Motor com injeção eletrônica pode ir além da faixa vermelha e quebrar

Muita gente acredita que motor com injeção eletrônica não ultrapassa faixa de rotação, mas saiba que isso pode acontecer durante as reduções

subaru rpm
A central eletrônica evita que o motor entre na faixa vermelha de rotação, para evitar quebra do bloco (Foto: Subaru | Divulgaçaõ)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/08/2022 às 18h03

Você comentou com um amigo que levou seu automóvel com motor quebrado para concessionária. Ela analisou, abriu, fez a vistoria e te disse: “o seu motor ultrapassou muito a rotação máxima. O ponteiro com certeza entrou na faixa vermelha. Por isso que seu motor quebrou.”

Aí o seu amigo diz: “essa concessionária está mentindo para você. Porque quebrar o motor depois que apareceu a injeção eletrônica é impossível. Porque quando você vai acelerando o carro, o ponteiro na hora que chega na faixa vermelha, a eletrônica cancela a injeção de combustível. Não entra combustível adicional e ele fica ali no no limiar, no início da faixa vermelha. Mas não entra na faixa vermelha e não quebra o motor.”

VEJA TAMBÉM:

Foi o que o seu amigo te disse. “Essa concessionária está te mentindo, está inventando, está te enrolando.” Eu vou te dizer que não, a concessionária pode estar certa.

Isso só é verdade se o seu carro tiver câmbio automático. Se você joga as marchas para frente, ou o próprio câmbio vai passando para frente e para trás você puxa a alavanca, não entra a marcha, que faz o ponteiro ir lá em cima da faixa vermelha.

Injeção eletrônica e caixa manual

Porém, se o seu carro for manual, você tiver de quinta ou de quarta e reduzir e colocar uma marcha errada, uma segunda em vez de uma quarta, por exemplo, aí o ponteiro vai mesmo, porque o motor excede os giros mesmo e quebra.

Então, na hora de reduzir o câmbio em um automóvel com a caixa manual, preste muita atenção, porque se você puxar a alavanca para a marcha errada, o motor sobe de giro e quebra.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Osmar Oliveira 10 de agosto de 2022

O câmbio automático da Tracker permite as trocas de marcha e nas reduções para manter a velocidade na descida da serra o giro sobe bastante.

Avatar
Deixe um comentário