‘Nova’ Saveiro é a maior mentira de 2023 e VW ganha Pinóquio de Ouro
Com tantas picapes modernas no mercado, VW deveria mandar a Saveiro para o museu. Mas foi para o show-room das concessionárias
Com tantas picapes modernas no mercado, VW deveria mandar a Saveiro para o museu. Mas foi para o show-room das concessionárias
Final de ano surgem os mais diversos prêmios do melhor disso e daquilo. O meu é para a maior mentira do ano, o Troféu Pinóquio de Ouro. Mas é tanta mentira neste setor dos automóveis que fica difícil decidir quem vai levar o troféu.
Neste ano, a Volkswagen facilitou as coisas com o lançamento do que ela chama de “nova” Saveiro. Verdadeira cara de pau de uma marca tão famosa e conceituada (será mesmo?) e que já produziu modelos modernos, marcantes, sucessos mundiais de mercado, apresentar uma picape incompatível com a modernidade do setor.
VEJA TAMBÉM:
Um verdadeiro vexame, pois não passa de um “face-lift”, um quebra-galho de estilo que se limitou ao capô, grade e parachoque do modelo antigo. Antigo mesmo, pois derivado da Saveiro que chegou em 2010.
Em resumo, ao invés de a Volkswagen reservar para a Saveiro um lugar de honra em seu museu, mandou-a para o show-room dos concessionários. Não é assim que atua em outros mercados. É bem verdade que a marca teve sua imagem arranhada com o Dieselgate que lhe rendeu um prejuízo de dezenas de bilhões de euros e diretor atrás das grades.
Mas é inquestionável a modernidade de seus modelos produzidos na Alemanha, Africa do Sul, e Estados Unidos, por exemplo. Entretanto, no Brasil ela se recusa a investir para acompanhar as tendencias mundiais do setor.
Prova disso? Braços cruzados enquanto a concorrência lançava um SUV atrás do outro. E a mesma postura agora mantendo picapes obsoletas como Saveiro e Amarok, enquanto nosso mercado recebeu uma enxurrada de novos modelos nos últimos meses.
Qualquer destes sete itens seria suficiente para atribuir o título “Pinóquio de Ouro 2023” à Saveiro (aliás, sete não é mesmo conta de mentiroso?).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Interessante é que, na maioria, quem compra a Saveiro (como outras) nem usa como picape. Talvez porque não seja mesmo uma picape. Boris, tô com você..
Boris … olha como a industria automotiva brasileira perde com sua “esperteza”. Um cliente me narrou que tem 3 filhos (duas moças e um rapaz). As duas estão na faculdade e o menino, se não me engano já estava fazendo cursinho para também ir pro superior. A menina, por gostar, queria por que queria um Renault Duster. O pai foi numa concessionária comprar uma … Chegando lá, viu o modelo top, e na configuração viu que a Duster só tem 2 airbags. O cara tem 3 filhos, mora num condominio na Castelo … Ou seja, dois airbags protegem as meninas e o menino ou a menina) que vai atrás tem proteção zero. Desmanchou o negócio. Comprou um Creta com 6 airbags. Um professor Pardal da Renault quis economizar e botou só 2 airbags num baita carrão, com motor de 170 cavalos. Caraca será que não tem um cara de produto na Renault para barrar essa economia porca? Quantos casos assim não acontece mo dia a dia?
Eu só não concordaria com o Boris se “a nova Saveiro” custasse bem menos que suas concorrentes.. Aí sim, enfiaria o rabo no meio das pernas, me conformaria com as limitações e compraria a minha … Agora os que aqui “insinuam uma defesa da nova picape” não falam em grana? Devem estar com a carteira cheia. Não dão bola pra tecnologia… acham que a Saveiro estão tão boa que merece até um “aumentozinho” … Caraca, vai entender.
Não concordo com este comentário, estas camionetes mais antigas aguentam muito mais que estas moderninhas cheias de eletrônica, que a qualquer fio rompido deixam o cara na mão, eu tenho uma “raiz” também, uma montana 2010, é pau para toda hora, custo de peças bem baixo, não dá problema, só manter oleo e água em dia e gasolina que vai em qualquer lugar. Essas moderninhas quero ver daqui 10 anos, estão todas sucateadas. Apenas acho que a VW deveria baixar o preço dela pois já se pagou a tempo os custos de ferramental para produzi-lá, mas estas que já estão se indo deixam muito SUV modinha no bolso em termos de durabilidade, custo e confiança.
