Motor com injeção eletrônica pode ir além da faixa vermelha e quebrar
Muita gente acredita que motor com injeção eletrônica não ultrapassa faixa de rotação, mas saiba que isso pode acontecer durante as reduções
Muita gente acredita que motor com injeção eletrônica não ultrapassa faixa de rotação, mas saiba que isso pode acontecer durante as reduções
Você comentou com um amigo que levou seu automóvel com motor quebrado para concessionária. Ela analisou, abriu, fez a vistoria e te disse: “o seu motor ultrapassou muito a rotação máxima. O ponteiro com certeza entrou na faixa vermelha. Por isso que seu motor quebrou.”
Aí o seu amigo diz: “essa concessionária está mentindo para você. Porque quebrar o motor depois que apareceu a injeção eletrônica é impossível. Porque quando você vai acelerando o carro, o ponteiro na hora que chega na faixa vermelha, a eletrônica cancela a injeção de combustível. Não entra combustível adicional e ele fica ali no no limiar, no início da faixa vermelha. Mas não entra na faixa vermelha e não quebra o motor.”
VEJA TAMBÉM:
Foi o que o seu amigo te disse. “Essa concessionária está te mentindo, está inventando, está te enrolando.” Eu vou te dizer que não, a concessionária pode estar certa.
Isso só é verdade se o seu carro tiver câmbio automático. Se você joga as marchas para frente, ou o próprio câmbio vai passando para frente e para trás você puxa a alavanca, não entra a marcha, que faz o ponteiro ir lá em cima da faixa vermelha.
Porém, se o seu carro for manual, você tiver de quinta ou de quarta e reduzir e colocar uma marcha errada, uma segunda em vez de uma quarta, por exemplo, aí o ponteiro vai mesmo, porque o motor excede os giros mesmo e quebra.
Então, na hora de reduzir o câmbio em um automóvel com a caixa manual, preste muita atenção, porque se você puxar a alavanca para a marcha errada, o motor sobe de giro e quebra.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O câmbio automático da Tracker permite as trocas de marcha e nas reduções para manter a velocidade na descida da serra o giro sobe bastante.