Roubo de peças de caminhões: posto pode ser responsabilizado?

Prática tem se tornado cada vez mais comum e faróis têm sido o alvo preferencial dos criminosos; entenda em quais casos o motorista pode ser ressarcido

patio com caminhoes estacionados
É comum caminhoneiros passarem a noite em pátios de postos (Foto: Shutterstock)
Por Érico Pimenta
Publicado em 17/03/2021 às 09h00
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41

Como parte da vida de caminhoneiro, é comum os motoristas ficarem semanas – em alguns casos até mesmo meses na estrada-, e para, isso ser possível, os motoristas acabam dormindo em pátios de postos de combustíveis.

Em alguns casos o motorista deve pagar para dormir ou deve abastecer o caminhão acima de uma litragem para poder fazer o seu pernoite. Em alguns casos, raros, o estacionamento é gratuito.

Pelo fato de os postos, em sua maioria, serem afastados das cidades, os caminhoneiros sofrem com o roubo de peças de caminhões: baterias, servo de embreagem, lona, e o mais comum, o roubo de faróis.

VEJA TAMBÉM:

Por uma questão de design, os caminhões da Scania são os favoritos dos bandidos. Isso acontece, pois desde a série 4 até a atual série, a NTG, os caminhões da marca têm a sua grade inferior de abertura sem nenhum tipo de trava, e, ao abrir essa grade que se torna uma plataforma, os ladrões têm fácil acesso aos parafusos para fazer a remoção do farol por completo – tornando fácil o roubo da peça do caminhão.

grade aberta do scania ngt
Scania NTG com a grade aberta

Parte desses roubos de peças de caminhões ocorre pelo alto valor dos faróis. O farol da série PGR (em produção até 2018) tem o valor de R$ 2.533,22 cada, como é anunciado na loja oficial da montadora Scania no site Mercado Livre.

Já a nova série de caminhões, chamada de NTG (lançada no Brasil em 2018) possui três diferentes tipos de faróis, chamados de H4, H7 e por fim H7 premium, esse com DLR integrado. Em nossas pesquisas, encontramos o farol H7 no valor de R$ 5.451,81  o par. Já o modelo H7 premium tem o valor de R$ 4.055,14 por unidade.

Posto pode ser responsabilizado?

Mas quando esse roubo de peça de caminhão ocorre no estacionamento ou pátio do posto, ele deve ser responsabilizado? De acordo com a advogada Daniella Avelar, o posto pode ser responsabilizado pelo furto quando há uma relação de consumo, ou seja, o caminhoneiro fez alguma compra ou pagou por um serviço, podendo ser o abastecimento do caminhão em si ou o pagamento para estacionar.

Toda vez que houver uma relação de consumo, o posto de combustível deverá ser responsabilizado por todo o dano que causar para os seus consumidores, sejam eles caminhoneiros ou não, exceto se o posto de combustível comprovar que não houve o dano alegado ou que o dano aconteceu por culpa exclusiva do consumidor ou de alguma outra pessoa”.

No caso dos caminhoneiros, poderá existir uma relação de consumo entre o posto de combustível e o caminhoneiro, independente se o estacionamento oferecido pelo posto for de forma gratuita,  por exemplo, se o caminhoneiro consumir no local serviços como banho, ducha ou comprar algum outro produto como óleo lubrificante,  a relação de consumo foi configurada”.

Existem exceções

Apesar da responsabilidade do posto, a advogada também alerta que cada caso deve ser bem avaliado e que existem exceções.

“Caso o caminhoneiro apenas estacione e faça o pernoite de forma gratuita e não faça o consumo de nenhum serviço do posto ou até mesmo o consumo de refeição no restaurante do posto, o posto fica isento da responsabilidade pelo dano causado”, explica.

Scania está ciente dos roubos

Como mencionado anteriormente, a grade inferior dos modelos da Scania (series PGR e NTG) não possuem nenhuma trava de fábrica. Para contornar esse problema,  já é possível encontrar um sistema para travar a grade inferior, chamado de “travas antifurto” e pode ser encontrado pelo valor de R$ 180 em média.