Fico pensando no futuro dos carros usados no Brasil, será simplesmente bombástico com estes motores turbo 3 cilindros com correia banhada a óleo e os câmbios automáticos do tipo CVT, duas coisas que não aceitam desaforo, e desaforo é o que o brasileiro faz , já estou vendo o sortudo tendo que fazer motor e câmbio porque o primeiro dono não fez as revisões corretas. Na verdade nem fazendo as revisões corretas é garantia de que estes motores não venham a dar problemas.
Exatamente!
Pois não é a toa que a montadora estipula o prazo de garantia de por exemplo 3 anos… depois disso o risco é nosso!
Não vejo problemas em termos no mercado um ou outro modelo mais atrasado tecnologicamente. Muitas “porcarias” modernas são acrescentadas, as quais de pouca utilidade e que só servem para encarecer o produto. Além do mais, por ficarem um pouco mais acessíveis em termos de preço, é o carro que as pessoas conseguem comprar e, convenhamos, a Saveiro atende bem até como carro de passeio…
A Saveiro é um EXCELENTE carro, acabei de comprar uma modelo 2024. Comprei a primeira em 2010, a segunda em 2018 e agora a terceira. Não quebra, é boa de carga, boa de revenda, anda muito bem… É um carro sem frescura, feita para o trampo. Muita modernidade implica em problemas, como correia banhada a óleo, parte do motor em alumínio, turbo…tudo isso com custo de manutenção absurdo.
A Saveiro é a melhor picape compacta do mercado, e, justamente pq é simples e eficiente.
Eu não quero esse motorzinho 1.3 nem de graça.
Assino embaixo… prefiro mil vezes um motor 1.6 “antigo”, mas confiável, do que esses motorzinhos modernos vagabundos…
Mas e o preço? por esta versão simples, parruda e inquebrável teve um bom desconto para os clientes brasileiros?Olha, MAYA, creio que não .. Pq se o preço fosse em conta, proporcional a pouca tecnologia, o Boris nem faria esse comentário, concorda? Pra que … Ele diria, “Saveiro não inova em nada, mas tem o melhor preço do mercado, nenhuma outra montadora bate oi preço da nova Saveiro”… Isso que não entendo! Carro ruim, simplório pelo mesmo preço de outro com bastante tecnologia embutida … povo tá com grana!
Alê, concordo com vc, mas somente em relação ao preço; embora tenha aumentado muito pouco, em relação aos demais carros.
Mas, em qual época já vivemos, onde alguma coisa baixou de preço no Brasil? A busca absurda por maiores lucros e os IMPOSTOS absurdos cobrados, são desanimadores e forçam os preços sempre para cima. O maior inimigo do consumidor é a MÁQUINA. O sistema tributário brasileiro é imoral.
Não fale assim pois os fanboys da VW vão a loucura. Pior é os caras venderem um carro obsoleto a preço de ouro.
O magrão rebaixa e coloca rodas 17″ com pneu perfil baixo para pensar que está andando de Porsche, além de rechear a caçamba de alto-falantes para os outros escutarem “funk”. Não tá nem aí para plataforma, motor… rsrsrsr. Concordo com os colegas que, para trabalho, não pode ter frescura mesmo. Tem que ser simples e raiz.
É por ai mesmo: Raiz.
É uma falta de respeito da montadora. Mais eles lançam e tem comprador fazem pouco caso dos clientes eles sabem que é sub- mundo.
A comparação é com aqueles que estão no mercado e não sobre o veículo em questão. Todos se modernizaram e a saveiro é amaroque pararam no tempo exceto no quesito aumento de preço.
Comprei um carro deste em 2015 e na segunda revisão quase caí de costa com o valor da revisão em 2017. Vendi e comprei um carro Honda, acabamento em nível bem superior, mecânica idem e sem o reco reco de plástico rangindo, e pasmem as revisões mais baratas que o tal VW.
Proposta bem diferente, Parceiro. Eu tb tenho carro da Honda, por sinal, excelente, mas não deixo minha SAVEIRO por nada. É tão boa que acabei de comprar a terceira, já modelo 2024.
Estamos infelizmente na era dos motores que não permitem retífica e que pra pioras as coisas alguns deles tem a correia-dentada banhada a óleo. Assim tenho as seguintes considerações:
1. Motor ferveu tem o risco de perder o cabeçote e/ou o bloco de alumínio do motor por empenamento. Põe na conta do segundo dono ou terceiro que provavelmente não terá mais a garantia de fábrica. Pois o primeiro dono mal acabou a garantia se livra do b.o., e compra outro 0-km;
2. Na correia-dentada banhada a óleo não pode descuidar do óleo e nem muito menos do tipo de óleo, ou seja, especificação. O risco disso segundos alguns mecânicos é estragar a correia e ter problemas de lubrificação devido ao desfazimento da mesma, ela desmacha. Isso pode entupir o pescador de óleo e o motor bater, ou seja, fundir. Por que todo carro não vem com corrente de comando que é muito confiável? Veja Nissan, Honda e Toyota, a maioria dos carros deles usam corrente de comando e não correia-dentada.
Estamos desesperados com o futuro dos carros do Brasil… preços altos e desconfiança do consumidor quanto aos referidos riscos.
Excelente o seu comentário. Esses carrinhos modernos feitos de “papel”. Tenho Honda desde 2017 e Saveiro desde 2010, nunca foram numa oficina.
Muito obrigado!
Muita coisa é questão de gosto, eu mesmo comprei uma porque queria o câmbio manual e não queria o motorzinho turbo, e estou muito satisfeito, acho que no mínimo três anos essa Saveiro aguenta.
Simplicidade é economia!
Ainda a saveiro mudou motores e capô com o passar do tempo.
Em 2017 comprei a Montana que tinha o 1.4 desde sempre e zero mudança estética em mais de 5 anos .
Detalhe. No documento vem descrito “Nova Montana LS2”.
Não vejo razão para esse DRAMALHÃO MEXICANO. O carro é um UTILITÁRIO RAIZ e como tal não tem a necessidade de acompanhar as evoluções das SUVs MODORRENTAS NUTELLA de SHOPPING. Se a Volkswagen entendeu que ainda havia mercado para a sua picape jurássica parabéns para ela. E se ainda atende aos seus consumidores melhor ainda pois NÃO HÁ QUALQUER PROBLEMA NISSO. O que eu gostaria mesmo é que o Latin NCAP saísse da INATIVIDADE MÓRBIDA e fizesse um GRANDE TESTE com todas essas picapes médias, novas e antigas para ai sim termos mais fundamentos para julgá-las. Tenho certeza que tem muita picape moderna que se for testada no Latin NCAP vai ser uma completa decepção e ser REPROVADA COM LOUVOR. Assim como foram REPROVADAS as picapes médias estadunidenses testadas recentemente pelo IIHS incluindo ai a tão BADALADA e CARA Chevrolet Silverado.
Perfeito seu comentário. Quem dita se um carro é bom ou ruim, é o mercado. Consumidor não compra carro ruim.
Estou na terceira SAVEIRO. A VW só peca na entrega do carro: comprei uma Trandiline no dia 29 de agosto, e até hoje, 01/12/2023, ainda não recebi o carro pq a fábrica não tem como atender os pedidos. Merece uma ação de danos morais. Estou pensando seriamente nesta possibilidade.
Que frescura,trata se de um carro de trabalho não de luxo! O preço já é considerado autissimo pra grande parte da sociedade, pelo visto o escritor só entende de automóveis de classe média pra alta, como disse o brasileiro exige câmbio automático, fale por si pu pelos brasileiros que ele representa, visto que boa parte da população ainda não tem acesso a esses ” luxos”, rodando com carros populares ou com mais de 20 anos.
Concordo plenamente
Perfeito!
É um carro para trabalho que não aguenta o trabalho e esse é o grande problema dela.
A comparação é com aqueles que estão no mercado e não sobre o veículo em questão. Todos se modernizaram e a saveiro é amaroque pararam no tempo exceto no quesito aumento de preço.
Ok então compra um Jipe ou uma Rural ..se encaixa no seu pensamento, Vou pra Minas todos mês, Guaxupé, lá na minha rua tem um Sr com um Jeep Willys 59 … não vende por nada deste mundo. Ele anda pra cima e pra baixo. Dia deste passando em frente sua casa com meu cachorro, ele estava lavando o jipe azul … brincou comigo: só falta falar.. não quebra .. não tem buraco na roça que segura ele ..
Se você soubesse que o projeto desses carrinhos ” modernos” já dão bem ultrapassados não teria esse pensamento! No geral os carros vendidos no Brasil são antigos maquiados. Acredito que a Saveiro seja para o ” micro” empresário, produtor rural com carga leve, pessoa que não tenha condições nem necessidade de luxos desnecessários, pra quê câmbio automático em um carro de trabalho? Pra dar manutenção mais cara? Custar mais? Mas cada um tem seu bolso e opinião, se a Saveiro não está boa pra um cliente, tem a Montana, a Toro, a Strada, só escolher o que se adapta melhor, nem por isso preciso ir para uma Rural, Pampa, etc. É um modelo acessível e básico, porém novo.
Strada também é uma velha recauchutada, deveria ser vice campeã do prêmio
Onde cara pálida? A picape mudou totalmente, não tem nada da antiga e ainda está vindo com motor turbo