Scania Chimera: ainda chama atenção após quase 10 anos
O Scania Chimera foi desenvolvido pela Svempas, empresa que hoje pertence à marca sueca e desenvolve projetos especiais
O Scania Chimera foi desenvolvido pela Svempas, empresa que hoje pertence à marca sueca e desenvolve projetos especiais
Se você conhece o nome Svempas, sabe que ele está atrelado uma seleção de caminhões únicos, como o Scania Longline ou o Scania R999 “Red Pearl”. Mas hoje vamos falar sobre o Scania Chimera, que foi apresentado ao mundo em 2014 e quase 10 anos depois, ainda chama bastante atenção.
VEJA TAMBÉM:
O nome Chimera vem da mitologia grega. É uma criatura com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de cobra. Ou seja, um monstro híbrido, mas também pode significar uma ideia irreal sobre algo ou uma esperança que provavelmente não será concretizada, e pensando nisso, o nome cabe bem ao modelo nos dois sentidos.
O Chimera tem como base o Scania série R, mas com cabine da série P. Entretanto, isso é uma vista superficial, já que o modelo nem mesmo usa um chassi de caminhão comum, mas sim uma estrutura tubular construída e projetada especialmente para o modelo.
Com isso a suspensão não vem de um pesado, mas semelhante às usadas em carros de competições. O conjunto foi construída pela ME Racing Service.
A cabine, que vem de um Scania série P, foi refeita e ganhou um desenho mais esportivo, sob cuidados da Laxa Special Vehicles, que também já trabalhou no R999 “Red Pearl”, e hoje uma empresa do grupo Scania.
O motor escolhido para equipar o modelo é um V8 com 6 turbos e 2.190 cv. Potência suficiente para fazer com que o caminhão acelere de 0 a 100 km/h em míseros 4.6 segundos.
Já a sua pintura, outro ponto que chama atenção do modelo. Ela foi feita pela Billackeringen i Mjölby, empresa sueca especializada em projetos especiais. A Billackeringen já cooperou com a Scania em vários projetos sob encomenda, entre eles o já citado aqui o R999. Por ser um projeto bem especial, nenhum detalhe de pintura da Chimera jamais foi revelado.
Ao todo, o Chimera levou 5 anos para ser projetado e construído. Jan Richter, um dos projetistas do modelo, comentou na época:
O Chimera preenche uma lacuna em nossa coleção, a de um caminhão com uma característica realmente futurística. Com seu motor atraentemente exposto e sua engenharia de design, ele eleva ao máximo o nível de styling. Mas ele também possui tecnologia de ponta, utilizando materiais de alto nível, e também já se encontra preparado para a futura tecnologia elétrica híbrida.”
Richter, ainda explica que houve uma mudança significativa durante a execução do projeto:
Anteriormente, tínhamos um olhar voltado para uma aparência com um toque retrô, mas agora mudamos para algo totalmente contemporâneo, em todos os sentidos. Tem também um estilo mais voltado para competições, com uma atitude mais ousada. Porém, continuamos a aderir cuidadosamente a uma linguagem de design com a assinatura Scania, embora levando-a uns bons passos mais adiante”
Curiosamente, ainda falando do design do modelo, o Chimera teve uma mudança. Quando apresentado, o modelo tinha os faróis vindo do ônibus Scania Onmlink. No entanto, pouco tempo depois, ele passou a usar faróis convencionais da série R.
A mudança não foi explicada, porém como o Chimera foi “lançado” em 2014 e, em 2016, a Scania apresentou a série L que usa os mesmo faróis, fica ai uma teoria que a mudança deve ter sido devido ao lançamento da série L.
Por ser um Truck show, ele sempre aparece em eventos pela Europa. E para isso, a Svempas até mesmo fez um segundo caminhão para rebocá-lo, chamado de Chimera Team, com direito uma pintura semelhante ao modelo.
Normalmente ele aparece nos “Truck Festival”, que são grandes encontro de caminhoneiros, sendo um dos mais famosos o Truck Star Festival. Mas o modelo às vezes participa de eventos menores e claros ações com clientes da montadora.
Em 2022, Svempas apresentou o FrostFire, que se trata de um Scania 770S V8 4×2 todo personalizado, com para-lamas frontais e traseiros totalmente personalizados. Logo depois, a Scania também anunciou que a aquisição da Svempas como sua marca, mas garantiu que a oficina de personalização ainda terá sua autonomia.
Após a compra, a Scania apresentou a primeira série limitada chamada Frost Edition. O caminhão é inspirado no FrostFire, e recebe tom azul, rodas pretas e assinaturas SVEMPAS.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |