trajeto está sendo acompanhado em tempo real por transmissões diárias nas redes sociais e no site da ACF Performance. A ‘Karavan’, que teve o nome modificado, e seus passageiros contam com carro de apoio, uma Toyota Hilux modificada com elevação de suspensão e reboque, usada para suporte nas estradas.
Na última semana, Ricardinho saiu de São Paulo, onde fica a ACF Performance, e foi para Porto Alegre fazendo o primeiro test drive de estrada com ‘Karavan’. E antes de sair oficialmente para começar a jornada, a ‘Karavan’já passou por uma revisão completa com novo sistema de direção e câmbio, além de freios e suspensão revisados.
Com o carro pronto, foi dada à largada para o início da viagem e isso foi feito com grande estilo. Com o apoio de parceiros, foi realizado um verdadeiro evento de despedida para desejar boa sorte, com direito à saída coordenada e uma procissão de fãs e apoiadores da iniciativa.
Da capital chilena, Ricardinho e sua equipe vão pegar a rodovia Pan-Americana para Las Vegas, que é considerada a estrada mais longa do mundo, com cerca de 48 mil quilômetros de extensão. A via liga a América do Sul em seu ponto mais extremo, na cidade de Ushuaia (Argentina) até Prudhoe Bay, no Alasca (EUA).
Depois de problemas com mal funcionamento da internet e marchas do veículo inoperantes, foi publicado no canal do YouTube da ACF no dia 11/10 um vídeo de aviso. A ‘Karavan’ e a equipe de apoio se encontravam na cidade Paso de Los Libres, na fronteira entre Argentina e Brasil, sendo reconhecidos inclusive pelos ”hermanos” que pediram fotos e vídeos.
Na publicação, Ricardinho ACF explica que a viagem sofreu alguns atrasos devido a problemas na fronteira com documentação da equipe e da carretinha que estava no carro de apoio e teve que ficar para trás. O problema é que a viagem não poderia ser seguida inteiramente sem o reboque, por isso ficou decidido que eles vão aguardar a resolução dos documentos. Assim, é possível que a quipe tenha de recorrer ao transporte aéreo para chegar a tempo de apresentar o veículo em Las Vegas.
O que tem de tão especial no projeto de ACF? Ele consiste simplesmente em uma perua nacional clássica dos anos 70 com um conjunto mecânico completamente novo. O modelo conta com um motor K24 preparado para até 1.000 cv e injeção eletrônica FT700 Plus da FuelTech.
O motor quatro cilindros 2.4 da série K da Honda é o mesmo usado em modelos como Accord e CR-V. Ele é conhecido pela robustez e pela ampla disponibilidade de peças, além de ser amplamente utilizado em preparações no mundo todo.
Já a central eletrônica FT700 Plus faz o gerenciamento da ignição, injeção, pressão de turbo e mapas de potência, além de registrar dados de funcionamento e permitir ajustes instantâneos de acordo com altitude, temperatura e tipo de combustível. Enquanto isso, o câmbio ZF8HP é um automático convencional produzido desde 2008 que é utilizado em mais de 90 modelos de 25 fabricantes, como BMW, Jaguar e Maserati.
E, apesar das várias modernidades debaixo do capô, a ‘Karavan’ tem o visual bem vintage com as características originais preservadas, tanto no exterior quanto no interior.
Formado em engenharia mecânica e com dois anos de experiência no desenvolvimento de produtos para o grupo VW, Ricardo Freitas iniciou no meio da preparação automotiva em 2010 quando adquiriu um Mitsubishi Eclipse 1995. Foi utilizando esse modelo como plataforma que Ricardo desenvolveu e aprendeu sobre calibração de motores, assim nasceu a ACF Performance. Hoje Ricardo conta com domínio em múltiplas famílias de ECU`s originais além dos projetos customizados sobre injeções programáveis.
Sua empresa tem como atividade principal os serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores. Também trabalha com reparação elétrica automotiva, injeção eletrônica, customizações, além de conteúdo técnico e educativo para quem gosta de mecânica e carros modificados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |