‘Solão’ de Munique: com direito a bolhas e insolação
Salão do Automóvel é cansativo, mas nunca fez o visitante caminhar quilômetros sob o sol para se decepcionar com a falta de novidades...
Salão do Automóvel é cansativo, mas nunca fez o visitante caminhar quilômetros sob o sol para se decepcionar com a falta de novidades...
Se salão do automóvel é uma canseira para ser visitado, o de Munique deste ano extrapolou e decepcionou. O chamado IAA (iniciais de exposição internacional do automóvel em alemão), deixou Frankfurt e se mudou de mala e cuia para Munique em 2021. Esta segunda edição, de 05 a 10 de setembro de 2023, ratificou a decadência destes eventos no mundo.
VEJA TAMBÉM:
Os três mais importantes internacionais eram o de Frankfurt (anos ímpares), Genebra (anual) e Paris (anos pares). Genebra foi cancelado. Fui ver o de Paris em 2022, mas não havia o que ver: a rigor, era uma exposição da Renault acompanhada de algumas chinesas, Jeep e Peugeot. Um fracasso. O de São Paulo, um dos maiores do mundo, está de portas fechadas desde 2018.
A ideia de levar o IAA Mobilidade de Frankfurt para Munique foi acompanhada de uma mudança conceitual ao dividir a mostra em dois locais: estandes espalhados pelas praças principais da cidade, mas mantendo também um pavilhão principal longe do centro. Neste, com entrada paga, uma concentração de dezenas de fornecedores de tecnologia, startups, acessórios e equipamentos. E também algumas montadoras, com destaque para o grupo VW, para a Renault e várias chinesas capitaneadas pela BYD. Que duplicaram sua presença: no pavilhão e no centro da cidade.
Não tem dúvida ter sido um evento mais “democrático”, pois os estandes erguidos no centro da cidade ofereciam acesso gratuito. Por outro lado, visitar todos eles exigia caminhar quilômetros em ruas e avenidas sob um sol inclemente. Conceito de mobilidade às avessas.
Com entrada grátis, as mostras espalhadas pelas praças garantiram presença maciça de visitantes, os milhares de turistas que sempre lotaram as ruas de Munique nesta época do ano. Já o pavilhão principal estava mais dedicado aos profissionais do setor, fornecedores, técnicos, engenheiros, comerciantes, marqueteiros e executivos.
A ideia de dividir o salão não chegou a ser um fiasco, mas foi quase, pela falta da maioria das marcas mais relevantes do mundo e de seus lançamentos.
Entre as que não deram as caras em Munique: GM, Honda, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Suzuki, Volvo, Fiat, Jeep, Citroen, Peugeot, KIA, Hyundai, Chrysler, Jaguar Land Rover, Aston Martin. A rigor, o IAA se caracterizou como uma vitrine da indústria germânica hospedando, ainda que a contragosto, uma avalanche de chinesas.
Marcou forte presença no pavilhão e no centro da cidade e sua grande atração foi o sucessor elétrico do Golf, seu eterno campeão de vendas, o ID GTI Concept. Que será comercializado no mercado brasileiro quando o conceito virar o modelo de produção.
O novo Passat segue por duas vertentes: o sedã será o elétrico ID-7. A perua segue a combustão, mas híbrida, numa belíssima carroceria.Show mesmo foi da sua até então bem comportada filial espanhola, a Seat. Cupra, que denominava seus modelos esportivos, virou marca e exibiu modelos de estilo do tipo “arrebatador”: o Tavascan e o Urban Rebel. O CEO do grupo anunciou, aliás, que a marca Cupra será uma substituta da Seat. Na linha Audi, destaque para o conceito Q6 e-tron. E outro na Porsche, o Mission X, inspirado nos antigos modelos da marca vitoriosos nas pistas.
Marcou presença em sua terra natal com um sedã conceito, o Neue Klasse, e os novos Série 5 e o i5. E, claro, novidades do Mini Cooper e Countryman.
Num caprichado e concorrido estande, exibiu com muita pompa o conceito do novo CLA. E, mais discretamente, o Vision One-Eleven. Versão moderna do famoso C-111 da década de 70.
Talvez por ter sido genuinamente alemã desde sua fundação no início do século passado e ter sido propriedade da GM por algumas décadas, a Opel foi a única marca da Stellantis a marcar presença em Munique, com três automóveis: um interessante conceito elétrico chamado “Experimental”, uma perua elétrica, a Astra Sports Tourer e um urbano, o Opel Corsa Electric.
Única francesa presente, fez questão de apresentar o Scenic E-Tech com todos os “efes” e “erres”, durante entrevista com a imprensa no pavilhão principal. A rigor, sob a nova carroceria, a mesma mecânica do Megane elétrico com 620 km de autonomia. E também o Rafale, um SUV cupê híbrido de 200 cv.
Munique sofreu um ataque de marcas chinesas e, delas, a BYD foi a que mais investiu ao montar grandes estandes no pavilhão principal e numa praça central, a Ludwigsplatz. Levou vários modelos elétricos para o mercado europeu, inclusive o Dolphin, o novo Seal “U”, o Atto3, Hang e Tang. E a Denza, sua marca premium, criada em parceria com a Mercedes, mas hoje sob o controle único da BYD. Entre outras chinesas, a MG, a Forthing (uma das 5 maiores do país), a Seres e a Avatr (assim mesmo, sem o terceiro “a”…). Esta, resultado de uma parceria entre duas chinesas gigantes: a de tecnologia Huawei e a CATL (maior fornecedora de baterias do mundo).
Presença discreta das norte-americanas Rimac, Livian, Ford e Tesla. E outras, como a Hyundai, pegando “carona” no espaço de fornecedores. Os organizadores anunciaram ao final um enorme sucesso do evento, que poderia ter recebido mais de 500 mil visitantes. Mas, como separar o joio do trigo? Como distinguir entre os milhares de turistas que por acaso passeavam pelas ruas de Munique e se depararam com os estandes, e os interessados especificamente no salão?
Não se divulgou também quantos visitantes pagaram ingresso no pavilhão principal da mostra, que poderia ser um bom indicativo do número de interessados no salão. Puxaram, é claro, para os pontos positivos mas se esqueceram de revelar que o balanço entre presenças e ausências de marcas relevantes e novidades apontou para um fracasso do IAA Mobilidade 2023.
Porém, a decadência destes salões não é uma exclusividade de Munique, mas tendência da maioria deles pelo mundo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Linda perua Opel. Estive a turismo em Munique e concordo com a estratégia adotada. Se aproveita muito e é democrático.