Scania lança ‘carro popular’ dos pesados, os caminhões R 450 e R 540 Plus
Montadora volta a usar os motores de 450 cv e 540 cv na gama rodoviária para ofertar modelos mais baratos em relação a linha Super
Montadora volta a usar os motores de 450 cv e 540 cv na gama rodoviária para ofertar modelos mais baratos em relação a linha Super
Enquanto o governo federal e montadoras seguem discutindo o retorno do carro popular, no setor de transportes, a Scania resolveu “agir por conta própria” para driblar as baixas vendas de caminhões, devido aos altos preços, e aumentar a sua participação de mercado com a sua linha Euro 6. A montadora retornou com os motores de 450 e 540 cavalo para a gama rodoviária. Antes eles estavam restritos a linha XT, de aplicação severa,
Os motores retornam a linha rodoviária nos modelos R 450 Plus com 2.350 Nm de torque e as configurações de tração 4×2 e 6×2. O segundo pesado é o R 540 Plus com 2.700 Nm de torque e tração 6×4.
Além dos “novos motores” os modelos Plus passam já saem de fábrica com freio auxiliar Scania Retarder de 4.100Nm de potência de frenagem, caixa Scania Opticruise GRS905R e freio de exaustão.
O Scania R 450 Plus e o R 540 Plus também contarão com 3 pacotes de opcionais:
A Scania explica que a decisão de vender o seu “carro popular” dos caminhões atende a um pedido dos clientes por uma solução intermediária ao Super, com um custo de aquisição mais competitivo.
“Entendemos que havia uma oportunidade, escolhemos as recentes potências campeãs de vendas 450cv e 540cv e adicionamos pacotes completos de segurança e conforto. Cobriremos ainda mais demandas em diversos perfis de operações e de clientes”, explica Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.
As novidades chegam com um valor 6% a 7% mais barato que um modelo da linha SUPER, com isso é esperado que um R 450 Plus chegue com um valor aproximado de R$ 920 mil, conta os R$ 1.050 milhão do 460 R Super.
Com a mudança da legislação de emissões de Euro 5 para Euro 6, a Scania apresentou algumas novidades para os seus caminhões Euro 6, que começaram a ser vendidos a partir de 1º de janeiro de 2023.
A linha de motores, ficou:
Aqui, entra a linha Super, que também são motores de 13 litros, porém novos e otimizados e com mais tecnologia e com isso novas potências: 420, 460, 500 e 560 cavalos. No lançamento, foi mencionado que essa nova plataforma/trem de força consegue entregar até 8% de economia de combustível.
Sendo a assim, a diferença do Super para o Plus é que a Scania retorna com o motor de 450 e 540 cavalos e esses que não tem todo o desenvolvimento aplicado ao Super e nem as novas tecnologia, ou seja, daí se tira os 6% a 7% no valor final.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
se quisessem baixar ainda mais o preço , poderiam ter tirado o cambio autoamtizado e voltado com o manual .