Salão de Xangai: carros com pelúcia, asas, biblioteca e games

Carros customizados com temas de games, voadores e peludos são algumas das curiosidades mais exóticas do Salão de Xangai

Salão de xangai capivaras de pelúcia em caçamba de picape Maxus (2)
No lugar de modelos ao lado dos carros, haviam capivaras de pelúcia (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
De Xangai, China
Publicado em 28/04/2025 às 10h00

O Salão do Automóvel de Xangai tem de tudo, inclusive carros. Robôs, veículos voadores e carros com revestimento em pelúcia e decoração inspirada em videogames fazem parte do visual da mostra chinesa.

Várias marcas expuseram em seus estandes carros fofinhos com pelúcias. E o objetivo era muito claro, atrair a atenção do exército de influenciadores locais.

VEJA TAMBÉM:

Na China, plataformas ocidentais de mídias sociais são bloqueadas. Isso faz parte do rígido controle do governo sobre o que chega para a população chinesa, numa tentativa de evitar aculturação, e claro, influências subversivas ao regime.

Mas plataformas locais como o TikTok bombam por aqui. E os chineses são ferrenhos produtores de conteúdo. Tudo é assunto para eles e os carros chamativos atraem também quem não é focado apenas em automóveis.

Salão de Xangai Wuling Hongguang Mini EV capivara
A Wuling, subsidiária da GM na China, vestiu seu Mini EV de capivara (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

E eles chamam atenção. A Wuling, marca associada à General Motors e que fabrica a versão chinesa do futuro Captiva, levou um carrinho fantasiado de capivara.

O roedor sul-americano virou mania na China. O que não faltam são pelúcias de capivaras nas lojinhas de fake market e até mesmo em shoppings.

BYD do “jogo do macaco”

Outra forma de atrair os criadores de conteúdos chineses são carros com temáticas inspiradas em games. Alguns estão apenas plotados com cores e elementos de algum jogo, mas há alguns muito caprichados.

É caso do BYD 06GT, um hatch esportivo que recebeu elementos decorativos inspirados no videogame Black Myth: Wukong, que aborda a mitologia chinesa.

O jogo do Rei Macaco foi lançado em 2024 para PC e PS5 e se tornou uma febre na China. O BYD recebeu além de pintura especial, diversos adereços como aerofólios e acabamentos super detalhados que remetem aos elementos do jogo.

Carros voadores no Salão de Xangai

Salão de Xangai conceito carro voador GAC
Nesse conceito da GAC o carro voador separou a parte carro da parte voadora (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Veículos com hélices também deram o ar da graça na China. E não são poucos. Marcas como a Geely e Chery levaram seus protótipos voadores.

Cada um aposta numa solução. O protótipo da Geely combina módulo terrestre com a unidade aérea. O conceito tem cockpit moderno, com projeção no para-brisas.

Só não deu para ver se ele voa de verdade. Ao lado dele, um veículo autônomo é uma espécie de sala de estar sobre rodas. Com livros e um globo terrestre no lugar do volante, ele parece um furgão, com teto elevado e poltronas que prometem muito conforto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário