Roubo de peças de caminhões: posto pode ser responsabilizado?
Prática tem se tornado cada vez mais comum e faróis têm sido o alvo preferencial dos criminosos; entenda em quais casos o motorista pode ser ressarcido
Prática tem se tornado cada vez mais comum e faróis têm sido o alvo preferencial dos criminosos; entenda em quais casos o motorista pode ser ressarcido
Como parte da vida de caminhoneiro, é comum os motoristas ficarem semanas – em alguns casos até mesmo meses na estrada-, e para, isso ser possível, os motoristas acabam dormindo em pátios de postos de combustíveis.
Em alguns casos o motorista deve pagar para dormir ou deve abastecer o caminhão acima de uma litragem para poder fazer o seu pernoite. Em alguns casos, raros, o estacionamento é gratuito.
Pelo fato de os postos, em sua maioria, serem afastados das cidades, os caminhoneiros sofrem com o roubo de peças de caminhões: baterias, servo de embreagem, lona, e o mais comum, o roubo de faróis.
VEJA TAMBÉM:
Por uma questão de design, os caminhões da Scania são os favoritos dos bandidos. Isso acontece, pois desde a série 4 até a atual série, a NTG, os caminhões da marca têm a sua grade inferior de abertura sem nenhum tipo de trava, e, ao abrir essa grade que se torna uma plataforma, os ladrões têm fácil acesso aos parafusos para fazer a remoção do farol por completo – tornando fácil o roubo da peça do caminhão.
Parte desses roubos de peças de caminhões ocorre pelo alto valor dos faróis. O farol da série PGR (em produção até 2018) tem o valor de R$ 2.533,22 cada, como é anunciado na loja oficial da montadora Scania no site Mercado Livre.
Já a nova série de caminhões, chamada de NTG (lançada no Brasil em 2018) possui três diferentes tipos de faróis, chamados de H4, H7 e por fim H7 premium, esse com DLR integrado. Em nossas pesquisas, encontramos o farol H7 no valor de R$ 5.451,81 o par. Já o modelo H7 premium tem o valor de R$ 4.055,14 por unidade.
Mas quando esse roubo de peça de caminhão ocorre no estacionamento ou pátio do posto, ele deve ser responsabilizado? De acordo com a advogada Daniella Avelar, o posto pode ser responsabilizado pelo furto quando há uma relação de consumo, ou seja, o caminhoneiro fez alguma compra ou pagou por um serviço, podendo ser o abastecimento do caminhão em si ou o pagamento para estacionar.
Toda vez que houver uma relação de consumo, o posto de combustível deverá ser responsabilizado por todo o dano que causar para os seus consumidores, sejam eles caminhoneiros ou não, exceto se o posto de combustível comprovar que não houve o dano alegado ou que o dano aconteceu por culpa exclusiva do consumidor ou de alguma outra pessoa”.
No caso dos caminhoneiros, poderá existir uma relação de consumo entre o posto de combustível e o caminhoneiro, independente se o estacionamento oferecido pelo posto for de forma gratuita, por exemplo, se o caminhoneiro consumir no local serviços como banho, ducha ou comprar algum outro produto como óleo lubrificante, a relação de consumo foi configurada”.
Apesar da responsabilidade do posto, a advogada também alerta que cada caso deve ser bem avaliado e que existem exceções.
“Caso o caminhoneiro apenas estacione e faça o pernoite de forma gratuita e não faça o consumo de nenhum serviço do posto ou até mesmo o consumo de refeição no restaurante do posto, o posto fica isento da responsabilidade pelo dano causado”, explica.
Como mencionado anteriormente, a grade inferior dos modelos da Scania (series PGR e NTG) não possuem nenhuma trava de fábrica. Para contornar esse problema, já é possível encontrar um sistema para travar a grade inferior, chamado de “travas antifurto” e pode ser encontrado pelo valor de R$ 180 em média.
A Scania explicou que tem ciência do problema do roubo dos faróis e declarou em nota:
A Engenharia da Scania trabalha incansavelmente na melhoria contínua de seus produtos, e está sempre em busca de soluções para os apontamentos de seus clientes. Este ponto está sendo tratado com prioridade para que seja apresentada uma solução aos clientes nos próximos meses”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A Scania sabe disso há anos e nunca fez nada e dúvido muito que vai fazer . A Volvo conseguiu contornar esse problema mas a Scania não fez e nem vai fazer .
A Scania nunca teve vontade de resolver esse problema de facilidade desses roubos de faróis porque ela tem lucros nas vendas pôr isso a Scania não vai resolver nunca enquanto isso a Volvo vai tendo vantagem e também em servo
Não sou cominhoneiro mais creio que disto e apenas para ferrar nosso amigos do estrada .
Logo todos os postos que iram comprar ou proibir que nossos amigos parem
para dormir nos mesmo.
Safadeza de nosso governo .
Concordo com o Edemilsom. A Scania mudou quase tudo em seu caminhão desde 2014. Mas um item importante como a trava da grade para evitar o roubo dos faróis isso eles não se preocuparam. Agora eles falar que estão incansávelmente trabalhando para resolver isso. Quanta hipocrisia.
A Scania faz sua parte como montadora usando a mais alta tecnologia.O que precisa fazer é mudar a lei e parar de proteger bandidos.Se um motorista matar um vagabundo deste,com certeza irão falar que ele é criminoso.
Tem que matar uma praga desta se for pega e inocentado o caminhoneiro.O cara trabalha movimentando o mercado financeiro do Brasil,Vive na estrada dia e noite, encosta para descansar e daí ser saqueado.Dai não dá né pessoal.Lei do descanso foi elaborada e aprovada pelos nossos representantes,daí tem que dar sim TOTAL segurança e pousada gratuita para os mesmo.Deveria sim ser de responsabilidade do proprietário do estabelecimento do município e estado a total responsabilidade de ressarcimento pelo dono.Imagina viajar o Brasil a fora e não poder dormir por ter que cuidar o próprio bem por causa dos vândalos.Ai sim é o fim da picada.
Tem que liberar arma para caminhoneiro para que possam matar esses bandidos que na maioria das vezes também são caminhoneiros e esses não merecem ficar vivos pois bandido bom é bandido morto.
Pessoal dos
Scania
Procura no canal charada truck
YouTube
Lá vcs acham as travas do servo
E também a da grade dos faróis
É só liberar o porte de armas para o cidadão de bem que diminui uns 90% os roubos. Por que só o bandido pode portar arma de fogo e o cidadão de bem não?
boa tarde o caminhao que trabalho foi roubado os farois na rodovia dos bandeirantes .parei no posto pra descansar e realmente nao percebi que estava sendo roubado…
A Scania diz que esta trabalhando incansavelmente para resolver??, porém desde 2014 até os dias de HG os engenheiros não conseguiram projetar duas travas, se eles fossem p estrada em uma semana saberiam desenvolver o sistema anti furto, afinal seria só ouvir os motoristas….. Simples assim,
Ótima reportagem.
Parabéns
Matéria exelente atual, parabéns Erico
Já tem no mercado até uma trava pro servo de embreagem dos Scania ,,,,,, fim do mundo
Pessoal procura
No YouTube o canal do charada truck
Lá VCS acham atrava antifurto da grade dos faróis e também a do servo
Porque não instalar sistema de alarme e tão fácil coloca alarme nas grave tentou abrir dispara em qualquer parte interna do caminhão pode colocar, não de presença de abertura