[VÍDEO] Colocamos mais de 200 km/h na Audi RS6 Avant em São Paulo
Perua alemã de 630 cv é praticamente a única representante do segmento no Brasil e custa mais de R$ 1 milhão
Perua alemã de 630 cv é praticamente a única representante do segmento no Brasil e custa mais de R$ 1 milhão
O segmento de peruas simplesmente desapareceu no Brasil. Hoje existem apenas três modelos: Audi RS6 Avant, Porsche Panamera Sport Turismo Hybrid e sua irmã elétrica Taycan Sport Turismo.
A RS6 Avant é a mais purista do trio, com seu V8 biturbo 4.0 de 630 cv e 85 kgfm de torque. Força que é distribuída nas quatro rodas pelo sistema de tração Quattro e administrada por uma transmissão automática de oito marchas, com módulo elétrico de 48 volts.
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Tudo isso faz os 2.150 kg de seu corpinho largo se tornem irrelevantes. A perua acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e tem máxima (limitada eletronicamente) em 250 km/h, mas há duas configurações que elevam para até 305 km/h.
A última vez guiei uma RS6 Avant, foi em 2017 (ou 2018), na geração C7, que extraia 605 cv de seu V8. Agora chegou a vez de conferir a atual geração (C8).
E o melhor lugar para isso foi a pista. Testamos a perua no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. E é impressionante como esse carro se comporta na pista. A suspensão independente nas quatro rodas tem acerto firme que apoia a carroceria nas curvas.
O conjunto é complementado com as imensas rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 285/30. Estes calçados fazem com que a perua grude no asfalto como se estivesse antando sobre trilhos.
É impressionante como um carro com mais de 2 toneladas e quase 5 metros de comprimento não espalha nem mesmo nas curvas mais fechadas. Mas o grande barato dessa perua é quando se indireita a direção após o Contorno da Junção. Depois disso é firmar o volante e dar pé ao máximo.
Cruzamos a linha de chegada a 210 km/h. Ele chegou a quase 220 km/h quando a placa de 150 metros apareceu à minha direita. Os imensos freios 440 mm (frente) e 370 mm (traseira) cumpriram a função com assustadora precisão, a RS6 entrou no S suave como se passeasse na praia. Depois disso, repetiu seu balé furioso pelas curvas de Interlagos.
De volta aos boxes, me despedi da RS6 Avant, uma perua espetacular, sobrevivente de um processo de extinção comandado pelo levante dos utilitários-esportivos que dominaram o mercado. Salvem as peruas.
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