Robotáxi: General Motors desiste de táxi autônomo

A fabricante anunciou que deixará de investir no projeto para se dedicar a outras estratégias de autonomia automobilística

Cruise Robotáxi
A marca alega mudar os investimentos para outras tecnológicas de carros autônomos (Foto: Cruise | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 11/12/2024 às 17h00
Atualizado em 11/12/2024 às 23h37

Em comunicado oficial a GM anunciou que deixará de investir em seu projeto de carros autônomos desenvolvido pela Cruise, o Robotáxi. Segundo ela, a decisão reflete mudanças estratégicas para novas tecnologias de direção autônoma, mas o fracasso do projeto descontinuado também é uma realidade.

VEJA TAMBÉM:

chevrolet bolt cruise taxi autonomo acidente sao francisco

A decisão vem em meio a dificuldades enfrentadas pela GM e pela Cruise, esta que recentemente retirou seus veículos autônomos das ruas nos Estados Unidos ,após a suspensão de sua licença na Califórnia.

Em outubro de 2023, um desses carros autônomos Robotáxi atropelou uma pedestre e a arrastou por mais de 6 metros, causando graves ferimentos.

Na época, segundo afirma a BBC,  a Cruise admitiu ter apresentado um relatório incompleto à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), omitindo detalhes do acidente.

  • Poucas semanas após o incidente, o cofundador da Cruise, Kyle Vogt, deixou a empresa.

Em comunicado que explica as mudanças de planos das marcas, a GM justificou a decisão citando o cenário competitivo no mercado de robotáxis e os altos custos e tempo necessários para expandir o negócio. A companhia também informou que não há detalhes sobre o futuro dos funcionários da Cruise que poderiam ser transferidos para outras áreas da GM.

Atualmente, a montadora detém cerca de 90% da Cruise, mas afirmou que novos acordos com acionistas devem elevar sua participação para mais de 97%.

A decisão também marca uma revisão nas expectativas da GM para o mercado de veículos autônomos. A CEO Mary Barra chegou a projetar que a Cruise poderia gerar até US$ 50 bilhões anuais em receitas até 2030.

Dificuldades semelhantes têm atingido outras montadoras. Em 2022, Ford e Volkswagen encerraram a Argo AI, sua joint venture dedicada a carros autônomos. Apesar disso, o setor continua a atrair grandes players, como Tesla, Waymo (subsidiária da Alphabet) e Amazon, que seguem desenvolvendo tecnologias para robotáxis.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário