Scania traz para o Brasil o 770 V8, o caminhão mais potente do mundo
Caminhão da marca sueca tem capacidade de tracionar 90 toneladas, valor maior do que é permitido pela legislação brasileira
Caminhão da marca sueca tem capacidade de tracionar 90 toneladas, valor maior do que é permitido pela legislação brasileira
A Scania apresentou a sua linha de caminhões Euro 6 para 2023. Além do retorno dos caminhões Super, a montadora traz, finalmente, para o Brasil a linha de motores V8, alinhada com a Europa. São duas opções de 16 litros com as potências de 660 cv e 770 cv.
O motor mais robusto equipa 770 S, o caminhão em produção mais potente do mundo. O bloco de 660 cv tem 3.300 Nm (336,5 kgfm) e o motor de 770 cv, o DC16 123 ,entrega 3.700 Nm (337,2 kgfm) de torque entre 1.000 e 1.450 rpm.
O Scania 770 é equipado com a caixa automática de 14 velocidades, novos eixos traseiros RB885 + R885 e capacidade de tracionar 90 toneladas. No entanto, vale lembrar que no Brasil o máximo permitido por lei são 74 toneladas.
VEJA TAMBÉM:
Em 2016, quando a Scania apresentou a nova geração de caminhões NTG, ela também revelou duas novas variantes de cabine/séries, sendo a série L, substituta da Low Entry Cab ofertada anteriormente para a série G. Também foi mostrada a nova variante série S, com piso 100% plano. Ou seja, não há ressaltos no assoalho, uma vez que toda a parte mecânica fica afastada da cabine, o que proporciona mais praticidade para se deslocar na boleia.
Além da cabine S, a Scania também oferta todo o “pacote” de opcionais do V8, incluindo bancos revestidos em couro, com logo do V8 e costura vermelha. Volante com base reta (com logo “dark” da Scania), luz de ambiente em tom vermelho, detalhes no painel seguindo a mesma tonalidade, além dos logos do V8 na lateral do caminhão, principalmente na “saia” lateral.
Já para o conforto do motorista, o seu banco é montado em uma base giratória, que torna o acesso mais fácil e confortável. O modelo também pode vir equipado com geladeira, cama superior ou armários extras.
De certa forma, se o amigo(a) leitor gosta de modelos exclusivos, o Scania 770 V8 é o seu caminhão. E a marca sabe disso. Para termos uma ideia melhor, em 2021, de acordo com os dados da Fenabrave, a Scania emplacou apenas 20 unidades do atual modelo, que conta com 620 cv. Desse total, 19 foram da série/cabine R e apenas uma unidade da série S.
Além do preço elevado que um caminhão V8 pode atingir, principalmente com todos os opcionais inclusos, o mercado brasileiro nunca foi muito receptivo para esses modelos da Scania. A montadora, nos anos 1990, interrompeu a venda dos V8. Na época, o 143 vinha equipado com motor de 450 cv.
Eles voltaram 2001 com a chegada do 164G. Esse caminhão recebeu motor de 480 cv. E para celebrar essa volta, foi criada uma série especial chamada Rei da Estrada, já que naquela época era o modelo mais potente disponível no mercado brasileiro.
Com isso, ver um 660 ou o próprio Scania 770 V8 pode ser algo difícil, mas quem sabe o modelo não emplaque mais unidades neste ano. Os pedidos poderão ser feitos, já na Fenatran 2022, que acontece dos dias 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Esse caminhão scania 770 v8 é dos mais top de linha eu gostaria de compra um para
trabalhar e viajar nas estradas do brasil e conhecer o mundo inteiro
Esse caminhão scania 770 v8 é dos mais top de linha desse eu gostaria de compra um para
trabalhar e viajar nas estradas do brasil e conhecer o mundo inteiro
Esse caminhão scania 770 v8 é dos mais top de linhadesse eu gostaria de compra um para eu trabalhar e viajar nas estradas do brasil e conhecer o mundo inteiro
Esse caminhão scania 770 v8 é dos mais top de linha que eu vi na minha vida desse eu gostaria de compra um para eu trabalhar e viajar nas estradas do brasil e conhecer o mundo inteiro
Esse caminhão scania 770 v8 é dos mais top de linha que eu já vi na minha vida desse eu gostaria de compra um para eu trabalhar e viajar nas estradas do brasil e conhecer o mundo inteiro
como compra fala com mico
Falam, fala de novo, elogia isso e aquilo, mais o que nós motorista gostamos de saber é quanto metros essa tranqueira faz por litro de diesel
Só assim podemos avaliar se realmente compensa comprar aqui no Brasil
Tranqueira
Vc deve tá louco né Matuto
Sabe de Nada Mané
Se você está tão preocupado em quanto o caminhão faz por litro é porque você não tem a tranqueira do dinheiro. Continue com o teu 1113.
Nas estradas da vida vai voar
Parabéns