A Scania explicou que tem ciência do problema do roubo dos faróis e declarou em nota:

A Engenharia da Scania trabalha incansavelmente na melhoria contínua de seus produtos, e está sempre em busca de soluções para os apontamentos de seus clientes. Este ponto está sendo tratado com prioridade para que seja apresentada uma solução aos clientes nos próximos meses”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claudio Eduardo 24 de março de 2021

A Scania sabe disso há anos e nunca fez nada e dúvido muito que vai fazer . A Volvo conseguiu contornar esse problema mas a Scania não fez e nem vai fazer .

Avatar
Brivaldo 25 de março de 2021

A Scania nunca teve vontade de resolver esse problema de facilidade desses roubos de faróis porque ela tem lucros nas vendas pôr isso a Scania não vai resolver nunca enquanto isso a Volvo vai tendo vantagem e também em servo

Avatar
Gilberto 23 de março de 2021

Não sou cominhoneiro mais creio que disto e apenas para ferrar nosso amigos do estrada .
Logo todos os postos que iram comprar ou proibir que nossos amigos parem
para dormir nos mesmo.
Safadeza de nosso governo .

Avatar
Evandro Anselmini 20 de março de 2021

Concordo com o Edemilsom. A Scania mudou quase tudo em seu caminhão desde 2014. Mas um item importante como a trava da grade para evitar o roubo dos faróis isso eles não se preocuparam. Agora eles falar que estão incansávelmente trabalhando para resolver isso. Quanta hipocrisia.

Avatar
ISAAC BARBOSA DE MEDEIROS 23 de março de 2021

A Scania faz sua parte como montadora usando a mais alta tecnologia.O que precisa fazer é mudar a lei e parar de proteger bandidos.Se um motorista matar um vagabundo deste,com certeza irão falar que ele é criminoso.

Avatar
Everton Cardoso 19 de março de 2021

Tem que matar uma praga desta se for pega e inocentado o caminhoneiro.O cara trabalha movimentando o mercado financeiro do Brasil,Vive na estrada dia e noite, encosta para descansar e daí ser saqueado.Dai não dá né pessoal.Lei do descanso foi elaborada e aprovada pelos nossos representantes,daí tem que dar sim TOTAL segurança e pousada gratuita para os mesmo.Deveria sim ser de responsabilidade do proprietário do estabelecimento do município e estado a total responsabilidade de ressarcimento pelo dono.Imagina viajar o Brasil a fora e não poder dormir por ter que cuidar o próprio bem por causa dos vândalos.Ai sim é o fim da picada.

Avatar
Josemir 18 de março de 2021

Tem que liberar arma para caminhoneiro para que possam matar esses bandidos que na maioria das vezes também são caminhoneiros e esses não merecem ficar vivos pois bandido bom é bandido morto.

Avatar
Marcelo Lima dos Santos 18 de março de 2021

Pessoal dos
Scania
Procura no canal charada truck
YouTube
Lá vcs acham as travas do servo
E também a da grade dos faróis

Avatar
Comentarista 18 de março de 2021

É só liberar o porte de armas para o cidadão de bem que diminui uns 90% os roubos. Por que só o bandido pode portar arma de fogo e o cidadão de bem não?

Avatar
vagner magalhaes 18 de março de 2021

boa tarde o caminhao que trabalho foi roubado os farois na rodovia dos bandeirantes .parei no posto pra descansar e realmente nao percebi que estava sendo roubado…

Avatar
EDEMILSON SCHOLTZE 18 de março de 2021

A Scania diz que esta trabalhando incansavelmente para resolver??, porém desde 2014 até os dias de HG os engenheiros não conseguiram projetar duas travas, se eles fossem p estrada em uma semana saberiam desenvolver o sistema anti furto, afinal seria só ouvir os motoristas….. Simples assim,
Ótima reportagem.
Parabéns

Avatar
José Mariano 17 de março de 2021

Matéria exelente atual, parabéns Erico

Avatar
Rodrigo Volkmann Ultramari 17 de março de 2021

Já tem no mercado até uma trava pro servo de embreagem dos Scania ,,,,,, fim do mundo

Avatar
Marcelo Lima 18 de março de 2021

Pessoal procura
No YouTube o canal do charada truck
Lá VCS acham atrava antifurto da grade dos faróis e também a do servo

Avatar
Benedito martins 19 de março de 2021

Porque não instalar sistema de alarme e tão fácil coloca alarme nas grave tentou abrir dispara em qualquer parte interna do caminhão pode colocar, não de presença de abertura

Avatar
Deixe um comentário