Saveiro x Strada: quando a veterana é melhor que a líder?
Fiat e Volkswagen atualizaram suas picapes leves Strada e Saveiro, que chegam com novidades nas linhas 2024, mas qual delas é a melhor escolha?
Fiat e Volkswagen atualizaram suas picapes leves Strada e Saveiro, que chegam com novidades nas linhas 2024, mas qual delas é a melhor escolha?
Pouco depois de a Fiat apresentar a linha 2024 da Strada, a Volkswagen atualizou a veterana Saveiro. As duas picapes trouxeram versões inéditas e novidades estéticas. A italiana apostou na inédita Ultra, que ganhou motor Turbo 200 1.0 de 130 cv. A unidade também passa a equipar a versão Ranch. Já a Volks lançou a Extreme, com pegada aventureira para substituir a Cross e assumir o topo da linha.
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Cada marca adotou uma estratégia diferente. A Fiat renovou completamente a Strada em 2020 e ela se tornou um fenômeno. Com isso, a ampliou o número de versões para manter seu desempenho. A picape foi líder geral de vendas em 2021 e 2022. Em 2023, a italiana fechou julho com quase 61 mil unidades emplacadas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Já a VW tem sido mais comedida. Sem conseguir brigar em pé de igualdade, ela preferiu enxugar a linha e apostar em versões mais cirúrgicas com foco em frotistas, empresas, mas sem deixar o consumidor final de fora. Satisfeita com seus 24,4 mil emplacamentos em 2023, ela preferiu gastar o mínimo para garantir a rentabilidade, mas sem querer brigar pela liderança.
A Fiat Strada chega em sua linha 2024 com oito versões e preços que variam de R$ 100.990 a R$ 135.990. Já a Volkswagen Saveiro chega em quatro versões e valores que variam de R$ 97.770 a R$ 114.580.
A picapinha italiana é oferecida com duas opções de motores enquanto a alemã conta apenas com um bloco no catálogo. A Fiat retirou de linha o antigo motor 1.4 de 88 cv e oferece a unidade Firefly 1.3 de 107 cv e 14,3 kgfm. Esse motor pode ser combinado com caixa manual de cinco marchas ou automática (do tipo CVT), com emulação para sete velocidades.
A Strada também passa a contar com a unidade Turbo 200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque (exclusivo nas versões Ranch, Ultra e Edizione 25), sempre acoplada à caixa automática.
Já a Saveiro é equipado com conhecido MSI 1.6 de 116 cv e 16,1 kgfm de torque. O bloco é associado à excelente caixa manual de cinco marchas da Volks.
Quando o assunto é carga, a Strada também leva a melhor que a Saveiro. A picape de Betim, na versão cabine simples (que ela chama de Plus), tem carga útil 720 kg e comporta 1.354 litros de volume. Boa parte de sua robustez está na suspensão traseira com feixes de mola, que suporta mais peso que as helicoidais.
Já a caminhonete da Anchieta tem carga útil declarada de 664 quilos e 1.024 litros (924 litros VDA) de volume. Ou seja, a italiana carrega mais peso e volume na caçamba. Por outro lado, a Saveiro tem rodar mais suave e oscila menos quando a caçamba está vazia, pois utiliza molas comuns (helicoidais) de duplo estágio e batentes hidráulicos.
Para transporte, as versões cabine dupla de Strada e Saveiro têm a mesma lotação. No entanto, a italiana pontua mais uma vez por oferecer carroceria com quatro portas e a alemã apenas duas portas.
Aliás, a Saveiro é a única picape cabine dupla com duas portas do mercado. Assim, o embarque e desembarque da Strada é mais prática e eficaz.
Se a escolha da picape for apenas para o uso pessoal, sem aplicação profissional, Saveiro e Strada têm seus predicados. Nesse caso, vamos descartar as opções para apenas dois passageiros e focar nas versões cabine dupla.
A Saveiro oferece duas opções: Robust CD e Extreme CD. A primeira é a picape cabine dupla mais barata do mercado, com preço sugerido de R$ 109.710. Seu pacote é bem simplificado, sem direito a para-choque pintado na cor da carroceria e as rodas são de aço. Seu pacote de conteúdos oferece o básico: direção hidráulica, vidros elétricos, ar-condicionado, sensor de ré, controles de tração e estabilidade, além de rack de teto.
Por R$ 114.580, o consumidor leva para a casa a versão Extreme, que incorpora multimídia (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré), volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, acabamento exclusivo santo-antônio integrado ao rack e capota marítima.
Já na Fiat, os preços iniciais são mais elevados. A versão Freedom CD tem direção elétrica, vidros elétricos, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, rodas em aço com calotas de 15 polegadas e capota marítima.
Num degrau acima, por R$ 114.990, a Volcano CD adiciona multimídia (com conexão sem fio para Android Auto e Apple Carplay), sensor de ré, santo-antônio e rodas de liga leve de 16 polegadas. Por R$ 6 mil a mais, o cliente pode levar Volcano com transmissão do tipo CVT.
No entanto, se consumidor fizer questão de mais torque esportividade, terá que desembolsar R$ 132.990 pelas versões Ranch e Ultra, equipadas com motor turbo. Por mais R$ 3 mil, pode levar para casa uma das 1.025 unidades da série comemorativa Edizione 25.
Valores referentes às seis primeiras revisões com intervalos de 12 meses ou 10 mil km (o que acontecer primeiro). Lembrando que o pacote da VW são de apenas cinco revisões. Confira!
Confira as médias de consumo de Saveiro e Strada, por tipo de motor e carroceria, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro:
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 9,3 km/l | 10,0 km/l |
Gasolina | 13,1 km/l | 14,2 km/l |
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,9 km/l | 10,0 km/l |
Gasolina | 12,5 km/l | 14,3 km/l |
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,3 km/l | 9,4 km/l |
Gasolina | 9,4 km/l | 13,2 km/l |
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 7,9 km/l | 9,1 km/l |
Gasolina | 11,5 km/l | 12,9 km/l |
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 7,8 km/l | 8,9 km/l |
Gasolina | 11,3 km/l | 12,6 km/l |
Num comparativo entre as duas únicas picapes leves do mercado, a Fiat Strada faz jus ao seu reinado. Ela supera a Saveiro em praticamente todos os quesitos. Tem melhores capacidades de carga e volume, motores mais eficientes, melhor plano de revisão e maior oferta de versões. E para não dizer que a Saveiro perdeu de zero, ela tem como única vantagem o preço mais acessível, tanto na versão de entrada, como na topo de linha.
Dessa forma, há muitas razões para optar pela Strada. No entanto, a Saveiro tem um argumento de venda forte que é fator preço. Além disso carrega na caçamba a boa fama de sua mecânica, que pode ser um fator de decisão diante dos modernos motores da italiana que ainda geram dúvidas nos consumidores mais ortodoxos.
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A Saveiro puxa mais carga com carretinha, tem mais força, porque o motorzão é 1.6 16v…
pra mim prefiro a Saveiro e canhão anda muinto tem mais força e mais esportiva.