​O dia em que mandei roubar um Monza

Vida de assessor de imprensa não é mole, e há mais de 40 anos, Chico Lelis precisou encomendar o "furto" do carro de sua frota

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Carro de frota pode ser uma dor de cabeça, quando o "colega" resolve a não devolver para a fabricante (Foto: Shutterstock )
Por Chico Lelis
Publicado em 09/11/2025 às 17h00

A história, verdadeira, que vou contar aqui mostra que, em qualquer profissão, sempre aparece algum personagem que, ao invés de honrar seu trabalho e de seus companheiros, é capaz de tirar vantagens usando sua condição profissional para obter benefícios com carros cedidos pelas fábricas para testes.

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Felizmente, o número de profissionais, se é que podem ser chamados assim, é insignificante, diante da quantidade de jornalistas que atuavam naqueles tempos em que comecei minha carreira na gerência de Imprensa da GM, onde estive por 18 anos.

Era outubro de 1983 e o meu diretor, Gilberto Barros, chamou​-me à sua sala para dar a primeira missão no departamento: recuperar o Monza, que um jornalista não devolvia, há quase um ano, sempre dizendo que o faria no dia seguinte. E não o devolvia.

Perguntei a ele, como deveria fazer aquilo. A resposta foi: faça o que for preciso. Tem carta branca. Traga o carro de volta.

Fui para minha sala e comecei a pensar em um plano para cumprir a missão. Pedi para o pessoal da frota, além das chaves​ reservas, os documentos originais, já que naquela época carros circulavam com cópias, autenticadas, da documentação. Depois fiz contato com o escritório regional pedindo que contratassem um motorista para “roubar” o carro, que todas as noites era estacionado, sempre no mesmo lugar, sob uma placa de “proibido”.

chevrolet monza classic 1986 com pintura bicolor
O Chevrolet Monza era um sucesso nos anos 1980, mas nem por isso poderia ficar de brinde para o jornalista folgado

Fui até a Delegacia de Polícia de São Caetano do Sul, SP, para pegar uma carta do titular autorizando o motorista, de quem eu já tinha o nome e CNH, a circular por ruas e estradas, em determinada data.

Enviei documentos para o escritório e, dois dias depois o “comodatário”, que assinara contrato se comprometendo a devolver o veículo em 15 dias, não o fizera por quase 365, me ligou.- Chicolelis​ (com forte sotaque), aconteceu algo muito desagradável, roubaram o carro, que​r que eu faça o B.O.?

Na maior cara de pau, eu já vira o carro na Oficina de Serviço disse, que não precisava, pois o pessoal do escritório regional tomaria as providências.

Ele, ainda mais “cara de pau”​ que eu, perguntou: “quando que você vai me mandar outro carro para teste?”

– Pode esperar, respondi, sem acrescentar o “sentado”.

Acho que ele se cansou de esperar, ​pois nunca mais recebeu carro da GM. Mas suas ações não se limitaram a este Monza. O sujeito pegava Galaxie, da Ford, e alugava para casamentos em sua cidade e região, ou ​trocava os pneus novos, por usados, assim como bancos, rádios e tudo ​com o que pudesse se beneficiar.

Esse personagem foi aquele que confundiu o David Niven, ator britânico, com o piloto Graham Hill, durante um GP de Fórmula 1, em Mônaco, bi-campeão da categoria (1962/1968) e único com a “Tríplice Coroa do Automobilismo” (GP de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans). Apesar de Marco Zamponi, o saudoso Zampa, tentado adverti-lo do engano.

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