Motor com injeção eletrônica pode ir além da faixa vermelha e quebrar

Muita gente acredita que motor com injeção eletrônica não ultrapassa faixa de rotação, mas saiba que isso pode acontecer durante as reduções

subaru rpm
A central eletrônica evita que o motor entre na faixa vermelha de rotação, para evitar quebra do bloco (Foto: Subaru | Divulgaçaõ)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/08/2022 às 18h03

Você comentou com um amigo que levou seu automóvel com motor quebrado para concessionária. Ela analisou, abriu, fez a vistoria e te disse: “o seu motor ultrapassou muito a rotação máxima. O ponteiro com certeza entrou na faixa vermelha. Por isso que seu motor quebrou.”

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Aí o seu amigo diz: “essa concessionária está mentindo para você. Porque quebrar o motor depois que apareceu a injeção eletrônica é impossível. Porque quando você vai acelerando o carro, o ponteiro na hora que chega na faixa vermelha, a eletrônica cancela a injeção de combustível. Não entra combustível adicional e ele fica ali no no limiar, no início da faixa vermelha. Mas não entra na faixa vermelha e não quebra o motor.”

VEJA TAMBÉM:

Foi o que o seu amigo te disse. “Essa concessionária está te mentindo, está inventando, está te enrolando.” Eu vou te dizer que não, a concessionária pode estar certa.

Isso só é verdade se o seu carro tiver câmbio automático. Se você joga as marchas para frente, ou o próprio câmbio vai passando para frente e para trás você puxa a alavanca, não entra a marcha, que faz o ponteiro ir lá em cima da faixa vermelha.

Injeção eletrônica e caixa manual

Porém, se o seu carro for manual, você tiver de quinta ou de quarta e reduzir e colocar uma marcha errada, uma segunda em vez de uma quarta, por exemplo, aí o ponteiro vai mesmo, porque o motor excede os giros mesmo e quebra.

Então, na hora de reduzir o câmbio em um automóvel com a caixa manual, preste muita atenção, porque se você puxar a alavanca para a marcha errada, o motor sobe de giro e quebra.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Osmar Oliveira 10 de agosto de 2022

O câmbio automático da Tracker permite as trocas de marcha e nas reduções para manter a velocidade na descida da serra o giro sobe bastante.

Avatar
Deixe um comentário