Conheça o ‘Red Pearl’, o único Scania conversível do mundo com 1.000 cv
Construído em 2008 pelo famoso Sven-Erik ”Svempa” Bergendahl, caminhão personalizado carrega uma curiosa história
Construído em 2008 pelo famoso Sven-Erik ”Svempa” Bergendahl, caminhão personalizado carrega uma curiosa história
Se você é um apaixonado pela Scania ou conhece sua história, sabe que o nome Svempa está atrelado a caminhões limitados ou únicos, como o Red Pearl: um modelo conversível com mais de 1.000 cv de potência.
Tudo começou em 2004: os suecos apresentaram ao mercado europeu a sua nova gama de caminhões composta pelos modelos P, R e T (posteriormente a série G seria apresentada). A nova geração agradou o mercado, tanto que conquistou o International Truck Of The Year de 2005, prêmio de grande importância no segmento.
A série T, dos modelos bicudos, foi descontinuada em 2005 devido às baixas vendas globais do modelo, e a última geração nem mesmo chegou ao Brasil, um dos seus maiores mercados.
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Após o lançamento, as “mulas de testes” ou protótipos são sem dó ou piedade, destruídos e é aí que a história do Red Pearl começa, ele era uma das mulas de testes da série T que já tinham o seu fim definido: virar sucata.
Devido ao bom relacionamento entre Svempas e a Scania, uma das unidades foi salva e vendida para a oficina de personalização, dando início a um dos modelos mais icônicos, o Red Pearl.
A filosofia de Sven-Erik sempre foi de apresentar algo novo e diferente ao mundo, então, ao receber a mula de testes, que era equipada com motor V8 de 500 cavalos, começou a pensar no que poderia ser feito.
Junto com o seu projetista Jan Richter, Sven-Erik teve a ideia de fazer um “Open Top” ou conversível. Assim toda a sua equipe começou a trabalhar no caminhão, que passou por um jateamento para remover a tinta e revelar possíveis danos estruturais que o modelo de testes poderia ter.
Depois, o modelo foi levado até a Laxå Special Vehicles, empresa que faz parte do grupo Scania e atualmente é responsável pela construção das cabines “Crew-Cab”, da série L além dos chassis 8×4 da Scania. O modelo foi levado para Laxå antes do natal de 2005 e em 2006 retornou para a oficina do Svempa, a Svempas AB.
Com o retorno do caminhão à oficina, o projeto pode ser iniciado, e uma das modificações mais “pesadas” foi a retirada da cabine, para fazer o conversível. O para-brisa do modelo foi projetado do zero e conta com vidro reforçado.
O interior foi modificado usando como base da série T, porém recebeu partes em fibra de carbono, material que não era usado de forma tão comum como é hoje em dia. Ainda no piso da cabine, foi feito aberturas com tampas de acrílico no qual pode se ver parte do grande motor V8.
O chassi também foi todo retrabalhado e deixado de forma mais “clean”. Isso além da quinta roda, que foi removida pois não teria mais uso. A suspensão frontal foi adaptada de um ônibus com bolsas de ar, assim, o caminhão pode ser rebaixado de forma mais “segura”.
Curiosamente, o chassi recebeu duas capas laterais, atrás dos tanques, e nelas é possível ver dois tubos cromados: parece ser o sistema de escapamento do modelo, porém ele abaixo da cabine com saída direta das turbinas, fazendo que o som do grande motor V8 possa ser escutado até 1 quilômetro de distância.
O motor originalmente era um V8 de 16 litros e 500 cavalos, mas foi preparado para 1.000 cavalos e extraoficialmente é capaz de levar o Red Pearl de 0 a 100 km/h em 5 segundos. Atrelado ao motor, o modelo recebeu uma transmissão automática ALLISON.
Por fim, a pintura do modelo é a única modificação do caminhão que teve o seu preço revelado, cerca de 20 mil dólares. Além da cor e do grafismo, é possível ver o número 39, que é uma referência ao ano de nascimento de Sven-Erik “Svempa” Bergendahl – 1939 (atualmente com 82 anos).
Ao todo, o projeto levou cerca de 3 mil horas para ser concluído, e o Sven-Erik menciona que até mesmo chegou a dormir alguns dias na oficina, já que naquela época o Red Pearl era prioridade.
Ao longo dos anos, o modelo recebeu pequenas atualizações, entre elas, a grade, chassi, para-brisa e retrovisores receberam uma nova pintura em tom Black Piano. Um aerofólio também foi instalado na traseira do modelo.
Apesar de outros “show-trucks” fossem apresentados após o Red Pearl, o modelo é constantemente visto em feiras e exposições ao lado do Frost-Fire Chimera e se tornou um ícone, sendo um belo cartão de visitas da oficina Svempas.
Já em 29 de junho deste ano de 2021, a Scania anunciou que estava comprando o direito do nome Svempas. De acordo com a montadora, a longa relação entre as empresas s trouxe grandes frutos, como as diversas séries limitadas criadas pela Svempas para a Scania.
“Valorizamos muito o nome Svempas. A Scania, conforme comunicado anteriormente, entrou em uma grande transformação em ambos os produtos, de fóssil a eletrificado e renovável, e em nossas formas de trabalhar. Ter os direitos sobre o nome e, com isso, ser capaz de administrar a marca registrada exclusiva da Svempas junto com nossa própria marca forte, garante que essa cooperação se junte à nossa transformação ”, disse Anders Williamsson, gerente de Operações Industriais da Scania.
Ficha Técnica | Scania Red Pearl (R999 V8) |
---|---|
Base | Scania T500 V8 |
Motor | SCania DS16 EMS 16 Litros (15.6) V8 |
Potência | 1.000 cavalos |
Torque | 449 kgfm |
0-100 km/h | Em 5 segundos |
Velocidade máxima teórica | 210 Km/h |
Velocidade máxima real | 188 km/h |
Chassi | 4×2 |
Cabine | Cabine modelo T conversível. |
Valor | Sem preço |
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Boa tarde boris, posso fazer um rodízio no meu hb20 s?
Serve mais para exposição, não passando de um conceito, um Optimus prime hot Wheels.
Tem toda a razão! Estou brocha, inclusive!
Qual o carro semi-novo mais barato do mercado?
Típico veículo que não serve para nada!
Igual você,não serve pra nada kkkkk
Fabuloso…obra de arte.
Nota 10 amo