Salão de Xangai prova que xing-ling é passado

A maior mostra automotiva do planeta influencia na indústria do mundo todo, inclusive no Brasil; mostramos as novidades que vêm para nosso país

Salão de Xangai estande da leapmotor
O evento é grandioso no porte e na quantidade de carros (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
De Xangai, China
Publicado em 25/04/2025 às 14h00

O Salão do Automóvel de Xangai 2025 abriu suas portas no gigantesco complexo de exposições National Exhibition and Convention Center, com nada menos que 16 pavilhões e área total que corresponde a 50 campos de futebol. Com centenas de estandes e com expectativa de mais de 1 milhão de visitantes, a mostra é apenas mais uma das feiras automotivas chinesas.

A grande parte das marcas expostas são desconhecidas do público brasileiro. Mas engana-se quem acha que o carro chinês de hoje é igual ao automóvel que desembarcou no Brasil em meados dos anos 2000.

VEJA TAMBÉM:

O nível de qualidade e acabamento impressiona. O design também chama atenção e faz com que modelos tradicionais europeus, norte-americanos e japoneses pareçam defasados.

E nessa Babel gigantesca em forma de flor encontramos carros que são de interesse do consumidor brasileiro. Confira!

Leapmotor B10 e B01

O segundo produto da marca da Stellantis confirmado para o Brasil foi uma das atrações do Salão de Xangai. Com porte semelhante ao do Compass, o B10 é equipado com motor traseiro de 218 cv.

Outra novidade da marca é o B01, sedã com estilo cupê que foi a principal atração do estande. O modelo pode ser uma opção para o mercado brasileiro, uma vez que a Leapmotor confirmou quatro modelos até 2027.

Deste total, três são SUVs e um tinha a silhueta do sedã. Conta a favor do B01 o fato de ele utilizar a mesma base e conjunto motriz do B10.

GWM Poer diesel

Salão de Xangai GWM Poer diesel preto frente
O mercado de picapes é bem tradicionalista e a GWM quer chegar dançando conforme a música (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A principal novidade da GWM para o Brasil é a versão turbodiesel da picape Poer. A caminhonete média estreia ainda este ano no Brasil e é um dos produtos que serão fabricados em Iracemápolis (SP).

A Poer diesel será equipada com motor 2.4 desenvolvido pela própria GWM. Ela ainda terá opção híbrida plug-in, combinando motor a gasolina com unidade elétrica.

GWM Wey 07

Salão de Xangai GWM Wey 07 verde frente
O nome da divisão de luxo é uma homenagem ao fundador da GWM (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Depois da Haval, Tank e ratificar a chegada da Poer, a GWM também confirmou a chegada da divisão Wey. O SUV 07 será o modelo de estreia, com lançamento programado para agosto.

Sofisticado e futurista, o modelo conta com conjunto eletrificado e acabamento impecável. Destaque para a central multimídia com duas telas imensas, em que uma é dedicada para o passageiro.

Geome (Geely)

A Geely ocupou praticamente metade de um dos pavilhões do Salão de Xangai. Além de modelos já apresentados para o Brasil, como E5, a marca também levou sua divisão de compactos Geome.

O Geome Starwish é um compacto que poderá vir em breve para o Brasil. Ele irá concorrer com BYD Dolphin e GWM Ora 03.

Changan Hunter (Fiat Tiatano)

Salão de Xangai Changan Hunter vermehla frente
Modelo chinês antecipa como poderá ser a Ram 1200 argentina (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

A mãe da Fiat Titano, a Changan Hunter, acaba de ser atualizada para o mercado chinês. A picape recebeu cara nova, mas a principal novidade ficou por conta do interior.

Por dentro, a picape recebeu acabamento sofisticado, com direito a quatro de instrumentos flutuantes e integrado à central multimídia. Segundo Portal Autos Segredos, o interior deverá ser replicado na futura Ram 1200, que será fabricada em Córdoba (Argentina) junto com a Titano e Peugeot Landtrek.

Chevrolet Captiva

A nova geração do Chevrolet Captiva (100% elétrica) já foi anunciada pela filial brasileira. Mas o carro em si ainda não foi apresentado. No Salão de Xangai a Wuling apresentou o Starlight (ou Star Light), que nada mais é que a versão chinesa do SUV da GM.

O visual em nada remete à Captiva, mas o modelo chegará para ampliar a gama elétrica da Chevrolet, que já conta com Equinox EV e Blazer EV. O modelo deverá se posicionar na base família de SUVs elétricos.

Chery Tiggo 9

Outro modelo que ganhou destaque na mostra chinesa foi o Tiggo 9. O SUV já foi confirmado pela Caoa Chery e chegará em breve ao Brasil. Cotado para ser o topo de linha da marca, o SUV impressiona pelo porte e qualidade do acabamento.

BYD Dolphin

O BYD Dolphin estava num cantinho sem prestígio no estande da marca chinesa, ofuscado por modelos maiores e mais modernos. No entanto, trazia uma novidade que impactará no Brasil.

O modelo passou por um facelift e ganhou novos faróis, lanternas e para-choques. O interior também trouxe atualizações no painel. Assim, fica o alerta: quem for comprar um Dolphin (dos que estão estocados nos portos brasileiros) deve pedir um desconto, pois comprará um carro velho.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário