Rolamento: para que serve? Quando trocar? Respondemos!
Apesar de ser uma peça pequena, o rolamento pode causar danos grandes caso seja negligenciado, como até mesmo capotar o carro
Apesar de ser uma peça pequena, o rolamento pode causar danos grandes caso seja negligenciado, como até mesmo capotar o carro
No conjunto de suspensão de um carro tem uma série de peças pequenas, porém com funções importantes. Uma delas é o rolamento, que faz o assume o papel de permitir a rotação das rodas.
A negligência com os rolamentos trazem prejuízo ao motorista, desde perda de desempenho a riscos de capotamento. Por isso, é importante ter a peça checada periodicamente e realizar a troca quando já tiver sinais de desgaste.
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Para lhe ajudar a identificar os problemas — e a não cair em lero-lero de mecânicos mal-intencionados — consultamos a Cobra Rolamentos.
O rolamento é uma peça redonda, no formato de um anel, que possui esferas em seu interior. Ele reduz o atrito entre as partes onde são presas.
Com isso o carro pode rolar livre com pouco esforço, o que ajuda principalmente na economia e reduz as perdas de potência.
Essa é uma das peças cuja durabilidade depende de diversos fatores. Ricardo Rocha, Gerente Nacional Segmento Rolamentos da Cobra explica:
A durabilidade do rolamento está atrelada ao tipo de uso do automóvel, rolamentos de roda duram em média 100 mil km em estradas e ruas com boas condições, vai depender muito das condições que o veículo trafega. É recomendada uma inspeção em caso de uso severo a cada 15 mil km rodados. Consideramos uso severo os veículos de aplicativo / táxis, expostos a muito trânsito diariamente, onde o motor funciona por horas seguidas ou veículos que são expostos a superfícies arenosas (como praia ou terra). Essas condições tendem a diminuir a vida útil dos rolamentos em geral quando expostos a elas constantemente.
Como o desgaste dessa peça é gradual, fica difícil notar que há um aumento na resistência de rolagem. O sintoma mais fácil de identificar é o barulho feito por um rolamento gasto.
Quando ele precisa de troca é comum dizer que está “roncando”. Esse som aparece quando o carro está em movimento e é constante. Para ouvir com mais clareza, mantenha a velocidade constante em uma via plana e coloque em uma marcha alta, para reduzir o som do motor.
O principal indicador de fadiga no rolamento é o ruído. Iniciou-se algum ruído por menor que seja, será necessária a substituição.
Além do alto ruído, um grande risco é o seu travamento, podendo trazer danos muito maiores no conjunto onde está aplicado, causando acidentes, gastos inesperados e prejuízos para o dono do carro. Por isso sempre recomendamos que sejam respeitados os períodos de manutenção preventiva.
Rolamentos são passíveis de manutenção onde necessitam de limpeza e nova lubrificação, mas esses rolamentos são mais usados em veículos pesados e linha industrial, onde o valor dos rolamentos são muito elevados, aí sim, costuma-se fazer uma manutenção preventiva neles. Rolamentos de roda em veículos da linha leve, já saem dos fabricantes com todas as especificações e não é necessário manutenção, são vedados ou blindados com a graxa para a vida útil da peça. Nesse caso, realiza-se apenas a substituição.
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Sou engenheiro mecânico e sei que existe 3 tipos de manutenções:
– preventiva;
– preditiva;
– corretiva.
Na minha sincera opinião, não vale a pena o risco de esperar o rolamento da correia dentada fazer ruído… caso ele quebre o prejuízo é enorme em relação a simples troca do referido rolamento, ou seja, é economia de palito!
Assim sugiro que sempre que for trocar a correia dentada se troque também o rolamento, ou caso o rolamento seja especificada a troca antes da referido correia se troque sem sobra de dúvidas. pois prevenir é melhor do que remediar.
Por exemplo, meu Onix 1.4-L ano 2019, a troca da correia dentada é aos 60.000 km ou 6 anos, o que ocorrer 1º, então eu vou trocar neste período a correia dentada e o rolamento.